Começar o dia com um café da manhã fitness é importante para garantir disposição e energia em todas as atividades. Separar alguns minutos para preparar um desjejum com boa qualidade nutricional faz muita diferença para a sua saúde.

O café da manhã atua como um pré-treino para muitos praticantes de atividade física. Quando o exercício é executado após essa refeição, é importante ingerir carboidratos e proteínas previamente, fornecendo energia ao organismo. Essas duas classes de alimentos funcionam como um combustível e proporcionam um bom rendimento aos músculos.

Após o treino o organismo precisa se recuperar. Então, é o momento de repor as proteínas e nutrientes perdidos. No pós-treino é comum ingerir suplementos como Whey Protein, aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina, para que o corpo absorva as moléculas rapidamente.

Pensando em facilitar a sua rotina, neste post vamos lhe apresentar 5 ideias de café da manhã simples e nutritivos. Está sem inspiração para criar o seu cardápio? Então continue a leitura e aprenda como é simples comer bem!

1. Café da manhã fitness: tapioca com frango

A tapioca é uma farinha produzida a partir da mandioca, um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. O alimento ganhou fama há pouco tempo e se apresenta como uma ótima alternativa para as pessoas intolerantes ao glúten.

Inclua a tapioca no seu café da manhã fitness e escolha um recheio proteico, como o frango desfiado. Desse modo, você tem uma refeição composta por dois importantes nutrientes. Essa delícia pode ser acompanhada pelo café sem açúcar ou suco verde feito com couve, maçã e gengibre.

2. Sanduíche de pasta de atum

O sanduíche natural é uma excelente opção para saciar a fome matinal. Ele ainda tem o benéfico de ser transportado com facilidade por quem sai de casa muito cedo e come a caminho do trabalho.

A receita é mais uma opção que mescla carboidrato + proteína. Escolha um pão integral para ingerir as fibras e faça um recheio com atum, iogurte natural ou maionese light, cebola e temperos a gosto.

Também vale acrescentar uma folha de alface para deixar o sanduíche ainda mais saboroso. Como sugestão de bebida, opte por um suco natural de limão, fruta rica em vitamina C.

3. Omelete ou ovos mexidos

Comer ovos no café da manhã é um hábito bastante recorrente no universo fitness. O ovo é uma fonte proteica de muita qualidade e, ao contrário do que muitos pensam, não traz riscos à saúde.

Para não enjoar do alimento, alterne o modo de comer. Varie entre os ovos mexidos e o omelete. Os dois têm preparo rápido e a diferença é que no segundo você vai precisar bater os ovos com um garfo e temperar. Se preferir, acrescente frango e queijo.

4. Creme de abacate

Por muito tempo acreditava-se que o abacate era o vilão da alimentação saudável. Fonte de gordura boa, essa fruta é favorável à saúde e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, além de fornecer vitaminas e antioxidantes ao corpo.

Experimente fazer o creme de abacate para o seu café da manhã fitness. A receita é simples: uma unidade da fruta; uma colher de chá de açúcar mascavo ou adoçante da sua preferência; 4 colheres de leite em pó desnatado e suco de 1 limão. Bata todos os ingredientes com um mixer, leve para gelar ou consuma imediatamente.

5. Muffin de frango com quinoa

A quinoa é um grão rico em ferro e cálcio, um excelente substitutivo ao arroz e à farinha branca. Essa receita deliciosa é uma opção leve e cheia de nutrientes. Você pode preparar o salgado no dia anterior e armazená-lo na geladeira. Na hora da fome é só esquentar o muffin e saborear.

É possível diversificar o menu do seu café da manhã fitness diariamente. Porém, não deixe de consultar um nutricionista para ter um cardápio elaborado de acordo com os seus objetivos e obter um resultado mais eficiente.

Se gostou do post, deixe seu comentário e nos conte qual receita lhe deixou com água na boca. Até a próxima!