Como fazer um treino eficiente na praia?

mulher correndo na praia

Fazer exercícios físicos durante o verão pode ser uma ótima oportunidade para cuidar do corpo. E que tal fazer isso na praia? Lá é possível realizar um treino completo e eficiente, semelhante ao que você está acostumado a praticar na academia.

Quer saber mais sobre o treino na praia? Então continue a leitura deste post e saiba como aproveitar para se manter em forma durante o verão com exercícios muito eficazes. Vamos lá?

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Benefícios do treino na praia

Exercitar-se na praia pode ser uma novidade interessante e gerar boas surpresas. Confira a seguir alguns dos benefícios do treino na praia.

Menor impacto nos joelhos

A areia da praia é um ótimo amortecedor, principalmente para práticas de alto impacto. Por isso, praticar esportes e atividades físicas na praia trabalha os músculos sem grandes riscos de lesões por impacto. Seus joelhos agradecem!

Queima de calorias

Fazer um treino na praia vai exigir mais do seu corpo. As condições desse local, como o vento e o terreno, aumentam a dificuldade e exigem um esforço maior. Isso é ótimo para melhorar ainda mais o condicionamento físico, queimar mais calorias e fortalecer os músculos.

Treinos de resistência

Por conta das condições do cenário, é possível montar treinos específicos para aumentar a resistência do corpo com foco no volume de treinamento. Portanto, você pode optar por exercícios de fortalecimento das pernas e jumping.

A praia permite ainda que você abuse da criatividade e monte treinos utilizando equipamentos fáceis de transportar. Algumas opções são cones de agilidade, escadas de circuito e elásticos extensores. Esses equipamentos ocupam pouco espaço e são excelentes para treinos funcionais.

Mergulho no pós-treino

Que tal um mergulho refrescante no mar depois de um treino intenso na areia? Na praia, é possível relaxar os músculos e recarregar as energias com um breve mergulho no mar, além de aproveitar a paisagem incrível da natureza. Poucas coisas na vida são melhores do que isso, certo?

Exercícios para fazer na praia

Agora que você já conhece os benefícios de fazer um treino na praia, confira algumas sugestões de atividades para manter a forma em pleno verão.

Corrida

Como você já sabe, correr na praia é excelente para evitar impactos nas articulações, já que a areia fofa é um ótimo amortecedor. Além disso, o foco não é apenas a velocidade, pelo contrário, correr sobre a areia permite que você se concentre no volume do treino e trabalhe os grupos musculares com mais afinco.

Lembre-se de que nem sempre é uma boa ideia correr descalço. Mesmo com o baixo impacto, o uso de tênis específicos para praia (semelhantes a sapatilhas) é recomendado, porque na areia as passadas tendem a se concentrar na ponta dos pés.

Flexão

Existem diversos tipos de flexões para um treino na praia. Você pode começar com a mais clássica, com as mãos e os pés apoiados no solo. Eleve o corpo com o apoio das mãos e com os braços bem esticados, movendo o corpo para cima e para baixo.

Você também pode inverter essa posição, elevando o corpo com os pés apoiando as mãos em algum suporte.

Agachamento

Os agachamentos são simples, eficazes e ajudam a fortalecer as pernas. Estique os braços para frente e faça o agachamento, tomando cuidado para não forçar demais os joelhos. O quadril deve ir pra trás e as pernas não podem sair da posição.

Faça várias séries de 25 segundos intercalando com outros exercícios e lembre-se de sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

Afundo

Semelhante ao agachamento, o afundo consiste em dar um passo à frente, descer o quadril, flexionar o joelho e voltar à posição inicial. Você deve repetir esse movimento com cada perna, alternando as séries com outras posições funcionais.

É sempre importante lembrar que exercícios na praia exigem um cuidado especial por causa do sol e da desidratação. Portanto, não deixe de passar protetor solar, usar um boné e tomar bastante água ou isotônicos.

Agora você já sabe que é possível manter a rotina de exercícios no verão com um treino na praia. Então, que tal conferir 5 exercícios incríveis para definir o abdômen e dar um upgrade no seu projeto verão?

Go up