9 Dicas para ter uma noite de sono tranquila

Segundo os Cursos Online da área da saúde, o sono é algo vital para a saúde e o bem-estar físico e mental. É por isso que a privação do sono pode levar ao cansaço, letargia, baixo desempenho no trabalho e irritabilidade.

Distúrbios do sono são muito comuns e diversas pessoas desconhecem. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Sono, 36,5% dos brasileiros sofrem de insônia. Você não dorme o suficiente devido ao trabalho, escola, estresse, medicação, estilo de vida sedentário, etc.

Uma boa noite de sono requer preparação. Aqui está uma lição sobre como melhorar seu sono!

Vamos lá?

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1. Respeitar o horário de ir dormir

Em média, você precisa de cerca de 8 a 9 horas de sono reparador para ficar acordado no dia seguinte, então todos que precisam acordar cedo devem ir para a cama cedo, respeitando essas horas, mesmo nos finais de semana e feriados.

Uma excelente dica que você deve respeitar será a hora de dormir e de colocar um alarme no celular para lembrá-lo da hora de dormir. Além disso, para evitar dormir mais do que o recomendado e, assim, ficar acordado por mais tempo à noite, tende a ser interessante colocar o despertador sempre longe da cama, pois assim a pessoa tem que se levantar para desligar o alarme, o que é mais útil no final do dia, é fácil respeitar a hora de dormir.

2. Desligar a TV e outros aparelhos

Desligue a TV, o computador ou os dispositivos eletrônicos sempre pelo menos 30 minutos antes de dormir. O ideal é que as pessoas fiquem longe desses aparelhos, assim como celulares e videogames, pois estimulam o cérebro, deixam as pessoas mais ansiosas e interferem no sono.

Além disso, o relógio deve sempre ser colocado fora do quarto ou longe da cama, pois quando uma pessoa adormece e entende que não consegue dormir, tende a olhar para o relógio para saber o horário, que é outro causador de estresse, dificultando cair no sono adormecer.

Algumas pessoas são capazes de estimular o sono e dormir melhor quando ouvem alguns sons calmantes ou rítmicos, então coloque alguns sons ambientes.

3. Ler antes de dormir

Segundo os Cursos Online Gratuitos, o ideal é que as pessoas só fiquem na cama quando estiverem com sono, e antes disso, devem ficar de preferência no sofá, lendo em uma luz baixa. É importante priorizar a leitura de coisas que tragam uma maior paz e tranquilidade e evitar ler livros ou histórias que causem tensão e estresse, como notícias.

4. Crie um ambiente escuro

Antes de dormir, é importante desligar as luzes e acender apenas uma luz, de preferência amarela, pois facilita o sono, como mostra a cromoterapia. Como alternativa às luzes, você pode acender velas. O objetivo é sempre tornar o quarto tão confortável que estimule o sono e lhe proporcione uma boa noite de sono.

5. Tire uma soneca depois do almoço

Um cochilo de cerca de 10 a 30 minutos após o almoço deve ser suficiente para relaxar sem atrapalhar seu sono noturno. Destacamos que os cochilos que são muito longos não devem ser tirados durante o dia, eles tendem a comprometer o sono. Cochilos são indicados para bebês e crianças menores de 4 anos.

6. Exercite-se regularmente

Fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia, de preferência antes das 21h, pode ser algo muito benéfico para o corpo, pois o corpo gasta mais energia ao se exercitar, aumentando a necessidade de uma noite de sono. Como, por exemplo, alguém que tenha problemas para ir à academia, possa caminhar ou andar de bicicleta.

A atividade física depois das 9h da noite não é recomendada, pois pode ter o efeito oposto, pois em curto prazo, o exercício aumenta o humor e, portanto, afeta aumenta a adrenalina, aumentando a adrenalina.

7. Evite café 6 horas antes de dormir

Bebidas estimulantes, como cola, café, chá preto, entre outros devem ser evitadas 6 horas antes de dormir, pois a pessoa pode estar mais acordada e ter dificuldade em adormecer. Além disso, você deverá sempre evitar comer muito durante o jantar.

Sempre quando for possível, a pessoa deverá sempre escolher uma bebida propícia ao sono, como um copo de leite morno ou um copo de vinho tinto.

8. Beba chá antes de dormir

Uma xícara de chá calmante antes de dormir pode ajudar a promover o sono e dormir melhor. Exemplos de chás com essas propriedades são os de valeriana, maracujá, erva-cidreira, camomila ou lavanda. Aprenda a preparar um chá calmante.

9. Use óleos de relaxamento

O uso de óleos essenciais tem um efeito relaxante e calmante, pois quando a respiração profunda é realizada com óleos essenciais, permite que o cérebro receba cada vez mais oxigênio e estimula a produção de hormônios que promovem boas sensações e relaxamento, o que favorece o sono.

Com o objetivo de aproveitar os óleos, basta aplicar em média de 2 a 3 gotas no travesseiro ou pijama antes de se deitar. Alternativamente, esses óleos também tendem a ser colocados em um ambiente ou pulverizados em uma sala.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up