Aprenda a diferença entre os wheys e qual é o ideal para você

Saiba tudo sobre o whey isolado, concentrado e hidrolisado.

Entre os adeptos de atividades físicas, especialmente de musculação, há uma concordância de que os wheys ajudam no aumento de massa muscular. 

De fato, eles estimulam a síntese de proteínas musculares, facilitando o ganho, que é potencializado com um treino de musculação. Mas há uma dúvida que paira na cabeça de muitos: é melhor usar o suplemento pré-treino ou pós-treino?

Embora haja indicações para que o whey seja consumido após o treino, na verdade, essa resposta depende do objetivo de cada um, visto que ele traz benefícios mesmo se for consumido antes do treino, devido ao fato de fornecer ao corpo os nutrientes que fazem parte da sua composição.

Por outro lado, o consumo de whey protein após o treino costuma ser a forma mais recomendada para quem busca a manutenção ou para o ganho de massa muscular. No entanto, existem algumas estratégias que utilizam o suplemento antes do treino.

De todo modo, ainda que as propriedades e os benefícios do whey sejam amplamente conhecidos, devido à variedade de tipos disponíveis no mercado, algumas pessoas podem se perguntar o que observar no rótulo e como escolher o melhor.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer essas e outras questões sobre o whey protein, além de falar um pouco sobre cada uma das três opções existentes no mercado. Fique com a gente e boa leitura.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Tipos de whey

Existem três tipos de whey: isolado, concentrado e hidrolisado. Saiba mais sobre cada um deles abaixo.

Whey protein isolado

O whey protein isolado apresenta uma pequena quantidade de lactose, gorduras e minerais, além de aproximadamente 90% de proteínas. Ele é obtido por meio de técnicas rígidas de filtragem e extração, tornando-se uma proteína quase totalmente pura. Veja a seguir seus benefícios:

  • auxilia no ganho de massa muscular;
  • ajuda na recuperação muscular;
  • auxilia na perda de peso;
  • potencializa a absorção de aminoácidos;
  • melhora o sistema imunológico;
  • reduz o catabolismo;
  • auxilia no ganho de performance;
  • ajuda a melhorar a saúde óssea.

Whey protein concentrado

O whey protein concentrado possui cerca de 70% a 80% de proteínas. Geralmente, ele contém gordura e lactose. Aqui, o soro do leite passa por somente uma filtragem, preservando os alimentos sólidos, como os minerais, as gorduras e os carboidratos. Confira seus benefícios:

  • previne doenças;
  • auxilia no emagrecimento;
  • colabora para a saúde dos cabelos e da pele;
  • antienvelhecimento;
  • ajuda na definição dos músculos;
  • auxilia na recuperação muscular.

Whey protein hidrolisado

O whey protein hidrolisado oferece proteínas pré-digeridas. Dessa forma, elas são absorvidas mais rapidamente pelo organismo. 

Trata-se de uma versão isolada do whey que passou por um processo de quebra de aminoácidos, o que facilita a absorção e a digestão pelo organismo dessas substâncias. Veja os benefícios a seguir:

  • diminui o catabolismo;
  • auxilia na recuperação muscular;
  • melhora o sistema imunológico;
  • potencializa a absorção de aminoácidos;
  • ajuda no ganho de massa muscular;
  • ajuda no emagrecimento;
  • melhora a função anabólica;
  • ajuda no ganho de performance.

Vantagens, desvantagens e indicações de uso 

Na hora de escolher o tipo de whey protein, você deve ter em mente que o mais importante é avaliar os objetivos que pretende atingir a partir de seu consumo.

Confira abaixo as vantagens, desvantagens e indicações de uso dos cada tipo de whey.

Whey concentrado (mais barato e menos proteico)

Apesar de ter a vantagem do preço, uma dose do whey concentrado oferece um menor teor proteico. O processo de absorção e digestão da proteína demora mais um pouco em comparação com os outros tipos de whey.

Contudo, ele pode ser indicado para quem necessita consumir diariamente uma quantidade mais alta de proteína, bem como para aqueles que fazem dieta cetogênica ou low carb.

Whey isolado (concentração maior de aminoácidos)

Como já mencionado, normalmente, o whey isolado possui cerca de 70% a 80% de proteína e um baixo teor de gorduras e carboidratos.

Muitos suplementos não possuem essas substâncias em suas composições e, por esse motivo, a concentração de aminoácidos por dose do whey isolado é maior do que no concentrado, o que faz com que o produto seja absorvido mais rapidamente pelo corpo. Ele é indicado para treinos de baixa, média e alta intensidade.

Whey hidrolisado (mais caro, com menos BCAA)

O tipo hidrolisado tende a oferecer uma quantidade menor de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) em comparação ao isolado, além de ser o mais caro entre os três tipos de whey.

Para aqueles que apresentam problemas de gases e má digestão ao consumir o suplemento concentrado ou isolado, ele pode ser uma boa opção. Ele é indicado tanto para pré quanto pós-treino imediato, a fim de potencializar o processo de produção proteica e de recuperação muscular.

Não esqueça de ler o rótulo

Por fim, para qualquer produto que vai ser consumido, a leitura do seu rótulo é altamente recomendada. No caso do whey protein, a ideia é identificar se ele é o primeiro da lista de ingredientes, o que indica que ele é o produto de maior quantidade na composição.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up