Você já ouviu falar em plantas usadas para fins medicinais, certo? Pode ser aquele chazinho que sua vó fazia para curar a gripe, uma receita caseira para tosse ou até remédios desenvolvidos por indústrias farmacêuticas. O uso de plantas na busca pela saúde é uma prática antiga entre as pessoas em geral, isso inclui a maca peruana. 

maca peruana funcionaDentre estas plantas, algumas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, significando que mais pessoas estão utilizando-as. Com seu uso mais difundido, podem surgir diversas dúvidas quanto aos reais efeitos desses produtos.

Nos dias atuais, inúmeras plantas são colocadas no mercado prometendo ganhos expressivos de massa muscular, testosterona e saúde em geral. No entanto, muitas vezes esses efeitos não são reais e o consumidor fica só com a decepção depois de adquirir o produto.

Uma das plantas que está ganhando destaque é a maca peruana. Ela é vendida como um potente afrodisíaco que também te ajuda nos resultados de atividades físicas. Será que tudo isso é verdade ou ela é um desses produtos que estão aí para te enganar? Continue lendo para descobrir!

Como saber se os efeitos da maca peruana são reais?
A melhor maneira de se conhecer os efeitos reais de qualquer produto se faz através de estudos. Ou seja, artigos científicos, que mostrem um real efeito da possível substância a ser utilizada. Dessa forma diminuímos a chance de sermos enganados por falsas promessas.          

Após essa breve introdução vamos ao tema de hoje, a Maca, uma planta que tem sido amplamente divulgada quando se pensa em assuntos como musculação, energia, líbido, etc.

O que é a Maca Peruana?

o que é maca peruana

A planta Lepidium meyenii, mais conhecida como Maca, é uma planta Andina, mas também aparece nas regiões da Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina. Ela é encontrada em grande parte nos Andes, já que seu crescimento se dá em grandes altitudes. Ela é cultivada por populações locais há mais de 2 mil anos.

O que ela promete em geral?

Em pesquisas rápidas vemos a promessa de diversos efeitos, dentre eles estão:

  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Aumento da disposição;
  • Elevação da testosterona;
  • Outros. 

comprar maca peruana

Agora só falta descobrir se todos esses benefícios são reais, como você verá nos próximos tópicos.

Ganho de Massa Muscular e Maca Peruana

Um dos efeitos mais procurados por praticantes de atividade física é a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento do tecido muscular. Apesar de que em alguns estudos com ratos se viu um aumento nos níveis de testosterona, esse aumento não é notado quando as análises são feitas com humanos. Em virtude destes fatos, não se vê respaldo para o uso da Maca nessa questão.

Aumento do desejo sexual

Um efeito também bastante relevante na busca por plantas é o aumento da libido, ou desejo sexual. Nessa questão a Maca aparece com diversos estudos que dão uma grande credibilidade para os efeitos pertinentes à libido. Podemos começar citando uma revisão de mestrado que encontrou aumento do desejo sexual em ratos que fizeram uso da MACA.

Mas e em humanos, existe respaldo científico? Sim. Alguns outros estudos demonstraram um aumento de libido em humanos. Um estudo em humanos mostrou que, após 4 semanas de uso, 24,4% dos avaliados obtiveram aumento na libido.

É interessante perceber que quando esse prazo foi estendido para um período de 8 a 12 semanas, o número de indivíduos que relataram um aumento no desejo sexual subiu para 42%.

Em um outro artigo de revisão acerca dos efeitos da Maca no desejo sexual de humanos, notou-se efeitos positivos quando o uso desta planta ocorre por pelo menos 6 semanas. Ou seja, quando falamos de aumento de libido, a Maca pode sim auxiliar nessa questão.  Também é interessante ressaltar que, em todos os casos, não foram vistos efeitos adversos.

Ação Antioxidante

Sendo um efeito bastante procurado quando se visa a saúde, alimentos e compostos antioxidantes são de grande valia para se neutralizar os efeitos de moléculas oxidantes. Sabe-se que estas moléculas oxidantes atuam negativamente no organismo humano, gerando problemas cardiovasculares, envelhecimento da pele, câncer, dentro outros efeitos.

A partir deste conhecimento, foi avaliado em alguns artigos os possíveis efeitos antioxidantes da Maca. Em um dos estudos analisados uma amostra com a presença da Maca apresentou redução na formação de compostos oxidantes, além de neutralizar compostos dessa natureza.

Diminuição dos efeitos da menopausa

Por ser um período de amplas mudanças hormonais, compostos que auxiliem na redução dos efeitos colaterais relativos à essas variações hormonais são bastante interessantes para o público feminino. Em uma pesquisa feita com mulheres notou-se uma diminuição nos efeitos e sintomas gerados pela menopausa. Também foi visto um aumento nos níveis de FSH que estimula a produção de hormônios femininos, como é o caso do estrogênio, que tem sua produção reduzida após a menopausa.

No entanto, alguns outros artigos mostram que não há mudança na questão hormonal. Contudo, os efeitos psicológicos como a ansiedade e depressão, além da diminuição do desejo sexual, sofreram melhora significativa após o uso da Maca.

Aumento na contagem de espermas

Foi notado aumento significativo no número e motilidade dos espermatozoides de ratos e touros. Contudo, há falta de artigos que comprovem a eficácia em humanos.

A partir destes dados o que podemos perceber?

Em resumo, o uso da maca em doses de 1,5 a 3 g em adultos se mostra seguro e eficiente quando se busca um maior desejo sexual. Ela também aparece como uma alternativa interessante para a diminuição dos efeitos pós menopausa.

Para ganho de massa muscular nenhum artigo mostrou efeitos satisfatórios pertinentes à essa questão. É interessante perceber também que, apesar de levar à um possível aumento de libido em humanos, a utilização da Maca não altera níveis hormonais dos seus usuários.

Também é interessante lembrar que os efeitos na libido são dependentes do tempo de uso, ou seja, é a partir da 4 ª a 8ª semana que a ação referida é mais notada. Os demais efeitos carecem de maiores estudos em humanos.

comprar maca peruana

Referências

Avaliação da atividade antioxidante da Maca Peruana (Lepidium meyenni Walp) em óleo de soja por métodos Quimiométricos TCC – Daiane Ribeiro Soares.

MACA (Lepidium meyenii Walp), UNA REVISIÓN SOBRE SUS PROPIEDADES BIOLÓGICAS – Gustavo F. Gonzales, Leonidas Villaorduña, Manuel Gasco, Julio Rubio, Carla Gonzales.

Maca (L. meyenii) for improving sexual function: a systematic review – Shin BC, Lee MS, Yang EJ, Lim HS, Ernst E.

Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men – G. F. Gonzales, A. Co´rdova, K. Vega, A. Chung, A. Villena, C. Goñez and S. Castillo

Abordagem Farmacológica e Terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (Maca): Uma revisão de Literatura – Jonaina Costa de Oliveira. Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica.         

Nutricionista Pós Graduando em Bioquímica e fisiologia da nutrição
Contato: 51 9 9280-9135
Facebook: http://bit.ly/pietroblume
Instragram: http://bit.ly/pietroblumeig