Conheça o poder da liberação miofascial

homem fazendo liberação miofascial

Você encarou um dia intenso de trabalho e atividades físicas. Ao chegar em casa, foi surpreendido com fortes dores no corpo. O que fazer em uma situação dessas? Normalmente, as pessoas recorrem a relaxantes musculares. Mas você sabia que é possível resolver esse problema de outra forma?

A técnica de liberação miofascial tem dominado o mercado de atividades físicas e promete resultados incríveis para a diminuição de dores e tensões, além de prevenir o surgimento de lesões.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o poder da liberação miofascial e os seus benefícios neste artigo. Acompanhe!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é liberação miofascial?

A liberação miofascial é uma técnica especializada utilizada para relaxar e alongar os músculos. O procedimento tem sido muito usado para auxiliar os atletas antes e após a prática de algum exercício.

A palavra miofascial deriva dos termos mio (músculo) + fáscia (tecido). Isso quer dizer que esse método atua diretamente no alívio da tensão dessas regiões corporais.

Como a liberação é feita?

O procedimento pode ser feito por profissionais especializados, como fisioterapeuta, personal trainer, massoterapeuta ou quiropraxista. Nesses casos, a técnica é realizada através de uma massagem que pressiona pontos específicos do corpo, liberando o músculo e a fáscia.

Se você não tiver acesso a um local especializado, pode optar por realizar a auto-liberação, que pode ser feita em qualquer lugar com a ajuda de alguns equipamentos específicos para a atividade.

Nessa situação, o rolo de liberação miofascial é o mais indicado para o procedimento. Isso porque o acessório é prático de usar e é feito com um material firme, que ajuda a realizar os movimentos corretamente.

A aplicação da técnica é muito simples. Basta deslizar o rolo com pressão sobre os músculos, repetindo o movimento sempre que encontrar uma área dolorida.

Quais são os benefícios dessa atividade?

As atividades de liberação miofascial são muito indicadas pelos profissionais e oferecem diversos benefícios para os seus praticantes. Entre as vantagens da utilização da técnica, algumas ganham maior destaque e apresentam melhores resultados. Confira:

  • Melhora da flexibilidade e mobilidade;

  • Aumento da consciência corporal;

  • Alívio das tensões;

  • Diminuição de dores musculares;

  • Melhora a circulação e respiração;

  • Alinhamento corporal.

Quando posso realizar o procedimento?

Não existe um horário específico para a realização das massagens de liberação. Elas podem ser realizadas antes ou após os exercícios, trazendo benefícios para o corpo independente do momento em que é feito.

Se realizado antes do treino, a técnica aumenta a mobilidade e favorece a execução correta dos movimentos. Ou seja, ela prepara e ativa a musculatura para que a mesma seja trabalhada.

Caso você opte por fazer a liberação no pós-treino, ela contribui para o relaxamento da musculatura, diminuição das tensões musculares e prevenção do surgimento de lesões.

Legal, não é? Agora que você já conhece tudo sobre a liberação miofascial pode incluir a atividade em sua rotina de treinos e apresentar resultados ainda melhores! Lembre-se de sempre consultar um profissional antes de começar qualquer procedimento diferente. 

Está esperando o que para aproveitar todos os benefícios que a técnica tem a oferecer? Conheça também o nosso bastão de massagem para liberação miofascial e garanta já o seu!

Go up