Exercícios físicos para diabéticos: é possível controlar a doença?

Os exercícios físicos para diabéticos são uma saída eficiente para o controle da doença. No entanto, é necessário muito cuidado e informação antes de iniciar uma atividade!

Clique abaixo e saiba como melhorar sua vida sexual, O SEGREDO FOI REVELADO

Melhore sua vida sexual
Melhore sua vida sexual

Ser diagnosticado com diabetes pesa, de fato. De início, o primeiro pensamento é que você terá uma vida repleta de limitações, com alimentação sem graça e proibições por cima de proibições.

A realidade não é bem assim. Pelo menos não para aqueles que cuidam e controlam sua glicemia.

Entre tantos cuidados essenciais que há para os diabéticos, destacamos as atividades físicas.

Manter um treino é permitido e faz muito bem! No entanto, como citamos no início, é preciso cuidado e informação.

No Brasil o ranking de diagnóstico de diabetes vem crescendo, com um aumento de 31% nos últimos dois anos, o país já ocupa a quinta posição no mundo. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesse ranking encontraremos uma parcela de pessoas que não se preocupam com o controle da doença. Pessoas que descuidam da alimentação, da regularidade dos medicamentos e, consequentemente, de um estilo de vida mais saudável.

Este post te ajudará com essas questões. Mostraremos quais os critérios de segurança que todo diabético deve ter antes de iniciar uma atividade física, quais as vantagens desses exercícios e como eles ajudam no controle da doença. Confira.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

    Por que exercícios físicos para diabéticos ajudam no controle da doença?

    Quando você pratica uma atividade física, facilita o transporte de insulina para as suas células. Sabemos que quando o corpo produz os níveis indicados de insulina, a glicemia se mantém equilibrada e, consequentemente, a sua diabetes.

    Homem sentado em academia
    Exercícios físicos para diabéticos são muito indicados! | Reprodução: Google

    Você não precisa se tornar um atleta! Se até o diagnóstico da diabetes você não era assíduo em academia e nem praticava outra atividade, talvez seja interessante você adaptar aos poucos essa nova rotina na sua vida.

    Pequenas caminhadas diárias, por exemplo, já são um grande início. Com o tempo o seu organismo naturalmente vai pedindo mais frequência e você vai, automaticamente, evoluindo na prática. O importante mesmo é começar!

    Além disso, os exercícios físicos para diabéticos trazem ainda outros benefícios:

    • mais absorção de glicose pelos músculos. Isso também contribui para a redução da glicemia;
    • reduz a gordura visceral. Com menos gordura visceral você diminui a resistência à insulina, controlando a diabetes;
    • melhora a saúde cardiovascular;
    • ativa a circulação. As atividades físicas dilatam os vasos em todo o seu corpo, permitindo que o sangue circule mais facilmente;
    • ajuda na perda de peso. A obesidade é um dos fatores de risco para a diabetes.

    Leia também: Por que fazer exercício em casa faz bem?

    Principais cuidados que todo diabético precisa ter antes de praticar atividades físicas

    A indicação de exercícios físicos para diabético é um fato, mas essas atividades não podem ser feitas sem uma orientação correta.

    Muita gente adoece, vai para a academia, mas não faz os exercícios certos para controlar a diabetes.

    Além disso, é preciso escolher um profissional que trabalhe com pessoas na sua condição para, assim, direcionar as atividades com o menor risco de hiper e hipoglicemia.

    Fique de olho no protocolo de segurança para diabéticos

    É preciso saber do protocolo de segurança, que vamos explicar aqui.

    1 – Marque uma consulta com seu médico e veja quais as indicações de exercício que ele mais recomenda. É seu médico que também vai checar se a sua saúde está em ordem para se exercitar em segurança.

    2 – Encontre um educador físico com experiência no trato com diabéticos. Você tem suas limitações e precisa de um profissional que entenda perfeitamente cada uma delas.

    3 – Todo diabético que precisa usar insulina e sulfonilureias – fármacos que induzem a queda do açúcar – deve verificar a taxa da glicemia antes de iniciar as atividades. Se ela estiver abaixo de 100 mg/dl ou acima de 300 mg/dl, evite o treino.

    4 - Se a glicemia antes do treino estiver baixa, você pode comer algo e aguardar alguns minutos até medi-la novamente. Em alguns casos essa medida funciona.

    5 – Durante o exercício, é recomendado que você faça a medição pelo menos duas vezes para acompanhar a elevação ou queda da glicemia.

    6 – No final do treino faça uma nova medição da glicemia. Se ela estiver baixa, é recomendado não dirigir, pois a taxa pode permanecer caindo e gerar risco para você no volante.

    7 – Invista em tênis e meias. Esses acessórios evitam a formação de calos e bolhas, causando feridas. Como vimos mais acima, o diabético tem um pouco de dificuldade de cicatrização e isso pode gerar riscos para a sua saúde e comprometer a sua rotina de atividades, consequentemente.

    8 - Faça exames oftalmológicos para checar como anda a saúde dos vasinhos dos olhos. O aumento do açúcar no sangue pode lesar os vasos sanguíneos dos olhos e o aumento da pressão durante os exercícios faz essa condição agravar.

    9 – Não malhe no horário de pico de ação de medicamentos que baixam a glicose;

    10 – Evite ultrapassar o ritmo indicado. Se sentir tontura, pare imediatamente.

    Casal de idosos fazendo exercício
    Reprodução: Google

    Pessoas diabéticas podem tomar suplementos alimentares?

    A suplementação alimentar é uma consequência natural para muita gente que pratica exercícios. A recomendação existe e o diabético pode sim fazer uso desses produtos.

    No entanto, assim como acontece com a alimentação, é necessário saber o que pode alterar suas taxas.

    Pacientes com diabetes do tipo 1 só podem usar suplementos alimentares com indicação de um nutricionista. Para aqueles que têm diabetes do tipo 2, a suplementação é liberada, na condição que o paciente precisa observar a composição do produto. Suplementos alimentares com baixo teor de carboidrato estão liberados.

    É importante evitar o consumo de qualquer produto sem a orientação do seu médico. De preferência, busque também uma loja de suplementos alimentares que tenha o acompanhamento de um nutricionista para reduzir ainda mais o risco de comprar um produto que não seja o indicado para você.

    Leia também: Descubra quais os falsos alimentos saudáveis que você consome e não sabe!

    Agora que você já sabe que exercícios físicos para diabéticos é uma indicação, não deixe de procurar um profissional especializado e começar a mudar seu estilo de vida! E se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que a gente responde!

    Maca Peruana em Promoção
    Não Perca essa Oportunidade

    Maca Peruana 60 Cápsulas
    Maca Peruana 60 Cápsulas

     

    Nutricionista Gustavo Schneider

    Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Go up