Com a aproximação do verão, é normal ver uma grande quantidade de pessoas buscando emagrecer. O problema é que nem todas estão dispostas a fazer isso de maneira correta e acabam buscando por soluções milagrosas.

Pensando nisso, este artigo tem como objetivo fornecer diversas orientações para que você aprenda, de uma vez por todas, como perder peso de forma contínua e equilibrada. Quer se livrar das gordurinhas indesejadas e emagrecer com saúde? Confira as nossas 5 dicas e transforme o seu corpo sem sacrifícios!

1. Mude seus hábitos alimentares

Apostar em uma reeducação alimentar é uma das dicas mais valiosas para quem procura emagrecer com saúde. Por isso, o primeiro passo em seu processo de perda de peso é investir em uma alimentação saudável, que equilibre nutrientes e variedade de alimentos.

Somente adicionar frutas, legumes e verduras no cardápio não é o suficiente. Você também precisa cuidar da frequência da alimentação e da quantidade de alimentos. Para emagrecer, o ideal é fazer três refeições principais e dois pequenos lanches ao longo do dia. Isso vai contribuir para o bom funcionamento do seu metabolismo e diminuir a fome fora de hora.

2. Acerte na escolha dos alimentos

Alguns alimentos são importantes aliados em uma dieta de emagrecimento. Por isso, quando for se alimentar, opte por alimentos que tragam algum benefício para o seu processo de perda de peso.

Alimentos como hibisco, lichia e amora estimulam a queima da gordura corporal. Além disso, comidas ricas em ômega 3 (salmão, atum e castanhas) ajudam a desinchar e têm ação anti-inflamatória. Aposte também no café, gengibre e canela, pois são alimentos termogênicos e aceleram o metabolismo.

Outra dica de ouro é investir em alimentos ricos em fibra, que aumentam a saciedade e evitam a fome frequente. São eles: cereais, leguminosas e sementes.

3. Evite as dietas malucas

Dietas milagrosas podem até trazer um resultado rápido e imediato, mas a sua ação é apenas em curto prazo, pois a maioria das pessoas não consegue manter o peso. Devido às restrições alimentares radicais, as consequências em longo prazo envolvem falta de nutrientes, baixa na imunidade, entre outros.  

Se o seu objetivo é emagrecer com saúde, a melhor opção é contar com a ajuda de um nutricionista, que vai desenvolver uma dieta específica para os seus objetivos e perfil corporal.

Por isso, fica a dica: na dúvida, nunca faça dietas da moda! Cuide do seu corpo da maneira correta e sempre peça a orientação de um profissional da área.

4. Beba bastante água

Hidratação é tudo! Durante um processo de perda de peso, a ingestão da quantidade adequada de água é um importante aliado do corpo. A recomendação é ingerir, em média, 2 litros de água por dia.

Entre os seus inúmeros benefícios, a água auxilia na digestão, aumenta a sensação de saciedade, reduz a retenção de líquidos e ajuda a desintoxicar. Ou seja, é a parceira ideal de quem busca emagrecer com saúde.

5. Faça exercícios físicos em casa

Não ter tempo ou dinheiro para investir em uma academia não é mais desculpa para não se exercitar. É possível fazer exercícios físicos sem sair de casa, com a ajuda de alguns objetos simples ou tutoriais da internet.

O ideal é que você pratique, ao menos, 30 minutos diários de alguma atividade: pular corda, fazer abdominais, agachamento com bola, levantamento de pesos ou flexões. Independentemente do que você escolher, a ideia é se movimentar e queimar calorias. 

Pode parecer difícil, mas emagrecer com saúde é mais simples do que se imagina. Basta seguir todas essas dicas e ter muito foco e disposição. Lembre-se, sempre, de consultar um profissional de saúde antes de começar o seu projeto.

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