Nos últimos anos, com o aumento das taxas de obesidade no Brasil, muitas pessoas passaram a considerar mudanças de costumes e alterações na rotina. Uma das principais transformações diz respeito aos hábitos alimentares.

A preocupação com a alimentação, no entanto, vem sempre recheada de diversas dúvidas. Sem saber ao certo como agir, algumas pessoas não sabem por onde começar e o que devem ou não fazer.

Está considerando melhorar o modo como se alimenta e buscando mais energia e saúde para a sua vida? Confira as nossas dicas de alimentação saudável!

1. Não fique sem comer

Esse é um erro cometido por grande parte daqueles que buscam mudanças na alimentação ou estão fazendo alguma dieta. Pular refeições ou fazer jejuns muito longos nunca é uma boa ideia.

Além de desregular completamente o metabolismo, aumentando o armazenamento corporal de gorduras e causando o temido efeito sanfona, essa prática traz malefícios à saúde, como alterações nos níveis de glicose e o aumento das taxas de colesterol.

2. Planeje as suas refeições

Uma das melhores dicas de alimentação saudável é o planejamento consciente de refeições. Imagine a seguinte situação: você chegou cansado do trabalho e não há nada pronto em sua casa. Em um cenário como esse, o primeiro pensamento é comer algo industrializado e de preparo rápido, certo?

Por isso, o ideal é que as principais refeições da semana sejam preparadas com antecedência, de acordo com as necessidades de sua rotina. Tire um dia, como o domingo, para preparar marmitas e congelá-las. Existem várias dicas, na internet, de como fazer essa preparação.

3. Inclua alimentos integrais na alimentação

O consumo de alimentos integrais tem vários benefícios: diminui as taxas de colesterol, facilita o funcionamento intestinal, aumenta a sensação de saciedade e reduz os riscos do desenvolvimento de diabetes.

Isso acontece porque, ao contrário dos alimentos refinados, os integrais são minimamente processados, preservando a maior parte dos nutrientes. Além disso, possuem baixo índice glicêmico e altíssima taxa de fibras.

4. Mantenha o seu prato bem colorido

Você deve lembrar-se das broncas dadas pelos seus pais, quando imploravam para você comer frutas, legumes e verduras. Eles faziam isso por uma razão: comer tais alimentos faz muito bem para a saúde.

Segundo profissionais da área, como médicos e nutricionistas, são recomendadas entre três a cinco porções diárias de frutas e hortaliças. Não deixe também de consumir proteínas de boa qualidade, sejam elas de origem vegetal ou animal.

5. Consulte as vantagens de consumir suplementos alimentares

Os suplementos são cercados de mitos e de dúvidas. Algumas pessoas acreditam que eles são utilizados apenas por aqueles que não tem uma alimentação saudável.

Felizmente, isso não passa de um mito. A suplementação é indicada para diversos casos diferentes, até mesmo para aqueles que se alimentam equilibradamente. Converse com o seu nutricionista sobre a utilização desses produtos e dê um “up” na saúde!

E aí, o que está esperando para começar a seguir nossas dicas de alimentação saudável e obter todos os benefícios que os alimentos trazem para a saúde e para a qualidade de vida? Não perca tempo e comece ainda hoje!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica ótima que não foi mencionada no texto? Conte para a gente nos comentários!