Quais os tipos de tratamentos para cansaço físico

O cansaço físico é um problema recorrente na vida da maior parte das pessoas. A rotina corrida leva ao acúmulo de maus hábitos e a falta de descanso, o que pode se tornar crônico quando não tratado da forma correta. 

O que é o cansaço físico e quando vira cansaço crônico 

Se sentir cansado é normal após a realização de atividades físicas, mentais ou estresse excessivo. Mas quando esse cansaço não apresenta um motivo claro, pode se tornar o que chamamos de cansaço crônico. Mas como identificar a diferença entre eles? 

O cansaço se torna crônico quando está presente na maior parte do tempo. Ele tem um início gradual e muitas vezes o indivíduo não percebe, até sentir dificuldade em fazer coisas simples do dia-a-dia, como subir escadas e se concentrar no trabalho. Cerca de 20% dos brasileiros afirmam que o cansaço intenso interfere no cotidiano, prejudicando a sua vida normal. 

Cansaço físico crônico: causas e o melhor para seu tratamento 

Apesar de muitas pessoas relacionarem o cansaço excessivo ao envelhecimento, muitos outros fatores podem causá-lo. Listamos alguns deles: 

  • Efeito colateral do uso de medicamentos; 
  • Anemia e carência de vitaminas; 
  • Hipotireoidismo e diabetes; 
  • Depressão e ansiedade; 
  • Síndrome da fadiga crônica. 

A síndrome da fadiga crônica apresenta cansaço físico ou mental grave, persistente por pelo menos quatro meses. Outros sintomas da doença incluem: dificuldade de concentração, memória ruim, dor muscular e articular e ansiedade. Ela é mais comum entre os 40-50 anos, em pessoas com alta carga de estresse. 

O que ajuda a prevenir o cansaço físico crônico? 

A melhor forma de prevenir o cansaço físico crônico é manter uma rotina mais calma e tranquila, com uma alimentação saudável. Beber bastante água, dormir o suficiente e realizar atividades físicas, são algumas ações que contribuem para a sua prevenção. Apesar da rotina corrida, incluir atividades prazerosas no dia-a-dia é um dos melhores tratamentos para cansaço físico. 

Como a boa alimentação contribui contra o cansaço físico? 

Alguns alimentos possuem propriedades calmantes e estimulantes, que fazem o corpo eliminar as toxinas causadas pelo cansaço. Uma alimentação balanceada garante um bom funcionamento do organismo, além de prevenir doenças causadas pela falta de vitaminas. Para isso, temos algumas receitas de sucos que podem te ajudar no tratamento para cansaço físico: 

  • 2 maçãs, 5 folhas de espinafre, 1 folha de couve-manteiga e 200ml de água; 
  • 2 maçãs, 1 limão, 5 laranjas e 100ml de água. 

Para prepará-los basta levar os ingredientes ao liquidificador e beber na hora, sem coar. 

Chá verde para combater o cansaço físico: como atua 

O chá verde para combater o cansaço físico é uma das melhores opções de bebidas. A planta possui ação anti-inflamatória, antioxidante e energizante, auxiliando no tratamento de diversas doenças. As catequinas (polifenóis com alta ação antioxidante) presentes na planta combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo e consequentemente uma das causas do cansaço físico. 

Quais vantagens de tomar Chá Verde como suplemento 

Outra opção é a suplementação com chá verde para combater o cansaço físico. O chá-verde também pode ser comprado na forma de cápsulas, que atuam da mesma forma que a planta in natura. Suas principais vantagens são dar disposição e reduzir o cansaço físico.. 

Chá Verde: para quem não é indicado tratamento 

Apesar de tantos benefícios do chá verde premium, combater o cansaço físico não pode ser usado por todos. A planta é contraindicada durante a gravidez e a amamentação, para pessoas com insônia, alterações na tireoide, problema nos rins e fígado, úlceras gástricas, gastrite e anemia. 

O cansaço físico é algo que merece atenção, e há alternativas naturais para o seu tratamento. Além de tentar levar uma vida mais leve e relaxada, cuidados com alimentação e atividades físicas são formas eficientes de evitar o cansaço físico crônico. 

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up