Vai começar a malhar agora e está na dúvida entre escolher uma Academia ou Crossfit? Separamos algumas dicas para facilitar a sua decisão de acordo com os seus objetivos e sua personalidade.

Antes de tomar sua decisão, você precisa entender as diferenças entre Crossfit e Academia, além de suas vantagens e desvantagens. Vamos começar pelas definições de ambas, afinal, você sabe o que é Crossfit?

Crossfit é um treinamento funcional que antigamente só era praticado por policiais, militares e atletas. Visa o condicionamento físico e resistência. O emagrecimento e ganho de massa muscular não são o foco principal do Crossfit e sim uma consequência da prática.

É praticado dentro de um Box e é aí que surge a primeira diferença em relação à academia. Enquanto as academias estão lotadas de aparelhos para todos os tipos de exercícios, o Box de Crossfit tem muito espaço e poucos aparelhos. Isso porque no Crossfit o seu corpo é o seu principal instrumento de ginástica.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

A academia também ajuda a perder peso, se a ideia de ficar todo definido e com aparência musculosa é assustadora para você, seu professor poderá passar exercícios com peso ou aeróbicos com foco em perda de peso e pouco ganho de massa muscular.

Como é uma Aula de Crossfit?

As aulas de Crossfit têm duração de 45 minutos, em um mesmo treino você vai trabalhar todo o corpo. Os exercícios são feitos em equipes onde todos fazem o mesmo treino. Isso serve como incentivo, gerando senso de comunidade e união entre os praticantes.

Um dos objetos que raramente você irá encontrar dentro de um Box de Crossfit são os famosos espelhos, que ficam espalhados em praticamente todas as paredes da Academia. O foco total é feito no treino coletivo, com ajuda e cooperação de outros Crossfiteiros, não há tempo para olhar-se no espelho e nem a necessidade de acompanhar seu treino através dele.

Um dos fatores mais interessantes do Crossfit é que o praticante não repetirá os treinos na mesma semana. A rotina variada do Crossfit faz com que ela conquiste cada vez mais adeptos, já que a academia é muitas vezes desmotivadora com os treinos de repetições das mesmas séries todas as semanas.

Além disso, os treinos de Crossfit podem ser feitos de 3 a 5 vezes na semana. Em um só treino você será capaz de trabalhar todo o corpo com exercícios aeróbicos, levantamento de peso, ginástica e treino de core, um conjunto de 29 pares musculares que fornecem suporte à bacia, lombar e pelve. Seus benefícios são muitos, dentre eles a queima de calorias, ganho de aptidão física e mobilidade das articulações.

Treinos de Alta Intensidade são um problema para você?

Com a musculação feita na academia, você seguirá seu próprio ritmo, com pesos mais leves e fazendo as pausas que achar necessárias. Já o Crossfit exige do praticante uma série mais intensa de repetições em um curto espaço de tempo.

Como funciona um Treino de Academia?

A musculação é um treinamento de fortalecimento e resistência. É realizada, na maioria das vezes, com pesos que serão levantados ou puxados em séries. Cada treino trabalha um grupo muscular distinto. É por esse motivo que Bodybuilders costumam preferir a Academia à Crossfit.

O treino na Academia é recomendado para preparação física para prática de esportes e tem como objetivo o ganho de massa muscular, aumento da massa óssea e redução do nível de gordura no corpo.

Prefiro trabalhar em equipe ou me saio melhor sozinho?

Mesmo quando vamos à Academia com nossos amigos o treino em si é muito solitário. Diferente do que já falamos sobre o Crossfit.

Já parou para pensar se você prefere fazer seus exercícios sem distrações ou se você trabalha melhor em equipe? Dependendo da resposta para essa questão você terá uma das respostas chave para escolher entre Crossfit e Academia.

Como a Alimentação influencia nos resultados do Crossfit e Academia?

Independente da sua escolha, nunca se esqueça que a alimentação balanceada ajuda a atingir seus objetivos. Se a sua intenção for Ganho de Massa Muscular ou perda de peso procure a orientação profissional de um nutricionista ou médico. Somente eles poderão passar a recomendação necessária para o seu objetivo.

Não se esqueça que é muito importante fazer refeições pré e pós treino, para não passar mal durante ou depois dos exercícios.

Procure a opinião de quem já pratica

Que tal tirar suas dúvidas com um amigo que faz academia ou crossfit? Quem treina pode indicar qual a melhor prática, contar situações reais e até mesmo convidá-lo para uma aula experimental.

Não tenho tempo para fazer Academia nem Crossfit

Com a rotina do dia a dia, horários que não coincidem, trabalho, filhos e família, fica mesmo difícil arrumar tempo e disposição para frequentar treinos, seja na Academia ou no Crossfit. É por isso que a terceira alternativa é praticar exercícios em casa, seja acompanhando vídeos da internet ou até mesmo utilizando aplicativos que auxiliam nos treinos diários.

O recomendável é que antes de começar qualquer treino você tenha orientação profissional, dessa forma você saberá como fazer os exercícios corretamente. Você será o seu próprio treinador e comandará seus treinos conforme achar melhor, além de economizar dinheiro, poderá treinar com roupas mais confortáveis e  fazer sua própria setlist de músicas para malhar.

Não deixe de observar se está fazendo os exercícios corretamente. Tome cuidado ao fazer os exercícios para evitar lesões no corpo!

Algumas pessoas não se sentem confortáveis de malhar ao lado de outras que já estejam em forma. Na verdade, por mais irônico que pareça, esse é um dos grandes motivos para que os iniciantes na academia desistam de frequentar Academias ou treinos de Crossfit.

Agora que você conhece um pouco melhor das duas atividades, vai ficar muito mais fácil escolher entre Crossfit e Academia não é? Deixe aqui nos comentários qual você prefere!

Sou profissional de marketing digital, mas apaixonada por atividades físicas e artes marciais. Trabalho como diretora de marketing da Liga Nacional de Kung Fu (LNKF) e sou campeã paulista e brasileira de sanda na categoria intermediário 65kg.