Afinal, pilates ajuda a emagrecer?

Mulher no Treino de Pilates

Você certamente já ouviu falar de vários benefícios para o corpo, mas será que pilates ajuda a emagrecer? É o que vamos responder no texto de hoje.

Mas antes de chegar ao “x” da questão, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica e compreender como ela consegue oferecer todos os benefícios que promete. Confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é pilates?

Pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates, que o fez por que na infância era um menino raquítico e com outros problemas de saúde que o impediram de ser uma criança ativa como os outros de sua idade.

Por isso, começou a desenvolver uma série de movimentos que utilizavam o próprio peso do corpo. A técnica usa movimentos precisos e suaves que ajudam a melhorar a postura, aumentam a flexibilidade, alongam e tonificam os músculos.

Não há a prioridade de um grupo muscular sobre o outro durante a sessão como acontece, por exemplo, na musculação. Assim, cria-se um equilíbrio em todo o corpo, outro ponto bastante trabalhado no pilates.

Como o método funciona?

Ao criar o método, Joseph Pilates elencou alguns princípios que deveriam ser seguidos para que os movimentos funcionassem de forma adequada e trouxessem os resultados esperados. Vejamos quais são eles:

1. Centro de Força

Também conhecido como Casa de Força (Power House, em inglês), visa o foco de todos os movimentos na musculatura responsável pelo nosso equilíbrio numa região chamada Core. Ela fica localizada na área entre o abdômen e a coluna lombar e é muito importante para o corpo como um todo.

2. Fluidez

Esse princípio visa o não desperdício de energia para realizar o movimento, ou seja, o esforço para fazê-lo deve ser compatível com a complexidade dele. Se esse esforço for muito grande, é possível que algo esteja errado.

Outro ponto é o fato de os movimentos não terem início ou fim. Assim, toda a etapa do movimento, seja ela concêntrica ou excêntrica, é aproveitada.

3. Respiração

Esse é um dos focos principais do pilates. A respiração precisa ser reeducada para acompanhar o movimento de forma sincronizada. Aqui, a inspiração deve ser algo natural, mas a expiração precisa ser forçada. Dessa forma, trabalha-se também os músculos abdominais e o diafragma.

4. Precisão

O mais importante aqui não é o tempo no qual você permanece em uma determinada posição ou quantas vezes você consegue fazer o movimento. O ponto principal é a qualidade dele, justamente para evitar gasto de energia desnecessário e também as compensações.

5. Controle

O controle é um dos objetivos do método. No momento em que você consegue controlar seus músculos para colocá-los na posição que desejar, torna o movimento mais harmônico. Além disso, ajuda a manter a postura e a correta execução do exercício.

6. Concentração

O pilates não trabalha apenas o corpo, mas também a mente. É necessário que o seu pensamento esteja voltado para aquele momento para garantir maior eficiência durante os movimentos.

Diferença entre pilates solo e em aparelhos

Depois de anos utilizando os movimentos para tratar diversos pacientes, Joseph e seu irmão criaram aparelhos para realizar outras ações. O uso deles também é indicado para iniciantes, já que consegue facilitá-los dependendo do exercício que se pretende executar.

Já no pilates solo, o paciente usa o peso do próprio corpo para realizar os movimentos e, por isso, o nível de dificuldade é um pouco maior. É necessário ter uma boa coordenação motora, equilíbrio e um core fortalecido.

Por que pilates ajuda a emagrecer

A prática do pilates ajuda a melhorar a postura. É possível reduzir alguns milímetros de abdômen apenas ajustando-a. Além disso, os movimentos realizados nas sessões de pilates ajudam a tonificar os músculos e acelerar o metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

Esse fortalecimento também deixa o corpo mais disposto a realizar outras atividades físicas, como musculação, corrida e artes marciais, já que reduz as chances de lesão articular e aumenta a amplitude de movimento.

Percebeu como o pilates ajuda a emagrecer? Conte para a gente o que mais você faz para perder peso e ter mais saúde nos comentários abaixo!

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up