Praticar exercícios físicos é muito importante para manter a saúde e o bem-estar. Entretanto, algumas pessoas esquecem que é preciso prestar atenção à postura adequada durante as práticas para não desenvolver lesões.

Se você não gosta de ficar parado, mas ainda não sabe qual é a postura correta para exercícios físicos, confira o post de hoje e tire todas as suas dúvidas!

Por que é importante ter uma postura correta?

Os exercícios físicos são ótimos para o corpo. Eles ajudam a desenvolver agilidade, flexibilidade e equilíbrio, além de fortalecer os músculos e auxiliar na perda de peso.

É por esse motivo que a postura correta é fundamental tanto para quem está começando quanto para os mais experientes. Caso contrário, esses benefícios podem se transformar em lesões muito dolorosas e difíceis de tratar.

Quais lesões podem ocorrer sem uma postura correta?

Existem lesões ligadas a fatores específicos de cada atleta que são chamadas intrínsecas. Estão relacionadas ao seu nível de condicionamento, disfunções musculares etc. Há também lesões extrínsecas, causadas por fatores externos e que não dependem da saúde do atleta, como equipamentos inadequados, condições climáticas e má postura.

A postura correta para exercícios físicos ajuda a evitar lesões nos músculos, articulações, tendões e ligamentos.

As mais comuns em quem pratica esportes ou atividades físicas são cãibras, estiramentos, contusões, luxações, tendinite e fraturas. Algumas provocam dor instantânea, que podem durar horas, outras exigem fisioterapia e até cirurgia. Por isso, certificar-se de que está fazendo as atividades na postura correta é essencial para evitar esses problemas.

Qual é a postura correta para exercícios físicos?

A prática de esportes exige um verdadeiro ritual para evitar lesões e contusões. Em primeiro lugar, é preciso alongar bem o corpo. Estique braços, pernas e estimule a circulação. Isso é importante para “acordar” seu corpo e auxilia na consciência corporal.

Comece desde o pescoço, vá até os ombros, braços, joelhos, pernas e pés. Estique a panturrilha, alongue as costas, os glúteos, os quadríceps e o bíceps. Não deixe nada de fora! Mas faça devagar e respeite seus limites, ok?

Depois do alongamento, seu corpo estará pronto para começar. Confira abaixo a postura correta para algumas modalidades de exercícios e evite lesões dolorosas!

Corrida e esteira

A primeira coisa que você deve saber é que correr segurando na esteira é um erro. Esse equipamento simula uma corrida ou caminhada na rua, sendo assim, é importante utilizá-lo da forma mais próxima da realidade.

A esteira vai exigir bastante equilíbrio, por isso, é comum ficar mais inclinado do que o normal. Entretanto, saiba que isso é um erro: a postura correta na esteira é coluna reta e pernas ligeiramente dobradas. Não estique o joelho por completo, porque o risco de lesão é bem alto. Nas passadas, que devem ser completas, sempre apoie primeiro o calcanhar e só depois a ponta do pé. Isso ajuda a distribuir o peso do corpo sem pesar nas articulações.

Musculação

É preciso estar atento às posturas durante a musculação para ter mais eficiência e menor risco de lesões. Ao puxar a barra, é preferível trazê-la para frente do corpo e nunca para trás. Mantenha a coluna ereta e o abdômen contraído para não sobrecarregar as costas.

No leg press, não coloque as mãos nos joelhos! Coloque-as nos apoiadores laterais para que a lombar fique encostada no assento e não venha para frente durante o movimento. No agachamento, mantenha os joelhos afastados, a coluna ereta e jamais olhe para baixo.

Bicicleta ergométrica

Na bicicleta ergométrica, é importante ajustar o banco de acordo com sua altura para não tensionar a coluna. Os pés devem estar nos pedais com correias e a coluna ereta, no caso das bicicletas verticais.

Regule o guidão de forma que você consiga pegá-lo com firmeza sem se inclinar para frente. Os cotovelos devem estar um pouco curvados e os joelhos dobrados, para que não seja necessário flexionar os pés nem esticar os dedos para alcançar o pedal.

Agora que você já sabe como é a postura correta para exercícios físicos, que tal conferir como ter bons resultados na academia?