Que cuidados devo ter ao elaborar uma dieta alimentar?

Uma dieta saudável tende a oferecer ao corpo as quantidades fundamentais de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e água.

Além deste conselho geral, é necessário prestar atenção à dieta.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Dieta

Para uma alimentação saudável, os Cursos Online recomendam-se:

  • Coma vegetais, frutas e vegetais sazonais, pois geralmente são mais frescos e mais baratos;
  • Escolha uma variedade de alimentos para garantir uma alimentação balanceada de nutrientes, vitaminas, água e minerais;
  • Dá-se preferência aos produtos naturais;
  • Se não puder evitar alimentos processados, coma-os em pequenas quantidades e não os repita por vários dias.

Higiene

A higiene é algo que trata dos cuidados com a alimentação. A água utilizada para beber e preparar alimentos precisa ser filtrada para remover possíveis resíduos e verificar se é proveniente de uma estação de tratamento. Caso contrário, ela também deve ser fervida, pois o simples resfriamento da água não eliminará resíduos e microorganismos que possam estar presentes.

Frutas e vegetais devem ser bem lavados antes de serem consumidos, pois podem transportar microrganismos, ovos de parasitas ou resíduos de pesticidas. O cozimento pode eliminar as larvas de parasitas causadores de doenças que podem estar presentes na carne, como as larvas de tênia. Portanto, é necessário evitar comer carne mal cozida ou mal cozida.

A palavra pasteurização deve sempre ser verificada no momento da embalagem do leite, pois este é o melhor conselho. Qualquer outro tipo deverá sempre ser fervido antes de servir.

É importante sempre lavar os utensílios usados com o objetivo de preparar e servir os alimentos: panelas, pratos, talheres, entre outros. Lave sempre com sabão e água corrente. Você também deve desenvolver o hábito de lavar as mãos com sabão antes das refeições com o objetivo evitar doenças graves, como cólera e doenças parasitárias.

Além dos cuidados e higiene mencionados acima, existem algumas dicas fundamentais para uma alimentação saudável: mastigue os alimentos, evite alimentos condimentados (sal, pimenta etc.), não coma demais e coma regularmente.

Preservação de alimentos

É importante adquirir o hábito de verificar o estado da sua comida. Se algum alimento estiver em mau estado, não deve ser consumido.

Por exemplo, os sinais para saber se um peixe está em boas condições de alimentação são: guelras vermelhas (guelras), olhos brilhantes e escamas duras. Todos os tipos de carne em bom estado têm uma cor natural e consistência firme.

Calcule a quantidade de comida

É muito importante sempre considerar o número de refeições por dia, que deve ser de 4 a 6. Durante o dia, os pacientes não devem pular três refeições: café da manhã, almoço e jantar.

Além destes, deve-se considerar também o intervalo entre os lanches: lanches da manhã, da tarde e da noite.

O valor energético total é estimado levando em consideração a atividade do paciente. As refeições devem conter até 40% do VET e as refeições intermediárias devem conter 15%.

Inclua todos os grupos de alimentos em sua dieta

A pessoa sempre deverá comer com moderação. A dieta deverá conter proteínas, vitaminas de frutas e vegetais e carboidratos para energia.

Afinal, você não quer que seus clientes se sintam fracos realizando suas tarefas do dia a dia. Então, calcule tudo corretamente, seguindo os princípios das regras de Cursos Online da área da alimentação.

Use ferramentas com o objetivo de criar uma dieta completa

Uma boa dica é usar ferramentas que ajudem a criar uma alimentação equilibrada e saudável. Um deles é o software nutricionista. Ajudando-o a calcular automaticamente medidas, gasto energético, massa muscular e outras informações vitais de acordo com protocolos aceitos.

Além disso, o software disponibiliza um banco de dados com diversas sugestões de cardápios e substituições de alimentos que auxiliam em todas as etapas da assistência à saúde, pois por meio do aplicativo ajuda a verificar o consumo alimentar do paciente.

Dessa forma, aqueles que buscam orientação nutricional são apoiados durante o aconselhamento, planejamento do preparo dos alimentos e cuidados posteriores.

Crie um cardápio semanal

Um cardápio equilibrado tende a ser aquele que inclui todos os grupos de alimentos. Para almoço e jantar, aqui vão algumas dicas:

Carboidrato

Você pode recomendar arroz integral ou macarrão, polenta ou tapioca cozida. Você simplesmente não pode misturar carboidratos.

Salada (legumes tipo A)

Escolha entre alface, escarola, rúcula ou salada de agrião. Porém deve ter cuidado com temperos e molhos. Também é importante cuidar do sal.

Legumes (vegetais do grupo B)

Cenoura, rabanete, beterraba ou abóbora são excelentes opções de vegetais do tipo B para adicionar à sua dieta. Basta apontar para a medida correta.

proteína

Os pratos principais devem conter proteínas. Escreva um rosbife, peito de frango ou de peixe.

ferro

Fonte de ferro é o feijão. Combate a anemia e não deve ser excluído da dieta do paciente.

fruta

A fruta pode substituir os doces pela sobremesa. No caso das maçãs, é ideal comer com casca, pois ela é rica em fibras, o que ajuda no auxilio do funcionamento do intestino.

Combine alimentos para uma dieta

As duas refeições importantes são: almoço e o jantar. O café da manhã e lanches durante o dia, a principal refeição é agradar o paladar e a saúde.

Aqui, damos alguns conselhos sobre como você pode combinar esses alimentos para garantir que seus pacientes tenham uma dieta nutritiva e saborosa. Verificar:

Almoço

  • Primeira opção: Arroz integral,brócolis, feijão, rosbife, cebola, alface e salada de tomate.
  • segunda opção: Massa integral, peito de frango, rúcula e tomate cereja.
  • terceira opção: Arroz integral, feijão, couve refogada e omelete de cebolinha.
  • quarta opção: Bacalhau assado com batatas, alface iceberg e sementes de chia.

Jantar

  • primeira opção: Salada de folhas verdes, tomate, beterraba, cenoura, arroz e atum.
  • segunda opção: 7 grãos de arroz, carne moída com feijão verde, agrião com tomate e cenoura.
  • terceira opção: Purê de Batata Doce, Almôndegas Grelhadas, Salada de Rúcula com Tomate Cereja e Ervilhas.
  • quarta opção: Purê de tapioca, brócolis, filé de frango, cenoura e beterraba ralada e brócolis no vapor.

Exclua alimentos ricos em gordura da sua dieta

Uma dieta saudável exclui alimentos gordurosos e salsichas (salame, mortadela e salsicha). Evite creme azedo e preparações que contenham manteiga e óleo.

Não recomende carboidratos com alto índice glicêmico, como alimentos feitos com farinha.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up