Termogênicos: entenda a importância para queima de gordura
Hoje em dia, se tornou moda utilizar termogênicos para queima de gordura. Basta ir a uma academia e conversar com algumas das pessoas ali para saber que uma fatia considerável dos frequentadores admite utilizar o produto para perder peso.
Também pudera: de acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 51% da população brasileira está acima do peso e mais 17,5% está obesa. Ou seja: quase 7 em cada 10 brasileiros está acima do peso ideal.
Por causa disso, é essencial entender como usar termogênicos para queima de gordura. Ficou interessado? Então siga a leitura para saber mais!
Como funciona a perda de peso?
Antes de falarmos sobre o uso de termogênicos para queima de gordura ou perda de peso, precisamos em primeiro lugar desmistificar a obsessão das pessoas com o peso na balança.
Muita gente usa o valor indicado ali como um métrica 100% fidedigna do seu estado de saúde. Acima do limite para a sua altura, é a pior situação do mundo.
No entanto, não é assim que funciona. Imagine, por exemplo, um lutador de boxe extremamente definido pesando 100 quilos e uma pessoa comum, que não se exercita e com 1,77m com o mesmo peso.
São pessoas com exatamente o mesmo peso, mas cenários muito diferentes. Em um, os 100 quilos são de músculo, massa magra. No outro, é de gordura.
Por isso, o número total do peso não é o elemento mais importante a focar, mas sim a relação entre a gordura e a massa magra.
Dito, isso, vamos ao conceito básico de como funciona a perda de peso: déficit calórico. Não existe milagre, remédio, chá ou qualquer outra coisa que permita a perda de gordura sem o déficit calórico.
O que é déficit calórico?
Como o nome indica, um déficit calórico acontece quando o corpo precisa de mais calorias para funcionar do que nós ingerimos naquele dia. Sem ter calorias o suficiente do estoque do dia, o organismo começa a queimar gordura de reserva para operar normalmente.
Na prática, o que acontece é que perdemos gordura por causa disso. Assim, a lógica é simples de entender: para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que se ganha.
Como usar termogênicos para queima de gordura?
E onde os termogênicos entram nessa história toda? Bem, vamos lá. Um termogênico é uma substância que regula a temperatura interna do corpo.
Na prática, um termogênico é um elemento que aumenta a temperatura do corpo, faz o sangue rodar mais rapidamente, a frequência cardíaca aumentar e, em outras palavras, faz o organismo se mexer.
Ou seja, o termogênico faz o corpo acelerar e fica mais fácil para ele queimar gordura mais rapidamente.
É possível perder gordura só usando termogênico?
Muitas pessoas têm essa dúvida e, não à toa, muita gente acredita que basta usar termogênico para queima de gordura e pronto, problema resolvido, a magreza virá em um instante.
No entanto, as coisas não funcionam assim. Na verdade, só tomar o termogênico e não fazer MAIS NADA não dá resultados. Pelo contrário: tomar os produtos e ir para restaurantes almoçar normalmente só aumenta os riscos à saúde.
O termogênico aumenta a temperatura do corpo e deixa a pessoa mais agitada, sim, mas isso deve ser canalizado na prática de exercícios físicos, para aumentar o gasto calórico e aprofundar o déficit que resultará na perda de peso e gordura.
É possível queimar gordura localizada com o termogênico?
Muitos produtos vendidos no mercado como termogênicos com “ação localizada” estão mentindo. Isso porque é impossível queimar a gordura de um lado do corpo e do outro não.
A perda de gordura é como uma piscina: quando começamos a esvaziá-la, o último lugar que ainda vê água é no fundo. Assim é com a gordura: todos queimam ao mesmo tempo, mas ela demora mais para desaparecer na barriga.
Por isso, não há efeito “localizado”. A gordura irá embora ao mesmo tempo, ficando um residual na barriga sempre.
Quais os riscos de usar termogênicos para queima de gordura?
O uso de termogênicos geram riscos para a saúde, como é natural presumir. Afinal, trata-se de uma substância que altera o funcionamento tradicional do organismo. Por isso, é natural pensar que ela deixe sequelas de alguma forma.
De fato, os termogênicos podem gerar danos profundos ao organismo, colocando em risco o estilo e a própria vida da pessoa.
Na prática, o termogênico costuma sobrecarregar o sistema cardiovascular, que trabalha dobrado. Por causa disso, é possível que pessoas com questões cardíacas desenvolvam cenários mais perigosos e possam ter problemas sérios.
Assim, o termogênico deve sempre ser usado com cuidado, levando em consideração as orientações de profissionais de saúde como médicos e nutricionistas. Apenas sob orientação deles é que se deve utilizar esse tipo de substância.
E aí, aprendeu como usar termogênicos para queima de gordura? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!