Caseína: Tudo sobre o suplemento

Caseína: Tudo sobre o suplemento

Provavelmente, você já ouviu falar em caseína. Geralmente indicado para atletas, a caseína é uma proteína encontrada no leite de vaca, ovelha e cabra e é rica nos aminoácidos leucina, valina e triptofano.

A caseína ajuda na perda de peso, aumento de massa magra, pode ajudar a controlar a diabetes e hipertensão arterial por ter menor percentual de gordura e demorar mais tempo para digerir do que outros suplementos.

Como dissemos, a caseína pode ser encontrada naturalmente em alimentos como leite, queijo, creme e iogurte, mas é frequentemente recomendada como suplemento porque é mais concentrada para promover os resultados desejados, como caseína hidrolisada ou caseína micelar.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre esse suplemento, vamos sanar as principais dúvidas sobre a caseína.

Veja também: Aprenda a diferença entre os wheys e qual é o ideal para você.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Afinal, o que é Caseína?

A caseína é uma proteína do leite.

Assim como no Whey Protein, para chegar ao suplemento que conhecemos hoje como Caseína, é necessário passar por certos processos de filtragem e secagem.

Afinal, o que é Caseína?
Afinal, o que é Caseína?

Com esses processos, conseguimos manter uma alta concentração de proteína com um aminograma completo e baixo teor de carboidratos, gordura e lactose. 

De acordo com consultoras da Odara Lifestyle, o grande diferencial da caseína em relação ao Whey Protein é que a caseína é absorvida lentamente em nosso corpo, e desta forma ajuda a prevenir o catabolismo muscular.

Para que serve a Caseína

A caseína é principalmente um suplemento alimentar usado por atletas e pessoas que se exercitam regularmente. Consequentemente, o uso regular de caseína é recomendado que seja indicado por nutricionista.

Veja os principais benefícios da Caseína:

  • Promover a perda de peso: o uso do suplemento de caseína contribui para a perda de peso, pois a proteína ajuda a equilibrar os hormônios da fome e saciedade, controlando a fome;
  • Ganho de massa muscular: essa proteína não interfere na queima de gordura durante a noite. Por tanto, não atrapalha o processo de perda de peso e ainda pode estimular o ganho de massa muscular;
  • Previne e controla a diabetes: Ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios no sangue, prevenindo e ajudando a controlar o diabetes. 
  • Controle da pressão alta: Pode ajudar a diminuir os níveis da enzima conversora de angiotensina no sangue.

Para se beneficiar do uso de caseína é importante manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente.

Um dos principais objetivos do consumo de caseína é um aumento da massa muscular.

É uma ótima opção para adicionar à sua dieta, já que a caseína é absorvida lentamente em nosso corpo e pode ajudar a prevenir o catabolismo muscular.

A principal diferença entre a Caseína e o Whey Protein é justamente seu tempo de absorção. Entretanto, não significa que um seja melhor que o outro, dependerá do tempo de consumo e do objetivo.

Como usar caseína

Recomenda-se que a caseína seja consumida cerca de 30 minutos antes de dormir, já que os hormônios produzidos à noite ajudam a formar massa muscular.

Há suplementos que podem ser tomados durante o dia para o controle do açúcar no sangue, perda de peso e controle da pressão arterial alta.

A quantidade de caseína varia de acordo com a finalidade, o estado de saúde e a atividade física do indivíduo variando de 0,8 a 2,2 g/kg por dia, que deve ser misturada com 200 ml de água.

Entretanto, a recomendação pode variar de acordo com a recomendação do seu nutricionista.

Tipos de caseína

Os principais tipos de suplementos de caseína são:

Caseína micelar

A Caseína micelar é a forma mais pura da proteína. 

É absorvida lentamente no intestino, ajudando a controlar a fome e ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Apesar de ser uma proteína de alta qualidade, é difícil de dissolver em líquidos, por isso é interessante diluir o suplemento com água ou suco usando um liquidificador ou coqueteleira.

Caseína hidrolisada

A caseína hidrolisada é um tipo de proteína dividida em tamanhos menores, acelerando a absorção do suplemento.

É digerido mais lentamente do que a proteína de soro de leite hidrolisada e um pouco mais veloz do que a caseína micelar.

Caseinato de cálcio

O caseinato de cálcio é um suplemento dietético feito de caseína de leite desnatado e hidróxido de cálcio, um composto que dissolve o suplemento.

Este suplemento é geralmente mais fácil de misturar em smoothies, em comparação com caseína micelar hidrolisada e caseína, mas tem menos benefícios para a saúde.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Go up