Aprenda a ler rótulos para saber exatamente o que você está levando para casa

O acesso à informação é algo importante e transforma a vida das pessoas, dando mais consciência sobre diversos assuntos. É fundamental que se aprenda a ler rótulos para entender melhor o que você consome e assim, transformar a sua rotina.

Quando se está com fome, a vontade de comer algo delicioso sempre fala mais alto. Seja um biscoito ou uma barrinha de cereal, é importante conhecer os ingredientes e tudo que envolve a fabricação desses alimentos.

Até os produtos considerados saudáveis e inofensivos à saúde, podem esconder perigos que as pessoas desconhecem. Deste modo, saber o que está presente nas embalagens de comida que você consome diariamente é algo que transforma a sua vida.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que a regulamentação determina?

No Brasil, o órgão que regulamenta a legislação de rotulagem dos alimentos é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por fiscalizar se os consumidores têm acesso a todas as informações relevantes para a saúde.

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição, em 2019 a ANVISA aprovou atualizações importantes a respeito das normas de rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

A ideia da proposta aprovada é que alimentos com alto teor, por exemplo, de sódio, açúcar ou gordura saturada adicionada, receberão uma ilustração de lupa preta nas suas embalagens para ressaltar essa informação.

Conforme a ANVISA, essa ilustração foi escolhida por conta da relação com problemas de saúde pública como diabetes, doenças cardiovasculares e outras condições crônicas.

As mudanças não se limitam apenas aos rótulos que ficam na parte da frente das embalagens. 

A novidade também determina que sejam apresentados a quantidade de nutrientes presente nos alimentos por 100 ml (no caso dos líquidos) ou 100g (no caso dos sólidos).

Essa modificação é uma tentativa de facilitar a vida dos consumidores no momento de fazer uma comparação entre os produtos.

No entanto, entender as informações presentes nos rótulos, não é uma tarefa fácil, assim como organizar um orçamento obra residencial.

Isto posto, entender e aprender a ler rótulos, tanto a parte nutricional quanto os ingredientes presentes na composição é uma maneira de fazer boas escolhas para consumir no seu dia a dia.

Por que é tão importante entender os rótulos dos alimentos?

Saber ler as informações dos rótulos dos alimentos e produtos que você consome no dia a dia é importante, porque, isso ajuda a realizar escolhas mais conscientes, desde as compras no supermercado até o momento do consumo.

Os rótulos presentes nos produtos e alimentos atuam como uma forma de comunicação entre as mercadorias e os consumidores. É por meio deles que as pessoas conhecem melhor o que está presente nas latas, caixas e nas embalagens.

Como compreender melhor os rótulos?

Entender os rótulos é algo tão importante saber a respeito dos processos de administração de condomínios. Sendo assim, entender os conceitos presentes nos rótulos são formas de tornar o processo de escolha mais simples.

Geralmente, os rótulos são divididos em duas partes: informações nutricionais e lista de ingredientes presentes na composição, além de outros dados relevantes como lote, prazo de validade, entre outros.

Lista de ingredientes

O nome já diz tudo. A lista de ingredientes consiste em mostrar todos os itens utilizados na fabricação dos alimentos que serão consumidos pelas pessoas.

Um detalhe importante de conhecer é que a ordem em que os ingredientes aparecem conforme o peso, ou seja, se o açúcar está em primeiro lugar na lista, isso significa que o alimento tem mais açúcar do que outros ingredientes.

Outro ponto que deve ser observado é com relação às palavras “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” que aparecem nos rótulos. Isso quer dizer que o alimento possui gordura trans, mesmo que na tabela nutricional do alimento apareça com 0g.

A lista segue uma ordem decrescente, ou seja, o primeiro item que aparece é o que está em maior quantidade e o último em menor.

Verificar a composição de ingredientes presentes nos alimentos que consumimos diariamente é algo tão importante quanto contratar as melhores empresas de manutenção de elevadores para o seu prédio, assim é possível manter a segurança.

Prazo de validade

Os produtos que possuem validade inferior a três meses, por exemplo, devem ter essa informação no rótulo para que os consumidores tenham noção e assim decidam se vão ou não levar o produto.

É fundamental ter pelo menos o dia e o mês do vencimento. Já os produtos que possuem mais de três meses de validade é necessário ter a informação do mês e ano do vencimento.

Verificar o estado das embalagens é uma dica importante no momento da compra. Se houver danos como:

  • Ferrugem;
  • Amassados;
  • Inchaço;
  • Violações.

Ao encontrar estes ou outros problemas nas embalagens, não adquira o produto.

Com relação aos produtos congelados, é necessário observar se as embalagens estão muito úmidas ou com cristais de gelo na parte interna. 

Isso pode indicar que a refrigeração dos alimentos no estabelecimento não foi constante e que os produtos sofreram um descongelamento.

O cuidado com o armazenamento dos alimentos é algo importante.

Ou seja, é importante verificar se o supermercado ou local que você realiza a sua compra possui móveis com estrutura de ferro e ótimos refrigeradores que garantem a proteção ideal para os rótulos e embalagens dos alimentos.

Origem

A origem do produto é outra informação que deve estar presente no rótulo, indicando quem é o fabricante e onde o produto foi fabricado.

Essas informações são importantes não só para conhecer melhor a procedência de uma mercadoria, avaliando a distância percorrida até chegar na gôndola do mercado. Quanto maior o deslocamento, maiores são os custos ambientais e de transporte dos produtos. 

Lote

Esta é uma referência importante, já que permite uma rastreabilidade dos processos produtivos. Se o produto apresentar algum problema, esse controle da produção possibilita analisar se a ocorrência foi algo pontual ou que abrange todo o lote.

Essa informação do lote é relevante no segmento alimentar, mas pode ajudar a verificar a procedência da produtividade, por exemplo, de uma plataforma elevatória preço.

Tabela nutricional

As informações dos nutrientes presentes nos alimentos são expostas em uma tabela que informa as quantidades de cada nutriente conforme a porção estabelecida.

A primeira coisa a ser observada o rótulo de um alimento é o tamanho da sua porção indicada.

A maioria das porções indicadas nos rótulos é em medidas caseiras, ou seja, em xícara, colher, copo, unidade e fatia. 

É importante verificar que diversas embalagens possuem mais de uma porção, por isso os valores não costumam ser referentes a todo o conteúdo da embalagem.

Outro ponto importante a ser observado é que não é sempre que as pessoas vão comer a quantidade que corresponde a uma porção.

Um exemplo: se uma porção de arroz é de meia xícara e você durante o preparo usa uma xícara inteira, a quantidade corresponde a duas porções. 

Isso significa que pode ser necessário fazer ajustes nas quantidades dos nutrientes, assim como as mudanças na decoração apartamento.

Um jeito interessante e prático de fazer a leitura da tabela nutricional é pensando sempre em escolhas mais saudáveis para a sua vida. Os itens que costumam aparecer na tabela são:

Porção

Corresponde a quantidade média do alimento a ser consumido por uma pessoa, visando sempre uma alimentação saudável.

Valores de referência

Cada nutriente presente no alimento possui um valor diferente se calcular a %VD (Valores Diários). Os valores utilizados atualmente são:

  • Valor energético: 2.000Kcal / 8.400KJ;
  • Sódio: 2.400mg;
  • Fibra alimentar: 25g;
  • Gorduras totais: 55g;
  • Gorduras saturadas: 22g;
  • Carboidratos: 300g;
  • Proteínas: 75g;
  • Não há valores para gorduras trans.

Percentuais de valores diários

Indica a energia dos nutrientes e a energia que a porção representa, considerando uma dieta de 2.000 calorias.

Estas informações são muito importantes no momento de analisar o rótulo e podem influenciar nas escolhas dos consumidores. Os dados têm um poder considerável no momento de escolher, seja um alimento no supermercado ou os serviços de topografia.

O que significa cada componente na tabela nutricional?

Conhecer e entender melhor cada item da tabela é outro ponto que ajuda a ler melhor os rótulos.

Os principais são:

Valor Energético

Corresponde a quantidade de energia que o nosso corpo produz, a partir do consumo de gorduras, carboidratos e proteínas. Pode ser expresso em forma de quilocalorias (Kcal) ou quilojoules (KJ).

Carboidratos

Componentes dos alimentos que podem fornecer energia para as nossas células, principalmente para as células presentes no cérebro que são encontradas nas farinhas, arroz, mel, massas, entre outros.

Gorduras totais

As gorduras são consideradas a principal fonte de energia para o corpo e ajudam na absorção de vitaminas.

Fibra alimentar

Presente em alimentos de origem vegetal, a ingestão de fibras é essencial para um bom funcionamento do intestino e ajuda a retardar a digestão dos alimentos, promovendo maior saciedade.

Outros componentes importantes nos rótulos consistem em sódio, proteínas, gorduras saturadas e trans, entre outros.

Portanto, saber ler corretamente as informações dos rótulos dos alimentos e das embalagens proporciona muitos ganhos, essa importância se assemelha à leitura de um contrato de escritórios de arquitetura

Ler as informações dos rótulos dos alimentos e das embalagens é de extrema importância para ter mais consciência na escolha dos produtos, mais qualidade de vida e muitos benefícios.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up