A alimentação tem papel fundamental no desempenho e no resultado dos treinos. Não adianta se esforçar nos exercícios físicos sem manter uma dieta adequada. Para isso, o frango com batata-doce tem se tornado a dupla preferida dos adeptos do mundo fitness.

Isso se deve à combinação de nutrientes — que favorecem os efeitos das atividades físicas — à praticidade de preparo e ao custo-benefício. Além disso, engana-se quem acha que a dieta com esses dois alimentos é monótona: eles são versáteis e possibilitam a variação do cardápio.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o que têm de tão especial no frango com batata-doce? Então continue lendo e descubra!

Quais são os benefícios do frango com batata-doce?

Os benefícios dessa dupla estão ligados, principalmente, à hipertrofia, ou seja, ao ganho de massa muscular. No entanto, ela também pode ser consumida para atingir outros objetivos, como o emagrecimento, a definição dos músculos ou a manutenção do peso corporal.

Frango

O peito de frango sem pele é uma proteína de alto valor biológico. Isso quer dizer que contém todos os aminoácidos essenciais para um melhor aproveitamento pelo organismo. Além disso, por conter pouquíssima gordura, tem fácil digestão, rápida absorção e poucas calorias.

Ele também contém vitaminas e minerais importantes para o corpo, que ajudam na queima de gordura e ganho de massa magra. Sendo assim, o frango é uma proteína que tem um ótimo custo-benefício, já que é acessível, barato e tem muitas vantagens.

Batata-doce

A batata-doce é um tubérculo encontrado o ano inteiro que, por conter muitas fibras, faz parte do grupo de carboidratos de baixo índice glicêmico. Ao consumi-la o organismo não sofre o pico de insulina — que causa mais fome e maior acúmulo de gordura.

Por isso, ela é uma excelente fonte de vitaminas (A, B, C, K), minerais (magnésio, fósforo, potássio e zinco) e energia para os treinos, evitando a degradação da massa muscular.

Como consumi-los?

O frango com batata-doce pode ser consumido como pré e pós-treino, no almoço ou no jantar. Tudo depende de como são os seus horários e o restante da dieta. Vale ressaltar que para obter os demais nutrientes necessários para uma boa nutrição, é importante comer outros alimentos saudáveis, como os vegetais, proteínas e gorduras boas.

O franguinho grelhado com batata-doce cozida pode ficar um pouco chato depois de uns dias, mas não precisa se prender a esse prato: o ideal é variar as receitas. Com esses e outros ingredientes se pode fazer escondidinho, bolinhos, estrogonofe e até coxinha fit!

Quais são os alimentos que podem substituí-los?

Para variar o cardápio você pode comer inhame, batata-inglesa ou mandioca no lugar da batata-doce. Já para substituir o peito de frango, temos os ovos, peixes e carnes magras.

Como vimos, o frango com batata-doce traz benefícios não somente para quem quer ganhar massa muscular, como também para quem quer emagrecer. Além de proteínas de alto valor biológico e carboidratos de baixo índice glicêmico, essa dupla ainda traz vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Quer saber das nossas novidades na sua caixa de e-mail? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão!