O que fazer para acelerar o metabolismo?

mulher tomando suplemento

Você já ouviu falar de algumas pessoas que comem muito, mas não engordam? É provável que elas tenham o metabolismo acelerado, o que facilita a queima de calorias. Mas você sabe como o metabolismo funciona e de que forma é possível adaptá-lo? No post de hoje vamos mostrar como acelerar o metabolismo da forma correta. Confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é metabolismo

Metabolismo é uma reação bioquímica que ocorre dentro das células para síntese de proteínas, enzimas e hormônios. Ele é muito importante para manter o corpo funcionando corretamente.

As duas formas de metabolismo, anabólica e catabólica, formam e quebram, respectivamente, os compostos químicos orgânicos. O metabolismo catabólico é o responsável por queimar as células de gordura. Acelerar esse processo, portanto, ajuda a emagrecer.

Como acelerar o metabolismo

1. Faça várias refeições durante o dia

Pode parecer uma ótima ideia ficar horas sem comer para emagrecer. Mas o efeito é exatamente o contrário: quanto maior o intervalo entre uma refeição e outra, mais o organismo sentirá a necessidade de estocar calorias e economizar energia. Além disso, pode surgir um apetite frequente e a necessidade de alimentos mais calóricos.

Por isso, alimente-se pelo menos a cada 3 horas e opte por porções menores, mas suficientes para saciar o apetite.

Essa simples mudança de hábito alimentar ajuda a manter o metabolismo trabalhando e evita que o corpo acumule gorduras e calorias.

2. Consuma mais proteínas

As proteínas demoram mais para serem digeridas, o que é bastante benéfico. Elas mantêm a saciedade por mais tempo e ajudam na digestão, evitando que o corpo estoque calorias.

Por isso, inclua na dieta alimentos ricos em proteína: carnes sem gordura, peixes, frango, ovos, soja, grão-de-bico e vegetais escuros, como brócolis.

3. Tenha boas noites de sono

Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios é excelente, mas não subestime uma boa noite de sono. Além de ser importante para manter sua concentração no dia seguinte, dormir bem é fundamental para que seu organismo funcione corretamente.

Dormir pouco desequilibra as taxas hormonais do organismo, prejudicando o metabolismo das proteínas e carboidratos. A consequência é aumento do apetite e do peso, irritação, ansiedade e falta de disposição.

4. Faça exercícios com variação de intensidade

Exercícios aeróbicos e com intensidade intercalada também ajudam a acelerar o metabolismo.

A prática de HIIT (High-intensity interval training) é ótima nesse sentido. Nela, o praticante faz exercícios curtos e intensos muito eficientes para melhorar o condicionamento físico e queimar gordura. Um treino pode envolver flexões de braços, agachamentos, rotação com peso, escada de agilidade, corridas com diferentes intensidades, entre outros.

Suplementos que ajudam a acelerar o metabolismo

Inibidores de apetite

Os suplementos inibidores de apetite combatem a fome exacerbada, diminuindo o consumo de alimentos calóricos.

cactínea é um inibidor natural que possui uma substância chamada tiramina, que ajuda a controlar os níveis de glicose. Isso é importante porque “avisa” o cérebro que o corpo está saciado, controlando melhor o apetite. Possui, ainda, dois antioxidantes naturais (indicaxantina e balateína), que expulsam as toxinas do corpo e ajudam a acelerar o metabolismo.

Outro suplemento que tem efeitos positivos em acelerar o metabolismo é a garcínia. Rica em vitamina C, essa planta diminui o apetite porque mantém regulados os níveis de glicogênio, principal fonte de energia do organismo, evitando o aumento do apetite. Além disso, possui ácido hidroxicítrico, que reduz a absorção de gorduras e regula os níveis de carboidrato no corpo.

Termogênicos

Os suplementos termogênicos aceleram o metabolismo e eliminam a gordura do corpo, auxiliando no emagrecimento. Eles aumentam a temperatura corporal, o que torna o processo de queima de gordura muito mais rápido.

Os termogênicos geralmente levam cafeína na composição, que é conhecida por dar mais disposição e ânimo, além de diminuir o apetite e promover a utilização da gordura como combustível energético.

Diuréticos

Diuréticos naturais à base de extratos de ervas e folhas ajudam a retirar o excesso de líquidos do organismo. A retenção causa inchaço e impede que a definição dos músculos seja evidente. Por isso, é interessante utilizar os diuréticos como complementos à atividade física e alimentação.

Os suplementos devem ser indicados por um profissional de confiança, que vai avaliar seu caso e propor as melhores opções para as suas necessidades.

O que você achou deste post sobre acelerar o metabolismo? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões com a gente!

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up