Se você faz musculação, é bem provável que já chegou a pensar em como ter bons resultados na academia. Afinal de contas, você não quer utilizar um tempo precioso do seu dia em uma tarefa que não vai te trazer os resultados que espera.

Cuidar da saúde, física e mental, é muito importante, e a prática da atividades físicas consegue nos oferecer isso. Mas, para melhorar os resultados que você já vem observando, é preciso tomar alguns cuidados e fazer pequenas mudanças no seu dia a dia. Quer saber quais são? Então, continue com a leitura e descubra!

Não faça exercícios em jejum

Não é que isso seja terminantemente proibido. Até porque já existem alguns estudos que comprovam os benefícios dessa prática. Porém, isso só pode ser feito por pessoas que já praticam esportes há muito tempo e que possuam um acompanhamento profissional diário.

Se esse não é o seu caso, siga o conselho: nunca faça exercícios em jejum. O nosso corpo precisa de carboidratos para fabricar a energia necessária utilizada durante os exercícios e a sua falta pode fazer com que você se sinta fraco, tenha tonturas e possa até passar mal.

Quando você exercita o corpo sem as reservas energéticas necessárias, você faz com que o organismo “consuma” as proteínas como fonte energética, prejudicando a recuperação e o ganho de massa muscular.

Descanse bem

Se você está lendo este texto, provavelmente um dos seus objetivos seja a hipertrofia muscular. Para que as fibras musculares se recuperem e cresçam, é necessário que haja um descanso de pelo menos 24 horas entre os exercícios que trabalhem o mesmo grupo muscular. Portanto, se você treinou quadríceps hoje, amanhã deve treinar músculos dos membros superiores, ok?

Além disso, perder noites de sono também é um ponto a menos quando o assunto é academia. O ideal é ter uma rotina e dormir cerca de 8 horas todas as noites para que o corpo se recupere na sua totalidade.

Tenha uma boa alimentação

Há muitas pessoas que cumprem os exercícios de forma correta e não alcançam o seu objetivo, surgindo aquela cruel dúvida sobre como ter bons resultados na academia.

Pois saiba que a alimentação é fundamental nesse processo. Sem os nutrientes certos o seu corpo não conseguirá atingir suas metas.

As fibras são formadas por proteínas e, para que sejam utilizadas, as células musculares precisam da glicose encontrada nos carboidratos. Há toda uma engrenagem por trás disso, e uma peça que falta pode prejudicar todo o processo.

Uma correta proporção entre o consumo dos macronutrientes — como carboidratos, proteínas e gorduras — e dos micronutrientes — como vitaminas e minerais — será crucial para atingir os resultados esperados com o treinamento físico.

Para calcular a quantidade de ingestão diária dos macronutrientes, usa-se o que chamamos de DRIs (Dietary Reference Intakes) ou Ingestão Dietética de Referência. As DRIs são muito utilizadas para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis e praticantes de atividades físicas. Por meio de um plano alimentar adequado seu organismo responderá melhor a recuperação e reparação muscular, melhorando seus resultados.

Cuide das suas refeições

Tenha uma alimentação saudável e compatível com as suas necessidades. Por exemplo, a quantidade de proteínas que você consome todos os dias deve ser maior que a porção de pessoas que não praticam musculação. Mas lembre-se de que este consumo deve ser fracionado ao longo do dia e não somente em um período específico. É interessante que você planeje suas refeições, garantindo um consumo correto dos nutrientes ingeridos.

Utilize suplementos

Se você não tem tempo e tudo isso é um pouco demais, há a possibilidade de utilizar suplementos alimentares.

Existem os mais diversos no mercado, sendo que, para os praticantes de musculação, os proteicos são os mais indicados, especialmente as proteínas de alto valor biológico, como a Proteína do Soro do Leite (Whey Protein), a Proteína da Carne (Beef Protein) e a Proteína da Clara do Ovo (Albumina), cujo consumo pode variar de acordo com o seu treino e a sua dieta.

Se você é vegetariano ou vegano, não tem problema, hoje existem diversas opções de proteínas derivadas de origem vegetal, principalmente da ervilha, da soja e do arroz.

Treine todo o corpo

Você já deve ter observado na academia que muitas mulheres acabam treinando apenas os membros inferiores, não é mesmo? Isso é bastante comum, mas também é um erro, especialmente se você deseja emagrecimento e definição.

Trabalhar toda a musculatura é uma das formas de fazer com que o nosso corpo precise de mais energia para manter as suas funções, acelerando mais o metabolismo e o consumo energético. Por isso, peça para o instrutor montar um plano que contemple toda a musculatura de forma proporcional aos seus objetivos.

E não se preocupe com os excessos de músculos na região superior! Lembre-se de que os resultados estão diretamente relacionados ao tipo de treinamento que você executa. Se esse for um receio seu, comente com seu treinador que não pretende aumentar os músculos dessa região, apenas tonificar e definir.

Gostou das nossas dicas de como ter bons resultados na academia? Comente aqui no post o que você já faz para melhorar os seus!