Por que os médicos devem ter presença nas redes sociais?

Hoje em dia é fundamental que qualquer profissional, de qualquer área, entenda a influência das redes sociais. 

As redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, tornaram-se o meio ideal para que as pessoas possam espalhar seus pensamentos, opiniões profissionais e pessoais. 

É um meio para se manter perto dos pacientes e conhecer melhor as suas necessidades e preocupações em relação às suas doenças.

Um médico que sabe usar as redes sociais, é um médico adaptado ao século vinte e um. Além disso, saber usar o marketing direcionado para médicos pode trazer vantagens consideráveis em relação à concorrência.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Por que é aconselhável que os médicos tenham presença nas redes sociais?

Uma forma de poder entrar em novas áreas profissionais é estabelecer contatos com pessoas que estão fora dos nossos círculos mais imediatos. 

As redes sociais estão servindo como a passarela perfeita para que nossas profissões se globalizem de forma otimizada. 

Os profissionais médicos de muitas clínicas e hospitais em muitos lugares do mundo, estão estendendo sua influência graças às redes, e agora eles podem compartilhar e contrastar informações que antes levaria muito tempo e esforço.

É muito importante ter sempre em mente que tudo o que fazemos nas redes sociais é feito em função de constituir uma comunidade sólida, constante e conhecedora, que dinamize o conhecimento e os processos curativos. 

Dessa forma, oferecer conteúdo de qualidade no Instagram e no Facebook deve ser um dos pilares principais do médico.

Como melhorar o impacto nas redes sociais?

A seguir, vamos expor algumas dessas diretrizes que podem ajudá-lo a melhorar o seu impacto e presença nas redes:

  • Lembre-se que é fundamental que, na medida do possível, satisfaça as necessidades de informação da sua comunidade, que o faça de forma orgânica e regular. Também deve compartilhar os avanços da ciência e tecnologia ao serviço do bem-estar humano.
  • É determinante que você seja muito didático em suas publicações, você pode compartilhar informações do tipo dicas que ajudam a melhorar certos aspectos da vida e da saúde das pessoas. 
  • Mostre que sua profissão é algo integral em sua vida, que o profissional médico também é um profissional como pai, mãe, cidadão, pessoa. Um profissional abrangente é o que é exigido de todos; mostre aos seus pacientes que você não está apenas interessado em ajudá-los no consultório médico.
  • Não importa que profissão tenhamos, se é científica ou social; é essencial que você demonstre uma rica formação humana. Compartilhe conteúdo referente ao crescimento humano e pessoal, incite sua comunidade a reagir a este tipo de conteúdo, para que eles sejam assertivos e empáticos.
  • Aprenda a usar as informações que você adquire de seus pacientes através da rede social. Através dela você pode saber muito do que eles pensam e do que querem para suas vidas. Toda essa informação pode ser muito valiosa para ajudá-los.
  • É essencial que um profissional de medicina cuide muito bem de suas fontes, que saiba claramente de onde vem a informação que decide compartilhar. Por isso, procura partilhar resultados de investigação de universidades de prestígio e centros médicos reconhecidos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up