Termogênicos: entenda a importância para queima de gordura

Termogênicos na queima de gordura

Hoje em dia, se tornou moda utilizar termogênicos para queima de gordura. Basta ir a uma academia e conversar com algumas das pessoas ali para saber que uma fatia considerável dos frequentadores admite utilizar o produto para perder peso.

Também pudera: de acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 51% da população brasileira está acima do peso e mais 17,5% está obesa. Ou seja: quase 7 em cada 10 brasileiros está acima do peso ideal.

Por causa disso, é essencial entender como usar termogênicos para queima de gordura. Ficou interessado? Então siga a leitura para saber mais!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Como funciona a perda de peso?

Como funciona a perda de peso!

Antes de falarmos sobre o uso de termogênicos para queima de gordura ou perda de peso, precisamos em primeiro lugar desmistificar a obsessão das pessoas com o peso na balança.

Muita gente usa o valor indicado ali como um métrica 100% fidedigna do seu estado de saúde. Acima do limite para a sua altura, é a pior situação do mundo.

No entanto, não é assim que funciona. Imagine, por exemplo, um lutador de boxe extremamente definido pesando 100 quilos e uma pessoa comum, que não se exercita e com 1,77m com o mesmo peso.

São pessoas com exatamente o mesmo peso, mas cenários muito diferentes. Em um, os 100 quilos são de músculo, massa magra. No outro, é de gordura.

Por isso, o número total do peso não é o elemento mais importante a focar, mas sim a relação entre a gordura e a massa magra.

Dito, isso, vamos ao conceito básico de como funciona a perda de peso: déficit calórico. Não existe milagre, remédio, chá ou qualquer outra coisa que permita a perda de gordura sem o déficit calórico.

O que é déficit calórico?

déficit calórico e perda de peso

Como o nome indica, um déficit calórico acontece quando o corpo precisa de mais calorias para funcionar do que nós ingerimos naquele dia. Sem ter calorias o suficiente do estoque do dia, o organismo começa a queimar gordura de reserva para operar normalmente.

Na prática, o que acontece é que perdemos gordura por causa disso. Assim, a lógica é simples de entender: para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que se ganha.

Como usar termogênicos para queima de gordura?

como ingerir termogênicos corretamente

E onde os termogênicos entram nessa história toda? Bem, vamos lá. Um termogênico é uma substância que regula a temperatura interna do corpo.

Na prática, um termogênico é um elemento que aumenta a temperatura do corpo, faz o sangue rodar mais rapidamente, a frequência cardíaca aumentar e, em outras palavras, faz o organismo se mexer.

Ou seja, o termogênico faz o corpo acelerar e fica mais fácil para ele queimar gordura mais rapidamente.

É possível perder gordura só usando termogênico?

perder gordura usando somente termogênico é possível?

Muitas pessoas têm essa dúvida e, não à toa, muita gente acredita que basta usar termogênico para queima de gordura e pronto, problema resolvido, a magreza virá em um instante.

No entanto, as coisas não funcionam assim. Na verdade, só tomar o termogênico e não fazer MAIS NADA não dá resultados. Pelo contrário: tomar os produtos e ir para restaurantes almoçar normalmente só aumenta os riscos à saúde.

O termogênico aumenta a temperatura do corpo e deixa a pessoa mais agitada, sim, mas isso deve ser canalizado na prática de exercícios físicos, para aumentar o gasto calórico e aprofundar o déficit que resultará na perda de peso e gordura.

É possível queimar gordura localizada com o termogênico?

como eliminar a gordura abdominal

Muitos produtos vendidos no mercado como termogênicos com “ação localizada” estão mentindo. Isso porque é impossível queimar a gordura de um lado do corpo e do outro não.

A perda de gordura é como uma piscina: quando começamos a esvaziá-la, o último lugar que ainda vê água é no fundo. Assim é com a gordura: todos queimam ao mesmo tempo, mas ela demora mais para desaparecer na barriga.

Por isso, não há efeito “localizado”. A gordura irá embora ao mesmo tempo, ficando um residual na barriga sempre.

Quais os riscos de usar termogênicos para queima de gordura?

cuidados no uso de suplementos termogênicos

O uso de termogênicos geram riscos para a saúde, como é natural presumir. Afinal, trata-se de uma substância que altera o funcionamento tradicional do organismo. Por isso, é natural pensar que ela deixe sequelas de alguma forma.

De fato, os termogênicos podem gerar danos profundos ao organismo, colocando em risco o estilo e a própria vida da pessoa.

Na prática, o termogênico costuma sobrecarregar o sistema cardiovascular, que trabalha dobrado. Por causa disso, é possível que pessoas com questões cardíacas desenvolvam cenários mais perigosos e possam ter problemas sérios.

Assim, o termogênico deve sempre ser usado com cuidado, levando em consideração as orientações de profissionais de saúde como médicos e nutricionistas. Apenas sob orientação deles é que se deve utilizar esse tipo de substância.

E aí, aprendeu como usar termogênicos para queima de gordura? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Go up