5 exercícios para fazer nas academias ao ar livre

mulher fazendo agachamento ao ar livre

Quer entrar em forma, mas está sem grana para investir em uma academia? Suas desculpas acabaram! Você pode se exercitar de maneira totalmente gratuita graças às academias ao ar livre, que vêm ganhando cada vez mais espaço nas cidades do Brasil.

Pensando em te ajudar nessa missão, listamos 5 exercícios que você pode fazer nesses locais. Confira:

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1. Abdominal

Os abdominais são os queridinhos de quem busca ficar em forma e podem ser realizados praticamente em qualquer lugar! Nas academias ao ar livre, existem alguns aparelhos específicos que podem te ajudar a realizar a atividade corretamente.

Para diminuir aquela barriguinha, por exemplo, “pendure-se” nas argolas e traga os joelhos até o peito. Repita o movimento no mínimo 10 vezes. Se o seu objetivo é trabalhar os músculos laterais do abdômen, além do tronco e do quadril, faça o movimento de pêndulo por alguns minutos no twist lateral.

2. Simulação de leg press

Muito utilizado para tonificar os membros inferiores, como o quadríceps e os glúteos, o simulador de leg press é muito parecido com o aparelho encontrado nas academias convencionais.

Para realizar a atividade corretamente, mantenha a postura ereta, apoie os pés com firmeza no aparelho e flexione as pernas. Repita o movimento, sempre respeitando o repouso entre as séries. Para evitar lesões, é importante que os joelhos não ultrapassem a marcação dos pés.

3. Agachamento

O agachamento pode ser feito em diferentes aparelhos da academia ao ar livre, como o simulador de corrida, a cadeira extensora ou até mesmo diretamente no chão. O exercício é uma excelente opção para trabalhar todos os músculos da perna e bumbum.

Para um resultado ainda mais satisfatório, faça no mínimo 20 repetições do movimento. Mas atenção ao posicionamento: sempre mantenha a coluna bem reta e o peso do corpo nos calcanhares.

4. Remada

Neste aparelho, o praticante simula os movimentos realizados pelos atletas do esporte aquático de remo. Para evitar lesões, é preciso estar atento ao posicionamento dos cotovelos, que devem estar na altura exata dos ombros.

Estique os braços e depois os flexione lentamente. Repita o movimento em 3 séries de 10. O exercício é indicado para trabalhar todo o grupo muscular das costas, músculos específicos do braço (como o bíceps) e a porção posterior do ombro.

5. Simulação de corrida

Como o próprio nome já sugere, o aparelho simula os movimentos de corrida e caminhada. Seu uso é muito indicado para o aquecimento antes das atividades ou até mesmo para turbinar o seu treinamento aeróbico.

O simulador é uma boa opção para fortalecer os membros inferiores e superiores, trabalhando os músculos das pernas e também o abdômen. Se você busca emagrecer ou reduzir o percentual de gordura corporal, esse exercício é o ideal.

Legal, não é? Agora que você já conhece os principais exercícios para fazer na academia ao ar livre é hora de deixar a preguiça de lado e começar a se movimentar! Lembre-se de sempre realizar o alongamento correto, antes e depois das atividades, e beber bastante água para se manter hidratado.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus amigos que você sabe tudo sobre atividades físicas!

Go up