É comum ter preguiça de treinar após a ressaca do carnaval. O que muitas pessoas não sabem é que as atividades físicas leves podem amenizar os desconfortos e os sintomas causados pelo excesso da ingestão de bebidas alcoólicas e o cansaço.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a escolha dos exercícios, além da alimentação e do reforço na hidratação, já que a perda de líquidos é um dos fatores que levam ao mal-estar durante a ressaca.

Neste post, falaremos sobre quais as atividades apropriadas e o que fazer parar minimizar os efeitos do álcool no organismo. Quer saber mais? Continue lendo!

Posso treinar após ressaca?

Bom, a resposta é: sim e não. Sim para a prática de exercícios leves e não para os treinos habituais e puxados.

A ideia de que os exercícios físicos desintoxicam e evaporam o álcool do corpo é errada e pode trazer prejuízos à saúde.

O álcool tem efeito diurético e a sua ingestão, em quantidade exagerada, leva à perda de água e sais minerais importantes para o organismo. Sendo assim, fazer atividades físicas intensas pode acentuar a desidratação, causando tonturas, desmaios, fraquezas e, em casos extremos, até um AVC (acidente vascular cerebral).

Já as atividades mais leves são capazes de aliviar o mal-estar, as dores de cabeça e no corpo, ajudando na recuperação do organismo.

Vale ressaltar que você deve respeitar o seu limite e parar os exercícios logo que se sentir mal.

Quais exercícios podem ser praticados?

Caso esteja descansado e bem-disposto para fazer atividades físicas, procure os exercícios mais tranquilos e que exijam menos esforço físico, como o yoga, a caminhada ao ar livre, a natação mais branda, o relaxamento e a meditação.

Busque praticar na sombra, faça mais pausas e evite fazer os exercícios por longo período de tempo.

O ideal é que as atividades sejam feitas após um bom descanso e acompanhadas de uma alimentação saudável e nutritiva, para repor as energias e estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Como amenizar os efeitos do álcool?

Para diminuir as consequências do excesso de bebidas alcoólicas após o carnaval é necessário que se tome algumas atitudes:

Caprichar na hidratação

É importante manter-se hidratado antes, durante e após a ingestão de álcool. Para isso, o ideal é que se beba água entre um copo e outro de bebida alcoólica.

Mas atenção: deve ser água! Muitas pessoas recomendam cafés, chás e isso pode irritar o estômago e acelerar o organismo, causando enjoos e impedindo um repouso tranquilo.

Alimentar-se bem

Antes e depois de se jogar no carnaval, você deve comer alimentos de fácil digestão — como frutas, verduras e legumes — e evitar as gorduras, doces e comidas pesadas.

Descansar

O descanso é parte fundamental da recuperação do organismo na ressaca. Somente com um bom sono reparador, o corpo se sente preparado para retornar às atividades habituais do dia a dia.

Como vimos, pode-se treinar após ressaca desde que de maneira correta e com responsabilidade, preferindo exercícios leves, respeitando os limites do seu corpo e tomando alguns cuidados para não trazer problemas para a saúde.

Nosso post ajudou você? Que tal compartilhar o artigo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos também?