Entenda como fazer marketing para academias

Todos os ambientes empresariais carecem do investimento em marketing, como uma questão de obter melhor desempenho no mercado, assim como maior visibilidade. No caso do marketing para academias, o cenário não é diferente. 

Cada vez mais, as pessoas estão pensando em como cuidar da sua saúde e enxergam na academia uma excelente oportunidade para isso acontecer. 

Atualmente, as academias oferecem diversos serviços, desde atividades de musculação, aulas de dança, exercícios aeróbicos, crossfit, aulas de natação, aulas de luta, dentre outros. 

Com o aumento da concorrência, as academias precisam pensar em um diferencial e isso pode ocorrer por meio do marketing. 

Dessa forma, é essencial pensar em pontos de melhoria dentro da academia, pensando por exemplo na manutenção de elevadores e de outros pontos, assim como nas formas de divulgação do conteúdo. 

Vamos conhecer mais a seguir! Prossiga com a leitura deste artigo e obtenha informações. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Entenda o marketing para academia

O primeiro passo é entendermos como funciona o marketing para academia. Nesse sentido, ocorrem ações de divulgação em serviços que estão relacionados à área fitness. 

Com isso, as empresas conseguem conquistar novos clientes, assim como reter alunos e posicionar sua marca no mercado. 

Existem várias ações de marketing que podem ser implementadas no ambiente empresarial.

Isso vai desde uma decoração mais chamativa, inserção de logotipo, um projeto elétrico residencial bem elaborado e acolhedor, a distribuição de brindes e até mesmo, descontos em planos. 

Mas, também existem estratégias que podem atingir o setor de anúncios tanto nas mídias online, como em espaços offline. Além disso, é possível publicar o conteúdo dentro do site, assim como em blogs e redes sociais da sua academia. 

Como existe uma gama de possibilidades que podem ser implementadas, nesse artigo, falaremos algumas dessas estratégias. Acompanhe a seguir! 

Crie um plano de marketing para sua academia

É muito importante investir no planejamento e na criação de um plano de marketing, pois isso contribui para a divulgação do seu negócio e para o sucesso na área fitness. 

Existem alguns pontos que não podem faltar! Fique atento a seguir. 

  1. Identifique o público-alvo

É muito importante realizar a identificação do público-alvo, entendendo quem é o perfil do seu consumidor. Ou seja, quem é um cliente potencial para sua academia? 

Por isso, é essencial entender alguns dados demográficos ligados à faixa etária, gênero e localização, assim como aspectos comportamentais, ligados a hábitos de consumo e necessidades. 

Sem conhecer o público, nenhuma estratégia elaborada pela empresa dará certo porque a comunicação não será efetiva. 

  1. Estude o mercado

Dentro do mercado fitness é possível entender as formas de compreender o segmento, mapeamento das tendências, assim como identificar as concorrências. 

O estudo de mercado é importante porque ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como as potencialidades que podem ser exploradas. 

Esse estudo da empresa deve envolver os gestores da empresa, levando em conta aspectos que levem a análise de dados e da concorrência. 

Cada negócio deve ser avaliado, por exemplo, um solo grampeado, uma loja, um supermercado, uma loja de móveis e até mesmo a academia também envolvem o estudo de mercado. 

Ou seja, esse é um estudo que envolve conhecimento técnico, mas também, uma análise do mercado e dos dados. 

  1. Defina objetivos para as ações 

Os objetivos das ações são essenciais para que um plano de marketing funcione bem. Isso vale não somente para a academia, mas para qualquer negócio. 

Por exemplo, uma empresa de transporte de congelados também precisa lidar com o fato de entender onde quer chegar, ou seja, seus objetivos. 

No caso de uma academia, é importante identificar o percentual de alunos que você pretende aumentar em um determinado período de tempo, o índice de fidelização, assim como as estratégias implementadas.

Com os objetivos definidos, fica mais fácil conseguir mapear as estratégias das ações que serão feitas. 

Por exemplo, em alguns casos, a empresa precisa se expandir e alugar sala comercial para fazer negociações e até mesmo, para instalar novas atividades. 

Esse planejamento deve ocorrer a partir da definição dos objetivos da empresa, assim como de uma definição de onde se quer chegar e quais são as ações para que isso ocorra. 

  1. Invista em mídias sociais 

Uma das estratégias de uma academia é realizar o investimento em mídias sociais, assim como escolher canais de comunicação para a realização de campanhas da academia. 

Como exemplo, podemos listar as redes sociais, assim como os sites, outdoors, os canais de TV e até mesmo emissoras de rádio. 

Hoje em dia, não dá para pensar em estratégias de comunicação sem trabalhar com o ambiente virtual. 

Por isso, é essencial que a empresa conheça os canais de comunicação e consiga analisar qual é a melhor estratégia que deve ser empregada para cada rede, respeitando suas particularidades e linguagem. 

Vários aspectos podem ser divulgados em suas redes sociais, desde a ideia de ofertar descontos e promoções, até um dia de fechamento por meio da realização da dedetização valor ou da manutenção de equipamentos. 

Dicas de marketing para atrair mais alunos 

Existem algumas dicas de marketing para que você consiga atrair mais clientes para sua empresa de construtoras em SP, assim como em sua academia. 

Para lhe ajudar, inserimos a seguir algumas dicas! Acompanhe os detalhes no decorrer do artigo. 

  • Conheça quem é seu aluno;
  • Crie personas;
  • Realize eventos;
  • Invista em redes sociais e no ambiente digital;
  • Crie parcerias;
  • Faça remarketing.

Público e persona

O primeiro passo, como já dissemos brevemente neste artigo, é conhecer o seu seu aluno. É necessário obter informações que vão além da parte básica, compreendendo quais são seus gostos, preferências, hobbies e locais que frequentam. 

Nesse processo, é comum que sejam criadas personas, que são personagens fictícios, que servem para mostrar um perfil de público ideal.

Ou seja, você atribui um nome, idade, moradia, classe social, objetivos e desafios para esse personagem. Uma dica é aproveitar os alunos que estão matriculados em sua academia para servir como uma base desse personagem. 

Quanto mais real e próximo à pessoa, mais chances de sucesso dentro de uma estratégia de comunicação. 

Para criar as personas, assim como para delimitar um público-alvo, uma academia deve trabalhar em cima de estratégias de comunicação, por meio da criação de um logotipo e identidade visual. 

Eventos (e parcerias)

As pessoas precisam conhecer sua marca e essa é uma forma de promover a visualização.

A realização de eventos pode ser uma boa estratégia para atrair e conquistar o público-alvo, assim como para promover a empresa. 

Esses eventos podem ser promovidos para captar clientes, para fidelizar as pessoas que estão ligadas à marca, assim como convidar parceiros e influenciadores a participarem. 

A criação de parcerias é essencial porque isso contribui para que você publique seu conteúdo nas redes sociais deles, assim como em sites. 

Essa é uma forma importante de reforçar a autoridade da marca, assim como de trazer um diferencial para sua marca. 

Redes sociais 

Precisamos falar também do investimento em redes sociais, assim como em sites. Entenda que atualmente, as pessoas estão nessas redes, por meio da busca de conteúdo e até mesmo para acompanhar o dia a dia de pessoas que são referência.

Dessa forma, é essencial que sua empresa realize o planejamento de conteúdo para as redes sociais, seja por meio do Instagram, Facebook, Tiktok e até mesmo, o Youtube. 

O investimento pode ocorrer por meio de campanhas publicitárias nas redes sociais, assim como no Google. Para isso, é necessário que a equipe de marketing consiga definir aspectos como:

  • Público-alvo;
  • Duração da campanha;
  • Valor destinado por clique;
  • Abrangência da campanha;
  • Valor destinado ao total da campanha;
  • Resultados esperados. 

Depois é essencial que exista uma avaliação e mensuração de resultados, para identificar se tudo ocorreu de forma correta ou se ajustes precisam ser feitos. 

Remarketing

Outro ponto que é importante identificarmos é a questão do remarketing.

Essa é uma estratégia de marketing que é voltada para atrair novamente um cliente em potencial para sua marca. 

Ou seja, pode ser um ex-cliente da sua academia, que por algum motivo abandonou a atividade. Dessa forma, é possível que a empresa tente captá-lo novamente por meio de ligações e envio de email marketing.

Esse email pode conter elementos de melhorias realizados na academia, seja por meio de uma gestão condominial adequada, climatização, bons equipamentos e profissionais qualificados, até os descontos que podem ser oferecidos para quem quiser voltar para a empresa. 

Dessa forma, sua empresa consegue garantir uma melhora no mercado, assim como um diferencial, levando em conta a aplicação de estratégias de marketing para o negócio. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up