Algumas pessoas acreditam que os benefícios do Yoga se restringem à saúde física. Certamente, a prática ajuda a resolver diversos problemas, mas o bem-estar psicológico também pode, e deve, ser levado em consideração.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos 5 benefícios do Yoga para a saúde do corpo e da mente que você ainda não conhecia. Vamos lá?

O que é Yoga?

O Yoga é uma prática milenar com origem na Índia. A palavra Yoga vem do sânscrito yuj, que significa unir, integrar-se (física ou misticamente). Por isso, o Yoga une posturas (asanas) e técnicas de respiração (pranayamas) para trazer harmonia e bem-estar ao indivíduo praticante. Existem diversos estilos de Yoga, sendo o ashtanga um dos mais difundidos em todo o mundo. Esse sistema sincroniza respirações e posturas, ajudando a desenvolver força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.

É importante frisar que Yoga não é um esporte, mas um estilo de vida. O praticante deve ter a consciência de que, durante a prática, está se conectando consigo mesmo e com o universo, por isso é fundamental realizar os movimentos e efetuar a respiração da maneira correta. Dessa forma, potencializa-se a absorção de todos os benefícios de cada asana.

Quais são os benefícios do Yoga?

1. Reduz os níveis de hipertensão

Cada movimento do Yoga possui um propósito. Alguns deles proporcionam um relaxamento profundo ao corpo, o que auxilia a diminuir o nível da pressão arterial. Algumas posições de relaxamento são savasana, padmasana e baddha padmasana.

O pranayama savitri (respiração lenta e profunda), por sua vez, diminui o esforço cardíaco e o consumo de oxigênio do coração, efeitos importantes para quem possui hipertensão.

2. Melhora as dores nas costas

Diversos asanas promovem a melhora da postura corporal, o que influencia diretamente as dores nas costas. Algumas dessas posturas são majaryasana, tadasana e ardha matsyendrasana. Elas descongestionam os nervos da coluna vertebral, alongam o pescoço e trabalham equilíbrio e percepção corporal.

3. Ajuda no funcionamento dos rins e do intestino

Existem posturas que fazem uma “massagem” nos órgãos internos, o que ajuda a eliminar impurezas adquiridas na alimentação. A “postura da pinça”, ou paschimottanasana, é um alongamento intenso que trabalha os rins e ajuda a combater a prisão de ventre. Já outras, como padangusthasana, parsvottanasana e balasana, auxiliam na digestão. Todas elas trabalham intensamente a região do abdômen e das costas.

4. Auxilia a combater depressão e ansiedade

Como você já sabe, os benefícios do Yoga vão muito além do corpo físico. A mente também pode ser muito beneficiada com a prática correta e frequente. Para quem tem ansiedade e depressão, recomenda-se a prática de alguns asanas conhecidos por reduzir a tensão corporal e aumentar o relaxamento, tais como:

Vale lembrar que todos os asanas trazem diversos benefícios para o corpo, mas é importante realizá-los com a supervisão de um instrutor qualificado, caso você nunca tenha praticado.

5. Melhora o sono

Por fim, os benefícios do Yoga se estendem também para quem é insone. De forma geral, a prática de exercício físico já auxilia a ter noites de sono com mais qualidade. No entanto, o Yoga, ao diminuir a ansiedade e relaxar o corpo, pode ser ainda mais eficaz para diminuir a insônia.

Adho muhka svanasana, por exemplo, é excelente para liberar energia acumulada e reduzir o nível de cortisol (hormônio do estresse). Já viparita karani ajuda a acalmar o sistema nervoso e relaxar o corpo antes de ir para a cama. Por fim, supta badha konasana é uma postura restaurativa que diminui as tensões musculares e promove tranquilidade e relaxamento.

O Yoga é uma prática física, e uma filosofia de vida, que pode trazer diversas mudanças positivas para seu corpo e sua mente. Praticando com disciplina e seriedade, será possível perceber seus benefícios antes do que se imagina.

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