Os exercícios físicos trazem vários benefícios à saúde, como o aumento da resistência e a melhora do sistema cardiovascular. Além do mais, eles são essenciais para quem quer ter um corpo esbelto e enxuto.

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, fica difícil ter tempo para ir à academia ou fazer atividades ao ar livre. Por isso, os treinamentos funcionais — que podem ser feitos em casa — possuem cada vez mais adeptos.

O treinamento funcional trabalha toda a musculatura corporal, trazendo força, equilíbrio, flexibilidade e melhora da postura, da coordenação motora e da capacidade cardiorrespiratória.

Com ajuda de um profissional de educação física e de equipamentos modernos, é possível ter resultados satisfatórios, tonificando os músculos e entrando em forma — tudo isso sem precisar sair do conforto do seu lar.

Ficou curioso e quer saber quais os equipamentos funcionais ideais para ter em casa? Então, continue lendo este post. A seguir, listamos os mais versáteis:

1. Kettlebell

Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça, muito utilizada em circuitos funcionais e com possibilidade de variação de exercícios. A eficiência desse equipamento se dá pelo trabalho de força, amplitude de movimento e agilidade. Auxilia nas articulações, promovendo força e flexibilidade, além de tonificar os músculos de maneira a evitar lesões.

2. Mini Ball

Como pode ser inflada e esvaziada, é prática e fácil de armazenar. Possibilitando uma infinidade de exercícios, ajuda no ganho de força, na resistência muscular e no equilíbrio. Trabalha os músculos adutores, peitorais e glúteos.

3. Mini band

É uma faixa elástica circular que, conforme as características e utilização, promove variação de intensidade. Favorece força e resistência, ativando adutores, glúteos e musculatura abdominal.

Também é utilizada em alongamentos e reabilitação. Pode ser uma excelente substituta de caneleiras e halteres, oferecendo melhores resultados e menores riscos de lesões por não ter impacto.

4. Escada funcional

Esse equipamento estimula agilidade, equilíbrio, potência e coordenação. O praticante realiza uma sequência de movimentos coordenados no menor tempo que conseguir, aumentando a dificuldade a cada passagem. Assim, trabalha membros superiores e inferiores, dependendo dos exercícios.

5. Corda de pular

De fácil transporte, a corda de pular cabe em qualquer bolsa. É excelente para a queima calórica, perda de peso, coordenação motora, equilíbrio e agilidade, eleva a capacidade cardiorrespiratória, além de exercitar os membros inferiores e o core, tonificando a musculatura.

6. Cinto de tração

Desenvolvido para pessoas que precisam de ganho de força muscular e resistência, o cinto de tração é um dispositivo que permite trabalhar arranque e explosão, sendo muito utilizado por atletas de futebol, vôlei e basquete. Também é usado em atividades de recuperação para melhorar o condicionamento físico.

7. Cone para treinamento

Os cones de treinamento permitem movimentos que propiciam a melhora na coordenação motora, agilidade, velocidade e força muscular. Podendo ser usados em diversas modalidades esportivas e em vários ambientes (como academia, parque, praia ou em casa), permite grande variação de exercícios como saltos, corridas e arranques.

8. Roda dupla

É uma evolução da roda de exercício que ajuda no fortalecimento do abdômen, braço, core e lombar. Além disso, a roda dupla permite a variação de atividades de flexão, costas e braços, utilizando ambos os lados ou somente um para obter melhores resultados.

9. Kit de agilidade

Geralmente, esse kit é composto por cones e bastões, formando barreiras. Pode ser usado para treinos de velocidade, agilidade, corrida e pliometria, fazendo movimentos para as laterais, para trás e para frente. Contribui para a melhora da resistência física, fortalecimento muscular, coordenação motora e fortalece os músculos.

10. Fita de suspensão

Podendo ser usada em academias, praia, parques ou em casa, a fita de suspensão é prática e desenvolve o equilíbrio, coordenação, flexibilidade, resistência e força. Trabalha toda a musculatura, com grande variedade de exercícios para membros superiores e inferiores.

11. Disco de equilíbrio

Também conhecido como balance disc, é um equipamento que serve tanto para treinamento funcional quanto para reabilitação. É utilizado para exercícios de agachamento e flexão de braço, no qual há uma potencialização dos movimentos com a instabilidade provocada, promovendo equilíbrio e consciência corporal.

12. Kit argolas

Ideal para formar circuitos funcionais, com foco em treinamentos de agilidade, velocidade e coordenação motora, proporcionam fortalecimento, resistência e tonificação muscular. Além de tudo, são leves e práticas de transportar e guardar.

13. Chapéu chinês

Também chamado de mini cone, é usado em exercícios de agilidade, explosão e arranque, visando maior desempenho e condicionamento físico. São versáteis e podem ser utilizados em várias modalidades e atividades.

14. Roda de exercícios

É uma roda para exercícios abdominais, podendo ser encaixada tanto nas mãos quanto nos pés, dependendo do grupo muscular a ser trabalhado. Mexe com toda a musculatura do abdômen, braços, lombar, costas, glúteos, quadris, pernas e ombros. Possibilita a queima calórica e definição dos músculos.

15. Bola feijão

Possui esse nome por conta do seu formato semelhante ao do feijão. Tem por objetivo auxiliar em diversas atividades de condicionamento físico, reabilitação e treinamento funcional, propiciando o aumento da força, equilíbrio e coordenação motora. Sua versatilidade de utilização e segurança faz com que seja ideal para todas as idades, desde crianças a idosos.

Os equipamentos funcionais são de fácil acesso, práticos e muito eficientes. Precisam de pouco espaço para a realização dos exercícios, possibilitando fazê-los em casa.

Apesar de não necessitar ir à academia para praticar o treinamento funcional, é indispensável contar com a supervisão de um educador físico, ou seja, de um personal trainer. Só assim, você garante um treino eficaz e com bons resultados.

Esse profissional vai orientar quais são os melhores exercícios e a maneira correta de fazê-los para que você alcance seus objetivos e evite possíveis lesões.

Fazer exercícios físicos regularmente traz mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Portanto, escolha os que mais agrada e não tenha desculpas para não praticá-los. Afinal, cuidar bem do nosso corpo assegura uma vida mais saudável!

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre equipamentos funcionais? Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail ou pelo WhatsApp: (51) 9 9946-1902.