Praticar esportes é uma excelente forma de se manter bem-disposto. Mas aliar a rotina de atividades físicas com o cotidiano corrido e desgastante nem sempre é simples, não é mesmo?

Uma pesquisa recente mostrou que 100 milhões de jovens e adultos brasileiros alegam que a falta de tempo é o principal motivo que os levam a não praticar nenhuma atividade física. Mas alguns hábitos simples e práticos podem mudar essa realidade.

Confira no post de hoje 5 dicas de organização e veja como aproveitar melhor sua semana para ser mais saudável e sair do sedentarismo.

Dicas de organização da rotina

1. Defina prioridades

Muitas vezes assumimos compromissos demais e perdemos o controle de nossa agenda. Portanto, ao incluir as atividades físicas no seu cotidiano, é importante ter em mente que será necessário definir prioridades. Se você está muito atarefado, analise como redefinir seus horários e se essas tarefas são realmente muito importantes e precisam ser feitas naquele momento.

Quando diferenciar o que é urgente do que é importante, será mais fácil encaixar outras atividades mais prazerosas na sua rotina sem deixar de fazer o que precisa no tempo certo.

2. Deixe uma mochila sempre pronta

Uma boa estratégia para ter mais tempo de ir à academia, é deixar a mochila pronta um dia antes. Isso ajuda a poupar tempo para separar roupas, calçados e os equipamentos necessários para os treinos.

Se você tem um armário no trabalho/escola/faculdade, também pode deixar uma mochila ou necessaire com alguns acessórios, como toalha, desodorante, meias etc.

3. Pratique exercícios próximos de casa ou do trabalho

Quem mora em grandes cidades sabe que uma parte considerável do tempo é perdida no congestionamento e no trajeto de um lugar para outro.

Se você quer otimizar sua rotina para fazer exercícios físicos, opte por locais próximos de seu trabalho/escola/faculdade ou de sua casa. Dessa forma, você evita o estresse rotineiro no trânsito e o risco de desanimar por conta do deslocamento cansativo até o treino.

4. Faça um cronograma

Uma das principais dicas de organização é montar um cronograma de suas atividades. Depois de definir as prioridades, prazos e compromissos, é preciso colocá-los em uma planilha ou tabela para que você saiba exatamente tudo o que precisa ser feito.

Existem inúmeras formas de montar um cronograma, mas o mais importante é que você procure encaixar em sua semana algumas horas para as atividades físicas. Pode ser antes ou depois do trabalho/escola/faculdade, algumas horas no final de semana e até mesmo em algum momento em casa, onde você pode realizar alongamentos e atividades mais leves.

5. Comece devagar

O segredo da construção de qualquer hábito é ir devagar e respeitar seu corpo. Você pode começar, por exemplo, fazendo caminhadas ou corridas por meia hora todos os dias ou em alguns dias da semana.

Aumente o número de horas e a intensidade dos exercícios aos poucos, pesquise bem as academias ou esportes que têm interesse e inclua essas práticas de forma consciente e viável no seu cotidiano. Isso evita que você desanime com o tempo e ajuda a criar um hábito que logo estará alinhado à sua rotina.

Benefícios das atividades físicas

A prática regular de atividades físicas podem trazer diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Elas ajudam na regulação do peso e da gordura corporal, ajudam a diminuir os níveis de colesterol e glicose no sangue e melhoram o humor.

E praticar esportes não é uma vantagem somente para o corpo. A mente também pode ser muito beneficiada, já que as atividades físicas ajudam a combater a depressão, a ansiedade e o estresse.

Agora você já sabe que é possível encaixar algumas horas de exercícios físicos em sua rotina sem prejudicar as demais tarefas profissionais e pessoais. Lembre-se de que não existem fórmulas mágicas. Basta ser organizado, ter disciplina e saber definir prioridades.

O que você achou dessas dicas de organização do tempo? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas impressões!