O boxe é um tradicional esporte de combate que tem feito sucesso nas academias e o motivo é simples: treinos intensos que podem queimar até mil calorias!

E não é por acaso que o público feminino também tem aderido a essa prática que ajuda bastante a emagrecer e definir o corpo.

Quer saber mais sobre boxe para mulheres? Confira neste post 5 benefícios e veja como essa atividade pode fazer bem para o corpo e para a mente. 

1. Faz bem ao coração

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que todos os dias morrem 200 mulheres vítimas de infarto no Brasil, e 30% dos casos de problemas cardiovasculares no país ocorrem em pessoas do sexo feminino. Por isso, é importante que as mulheres estejam atentas aos hábitos de vida que podem aumentar o risco de problemas no coração.

O boxe para mulheres é um ótimo aliado para evitar problemas cardíacos no futuro. Essa prática intensa exige bastante do sistema cardiorrespiratório, melhorando o fôlego e deixando o coração mais saudável. Outro benefício é o fato de que o boxe ajuda a queimar as gorduras, evitando que as artérias fiquem obstruídas com o tempo.

Mas, lembre-se que antes de começar as aulas de boxe é importante realizar exames com um especialista para checar se está tudo certo com sua saúde.

Mas, lembre-se de que é sempre importante realizar exames com um especialista para checar se está tudo certo com sua saúde antes de começar as aulas de boxe.

2. Aumenta a resistência e o condicionamento físico

Os treinos de boxe exigem bastante do corpo, por isso, ajudam a desenvolver o condicionamento físico e resistência muscular. No começo será difícil perceber alguma mudança, mas depois de alguns meses de prática você vai notar aumento da disposição e da energia.

3. Ajuda na perda de peso

O boxe é um exercício predominantemente anaeróbico, ou seja, é uma prática que trabalha diversos grupos musculares em curto período de tempo e com alta intensidade. Entretanto, tem também movimentos aeróbicos, com baixa intensidade e manutenção do esforço.

Exercícios aeróbicos ajudam a melhorar o sistema cardiorrespiratório e os anaeróbicos desenvolvem músculos específicos. É uma ótima combinação para melhorar o condicionamento físico, acelerar o metabolismo e queimar calorias.

Se você quiser perder peso, invista na frequência dos treinos de boxe para mulheres, combinando-os com alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas e minerais. Não se esqueça também de manter a hidratação com água e isotônicos.

4. Define o corpo

Por ter como base movimentos repetitivos, o boxe ajuda a tonificar músculos e eliminar gordura.

E não precisa ter medo de ficar musculosa demais! Embora seja possível ganhar músculos com o boxe, os treinos aeróbicos tonificam o corpo sem necessariamente gerar massa muscular.

5. Alivia o estresse

Praticar boxe pode ser bastante terapêutico. Ele ajuda a extravasar sentimentos e emoções negativas, como raiva, estresse e ansiedade. E como qualquer exercício, estimula a produção de serotonina (hormônio do prazer), aliviando a carga emocional negativa.

Principais golpes de boxe 

A primeira lição do boxe é a posição de guarda. A partir dela, é possível defender-se do adversário. Os pés ficam afastados e o tronco ligeiramente inclinado para frente e à direita.

Se você for destra, o pé que ficará na dianteira é o esquerdo. As canhotas devem manter o pé direito à frente. Isso ajuda a manter o equilíbrio do corpo e a defesa.

Um dos golpes básicos é o jab. Embora pouco potente, é rápido e de grande alcance. Outro essencial para quem deseja praticar boxe é o golpe direto. Ele tira a guarda do adversário e prepara para outros golpes.

Existe também o hook ou “gancho”. Ele é dado na linha da cintura e tem como objetivo atingir estômago e abdômen. 

Aprender os golpes é importante, mas o fundamental é evitar acidentes durante a prática. Utilize equipamentos de segurança (capacete, luvas, ataduras, protetor bucal, etc.) e jamais pratique sem a supervisão de treinadores qualificados.

Como você pôde perceber, o boxe para mulheres pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar. 

E agora que você já conhece o boxe para mulheres, que tal entender como o muay thai pode definir o corpo? Confira este post e saiba mais!