Você certamente trabalha muito, tem uma rotina desgastante e pouco tempo para cuidar do seu corpo e de sua saúde. Entretanto, preocupa-se com seu bem-estar e deseja construir hábitos saudáveis no dia a dia. Saiba que isso não é impossível, ainda que seu cotidiano seja atribulado.

No post de hoje, você descobrirá como ter hábitos mais saudáveis com dicas simples, mas que podem mudar sua vida. Vamos lá?

Crie um lembrete para se exercitar e criar hábitos saudáveis

Que tal criar uma espécie de “gatilho” para que se lembre de fazer exercícios? É simples: você pode começar as atividades após um compromisso fixo, como depois de passear com seu cão. Isso cria um estado psicológico em que você já sabe o que precisa fazer.

O mais importante é que você crie o hábito de ir sempre naquele dia e horário fazer sua corrida ou caminhada. Podem surgir imprevistos, mas procure manter essa rotina na sua semana.

Dê pequenos passos no início

Construir hábitos saudáveis é uma questão de disciplina e foco. Se você não está acostumado a fazer exercícios ou ainda precisa ajustar sua rotina, não tente fazer mais do que pode neste momento. Crie metas plausíveis, de acordo com seu corpo e suas condições atuais.

De nada adianta querer fazer exercícios por 2h diariamente se você só tem 30 minutos para isso, ou matricular-se na melhor academia da cidade, mas aparecer por lá apenas 2 vezes por mês. Cobrando-se demais será difícil atingir suas metas, a frustração vai chegar com tudo e a chance de desistir no meio do caminho é grande.

Organize um cronograma

É preciso ter organização e planejamento para criar hábitos saudáveis. Se a sua rotina é muito agitada, cheia de compromissos e viagens, que tal criar um cronograma dos seus objetivos? É claro que essas metas precisam ser viáveis, como já comentamos. Mas com pequenos passos por vez, organizados em um calendário, é possível que você consiga construir hábitos saudáveis antes do que imagina.

Um exemplo: em um papel sulfite, desenhe uma tabela com as próximas semanas e escreva em cada uma delas o que você gostaria de fazer: 150 minutos de caminhada semanais, diminuir os carboidratos das refeições, tomar mais água ou começar o pilates.

Faça um diagnóstico do que você acredita que deve melhorar neste momento, trace metas e organize-as! Assim fica bem mais fácil visualizar o que precisa fazer sem falta durante os meses.

Monte os cardápios da semana

Se você acredita que sua alimentação precisa mudar, mas não sabe por onde começar, monte cardápios de suas refeições para a semana. Na medida do possível, tente não se alimentar fora de casa todos os dias. Monte marmitinhas, com ingredientes variados e coloridos (verduras, legumes, frutas, cereais) e leve para o trabalho ou outros compromissos. Isso ajuda a evitar a impulsividade em comer processados, ultraprocessados e constrói hábitos saudáveis na sua rotina alimentar.

Adquira equipamentos para exercícios

Depois de algumas semanas seguindo seu ritmo de treinos, seria interessante adquirir alguns equipamentos para complementar as atividades. Comece com equipamentos básicos, apenas para que você pegue o jeito. Com o tempo e experiência é possível partir para algo mais intenso e de acordo com as suas novas necessidades.

Existe uma infinidade de equipamentos bons e simples para começar a praticar: extensor elástico, corda de pular, bola de pilates e roda de abdominal. Não se esqueça de acessórios de proteção também, como luvas, faixas e munhequeira.

Viu como não é tão difícil construir hábitos saudáveis? Organização, foco e muita persistência nas dicas acima farão toda a diferença!

E agora que você já sabe o que fazer, que tal conferir 5 dicas para praticar exercícios em qualquer lugar?