Aprenda a usar o Instagram como ferramenta de divulgação da sua academia

Desde que as redes sociais se tornaram, praticamente, aplicativos obrigatórios para quem deseja alcançar público e se posicionar no ambiente online, empreendedores passaram a utilizar essas plataformas para divulgação da sua academia, ou qualquer que seja o empreendimento.

De uma forma mais particular, qualquer pessoa que use um smartphone provavelmente está familiarizada com o Instagram, um aplicativo de rede social cujo objetivo é publicar fotos e vídeos 

No entanto, usar o Instagram para se divertir e usá-lo para negócios são dois casos completamente diferentes.

Assim, é necessário verificar as formas de usar a plataforma como uma aliada. Inclusive, devido a importância da rede, cada vez mais negócios investem nela e até mesmo empreendedores do setor de aluguel de empilhadeira passaram a explorar o aplicativo.

Com isso, o Instagram ajuda a empresa a se destacar e encontrar novos leads, isto é, cliente em potencial, fazendo com que a rede social seja tratada como uma ferramenta poderosa de divulgação da sua academia.

Existem inúmeras maneiras de utilizar essa plataforma de rede social de forma orgânica e, rapidamente, aumentar seus seguidores, demonstrar sua experiência e representar sua marca, principalmente nessa área que é favorecida pelo aspecto visual da rede.

Sendo assim, vale aprofundar nesse assunto e descobrir algumas dicas e práticas recomendadas para usar o Instagram para o seu negócio de fitness e bem-estar.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é o Instagram?

A palavra Instagram vem de “Insta” de instantâneo e “gram” de telegrama, em homenagem a câmeras instantâneas e telegramas, sendo desenvolvido como um aplicativo para celulares em 2010, por dois amigos interessados em comunicação e tecnologia, Mike Krieger e Kevin Systrom.

Uma função que catapultou mais o Instagram foi a capacidade de fazer filtros, incluindo pessoas dentro de um centro de usinagem, mesmo não estando, o que gerou a tendência do “selfie”, isto é, tirar uma foto encarando a câmera dos celulares. 

O Instagram foi evoluindo e se juntou ao Android, pois originalmente pertencia apenas ao iOS, dando-lhe um certo status de aplicativo, sem falar que, no sentido literal, era apenas um aplicativo móvel. 

Mais tarde foi comprado pelo Facebook, e posteriormente Meta, que assumiu muitas das funcionalidades, incluindo uma das mais recentes: os Reels e as stories.

Como usar o Instagram na sua academia

O Instagram ajuda você a se conectar com outras pessoas que têm um interesse comum, o que é uma vantagem para seu centro de treinamento ou academia com uma balança comercial para medir o peso dos clientes.. 

Se o seu negócio é fitness, com certeza você deve compartilhá-lo lá, pois você será uma referência e, com o uso das ferramentas deste aplicativo, você pode ser visto e conhecido mundialmente.

Atividades como tirar selfies e criar vídeos curtos, onde você explica os exercícios na academia, são apenas o começo.

Você deve fortalecer seu negócio aproveitando o escopo que isso pode gerar para você. 

Criar hashtags (#) com palavras que filtrem seu nicho de mercado, seguir outros que seguem o tema fitness, fazer CTAs (Call To Action), ou seja, chamada para ação, para treinar e, em geral, fazem da divulgação da sua academia por meio de experiências próprias..

Mude para um perfil comercial do Instagram 

Antes de seguir para as dicas que podem ajudar a fazer a divulgação da sua academia de forma correta, vale destacar que uma conta comercial no Instagram oferece ferramentas e recursos extras, como:

  • Anúncios pagos;
  • Categoria para sua conta;
  • CTA por e-mail em seu perfil;
  • Insights pessoais.

Isso significa que você pode usar postagens promovidas para aumentar o alcance do seu perfil e gerar novos leads, desde que seja o proprietário das chaves de segurança exigidas para o acesso ao aplicativo.  

A conta comercial também oferece acesso a análises, que você pode usar para acompanhar seu crescimento e engajamento. 

Verifique os insights de postagem para analisar qual conteúdo funciona melhor para seu público e escolher os horários de postagem.

5 estratégias para divulgação da sua academia

Existem formas de melhorar a experiência de seus usuários e engajamento, cujo conceito se refere à experiência de seus usuários com sua conta do Instagram, ou seja, a qualidade e o comprometimento com que você oferece conteúdo.

A seguir estão dispostas 5 estratégias que você deve aplicar para impulsionar o Instagram para divulgação da sua academia.

  1. Preencha seu perfil

Para começar, você deve ter um perfil completo do Instagram, onde você descreve os dados que correspondem ao seu empreendimento. 

Coloque as preferências da sua academia para serem detectadas por mais pessoas, de acordo com o seu cliente, e assim tenha uma estratégia de marketing impulsionada pelo seu Instagram.

Outro aspecto é o uso do link correspondente ao seu Instagram, e a sincronização com sua conta do Facebook e Twitter. 

Aproveite esta função que lhe dá o compartilhamento nas redes sociais, seja para falar sobre alimentos saudáveis preparados em churrasqueira pré moldada, ou atividades físicas que podem encontrar seguidores nessas outras plataformas sociais. 

O objetivo de ter maior alcance é torná-los clientes em sua academia, além de torná-lo conhecido e fidelizá-los.

  1. Use o planejamento para o seu Instagram

Mantenha um calendário de postagens, onde você pode planejar o que vai mostrar e em que horário, além das possibilidades que o Instagram oferece, e a facilidade de variação de conteúdos. 

Para poder planejar corretamente as postagens do Instagram da sua academia, você deve ser preciso como um profissional dentro de um laboratório que utiliza ensaio de dureza, sempre focado em:

  • Anotar suas ideias;
  • Antecipar seu conteúdo;
  • Aproveitar os aplicativos que permitem agendar postagens; 
  • Dividir as postagens por categorias;
  • Ter sua marca definida.

Use histórias, fotos, banners, vídeos e ilustrações, explorando a criatividade, e sempre lembrando que dedicação e esforço são necessários para manter o público atualizado e informado sobre sua academia. 

  1. Use hashtags relevantes 

Hashtags são ótima, pois elas ajudam as pessoas a descobrir seu conteúdo no aplicativo. 

Se você não tiver certeza de quais hashtags usar, comece investigando o que seus concorrentes estão fazendo, ou o que outras marcas no espaço fitness estão usando. 30 hashtags por post é o padrão para a plataforma. 

Embora hashtags genéricas como #fitness e #personaltrainer sejam boas, hashtags específicas são melhores, e por isso você pode pensar em usar sua própria marca, ou um slogan curto seguido da hashtag.

Tente incluir hashtags de localização, mesmo que seja sob galpões de lona, a partir de uma lista em uma planilha, experimentando várias hashtags diferentes para ver quais funcionam melhor. 

Você pode até criar sua própria hashtag exclusiva para compartilhar em todas as suas postagens e incentivar seus clientes a usá-la também. Ou use hashtags que são comumente usadas em sua comunidade. 

Isso pode ser uma ótima maneira de construir sua marca e com o tipo certo de seguidores que você está procurando. 

Além disso, se você não quiser que sua legenda inteira seja preenchida com hashtags, coloque-as na seção de comentários. 

Um truque útil é manter uma cópia das hashtags mais usadas na seção de notas do celular. Quando chegar a hora de usá-los, basta copiá-los e colá-los nos comentários da foto, editar conforme necessário, adicionando ou removendo certas hashtags.

  1. Explore os stories do Instagram

As histórias, ou stories, como são conhecidos no aplicativo, fazem parte das ferramentas do Instagram, assim como a guilhotina industrial faz parte da linha de produção de muitas indústrias.

São posts que duram 24 horas, ajudando a mostrar sua academia de forma real, e diretamente como configuração do espaço disponível e das pessoas fazendo exercícios. Nesse caso, são aplicadas imagens, vídeos curtos e até texto. 

Os filtros do Instagram proporcionam melhor qualidade de imagem, aspecto que você deve cuidar nessa rede.

Aproveite os filtros; eles podem dar um estilo único a tudo que você carrega.

  1. Crie colaborações com influenciadores

Os influenciadores são aquelas pessoas que têm uma presença muito forte em diferentes redes sociais, neste caso, no Instagram.

Como aqui se trata do setor do fitness, essas pessoas devem fazer parte de todo esse mundo saudável, pois isso certamente pode ajudar você a fortalecer sua academia publicando algo que as relacione. 

Criar essas colaborações e combinar algumas postagens com elas faz com que seus seguidores vejam sua academia e, quem sabe, queiram fazer parte de sua comunidade.

Os Instagramers também são influenciadores. Se eles compartilharem seu conteúdo ou você colaborar com eles de alguma forma, você pode crescer em seguidores, sua academia pode chamar mais atenção.

Conheça o seu público-alvo ideal

Essa não é uma dica, mas uma necessidade para todo e qualquer empreendedor. O público-alvo é aquele cliente ideal com quem você quer fechar uma venda, ou seja, as pessoas que querem treinar na sua academia, e que investigam as redes em busca daquele espaço ideal. 

É aí que o seu Instagram desempenha um papel determinante. Se você usar as estratégias para aprimorar o Instagram para divulgação da sua academia, você pode conseguir atingir seu público-alvo.

Seu objetivo é alcançar conversão e fidelidade, processos que significam converter seguidores em clientes e também permanecer fiel a você. 

Você vai se divertir no processo, vai se identificar como líder de negócios e empreendedor, e se acostumar a gerar conteúdo para sua academia, seja por meio de fotos, stories, vídeos, em geral, proporcionando sempre  informações de valor para seus seguidores.

Conclusão

O setor de fitness está em franca expansão, e mesmo com um cenário mundial se refazendo após uma epidemia de escala global causada pela COVID-19, a incerteza não afetou, de fato, o mercado de fitness.

O público fitness chegou para ficar, e seu papel nele é divulgar sua academia e impulsionar suas vendas contando com a ferramenta Instagram.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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