A busca pela qualidade de vida vem crescendo cada vez mais. As pessoas querem mais disposição para encarar as atividades diárias, mais saúde e bem-estar. Para isso, podemos contar com os benefícios do ômega 3 — um tipo de gordura encontrada em certos alimentos.

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre essa substância que ficou famosa pelos seus efeitos de melhora no organismo. Diariamente vemos na televisão as propagandas das cápsulas de ômega 3 prometendo maravilhas para o corpo. No entanto, fica a dúvida: será que esse nutriente é tudo isso mesmo?

Quer saber a resposta para essa pergunta e ainda mais algumas informações sobre esse nutriente? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo. Confira!

O que é o ômega 3?

O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poliinsaturados e a sua estrutura química é o que o difere dos ômegas 6 e 9. Além disso, ele é considerado um nutriente essencial — quando o organismo não produz e precisa ser obtido por meio da alimentação.

Ele é composto, praticamente, por dois ácidos: o docosahexaenóico (DHA) e o eicosapentaenoico (EPA). Memorize essas siglas, pois falaremos delas mais adiante.

Para o que ele serve?

Ele é parte fundamental das membranas das células, sendo responsável pelos hormônios que atuam na contração e relaxamento das paredes das artérias. Além do mais, esses hormônios também agem nos processos metabólicos relacionados à coagulação e processos inflamatórios. A seguir, listamos as funções desse nutriente:

  • formação da retina ocular;
  • fabricação de hormônios;
  • combate às inflamações;
  • controle da hipertensão;
  • funcionamento correto do sistema imunológico;
  • formação das membranas das células;
  • manutenção da saúde da pele;
  • composição da bainha de mielina dos neurônios;
  • atuação na comunicação química entre as células nervosas.

Dessa maneira, o ômega 3 é um importante anti-inflamatório natural que trabalha na melhora dos órgãos, principalmente cérebro e coração, tratando e prevenindo doenças.

Quais são os benefícios do ômega 3?

Os benefícios do ômega 3 para os seres humanos são inúmeros, agindo sobre todo o corpo e melhorando a saúde:

Emagrece

A inflamação crônica aumenta a resistência à insulina, gerando retenção de líquidos. Além disso, pode causar alterações nos mecanismos da fome e saciedade, levando à pessoa a comer mais do que o necessário.

Como o ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório, ele auxilia nessa questão, facilitando o emagrecimento. Outro fator importante é que, para queimar a gordura corporal, o organismo precisa da gordura que ingerimos. Ou seja, consumir o ômega 3 acelera o metabolismo.

Controla a insulina

Quando comemos algum alimento de alto índice glicêmico (que eleva a glicose sanguínea rapidamente), o organismo libera a insulina, que é o hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células para virar energia. Se essa energia não for utilizada, será armazenada no corpo em forma de gordura.

O ômega 3, por ser uma gordura, tem absorção mais lenta e, por isso, diminui o índice glicêmico da refeição, já que faz com que a glicose seja liberada no sangue lentamente. Com isso, o organismo controla melhor a quantidade de insulina que precisa.

Protege o coração

Não é novidade que as gorduras poliinsaturadas fazem bem ao coração. Por conta dos seus ácidos graxos o ômega 3 também entra nessa lista. Enquanto o DHA ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos, o EPA reduz a pressão arterial, melhora a circulação do sangue e diminui a inflamação e a formação de coágulos nas artérias.

Previne o câncer

Os ácidos graxos poliinsaturados são grandes aliados na prevenção do câncer, principalmente os de mama, cólon e próstata. O ômega 3 reduz ou, até mesmo, inibe a metástase — quando o câncer se espalha atingindo outros tecidos do corpo.

Regula as taxas de gordura no sangue

Ele é capaz de reduzir as taxas de triglicérides do LDL (colesterol ruim), além de aumentar as taxas do HDL (colesterol bom). Com isso, evita a formação de placas de gorduras nas paredes das artérias, diminuindo os riscos de infartos e AVCs (acidente vascular cerebral).

É anti-inflamatório

É um anti-inflamatório natural, agindo não somente no coração, mas também em todo o corpo. Auxilia no combate das inflamações nas articulações, lúpus, psoríase e doença de Crohn. Dessa forma, o ômega 3 se torna importante para o fortalecimento do sistema imunológico.

Evita a depressão

Os ácidos graxos DHA e EPA ajudam a manter os níveis do neurotransmissor dopamina no cérebro e melhoram o fluxo sanguíneo no órgão. Além disso, potencializa os efeitos dos medicamentos antidepressivos e pode melhorar os sintomas do transtorno bipolar.

Faz bem para o cérebro

Cerca de 60% do peso do cérebro é de gordura, sendo que de 15% a 20% dessa gordura é DHA. Sendo assim, o consumo adequado de ômega 3 mantém o bom funcionamento do cérebro e previne doenças degenerativas como Parkinson e esclerose múltipla.

Como consumi-lo?

O ômega 3 está presente nos peixes de águas profundas, como salmão, sardinha, atum e arenque, sendo que a maior parte se concentra na pele, portanto não a retire antes de consumir. É importante dizer que, para aproveitar melhor esse nutriente, os peixes não devem ser preparados em altas temperaturas.

Você também pode usufruir dos benefícios do ômega 3 ingerindo chia, linhaça e nozes. Esses alimentos, além de conterem boa quantidade do nutriente, ainda são muito práticos de consumir.

Embora o ômega 3 seja fácil de encontrar nos alimentos, nem sempre é possível comê-los de forma adequada. Por isso, as cápsulas desse nutriente podem ser uma ótima opção! Elas podem ser encontradas em farmácias e lojas de suplementos alimentares e não precisam de receita.

Quanto maior a quantidade de DHA e EPA na composição, melhor ela será. Lembrando que o consumo de qualquer suplemento alimentar deve ser orientado pelo nutricionista.

Quais são os malefícios da deficiência de ômega 3 no organismo?

A falta de ômega 3 no organismo pode levar a uma série de problemas que, muitas das vezes, não relacionamos a isso. Podem ser:

  • redução da capacidade cognitiva;
  • cansaço;
  • falha na memória;
  • pele seca;
  • problemas no coração;
  • má circulação;
  • variações de humor e depressão.

Como vimos, os benefícios do ômega 3 são inúmeros e incontestáveis: faz bem para o coração e cérebro; melhora o sistema imunológico; emagrece e previne doenças. É um nutriente fácil de encontrar nos alimentos ou em cápsulas. Portanto, se você procura mais bem-estar, certifique-se de que está consumindo-o adequadamente.

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