Entenda como o estresse pode afetar a sua pele e quais os cuidados para reverter os sinais

Uma rotina excessivamente ocupada pode trazer muitos prejuízos à saúde física e mental. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o estresse pode afetar sua pele.

O estresse pode ser visto como um mecanismo do corpo para que possamos reagir com mais rapidez e força em situações perigosas. Assim, é um sentimento natural para a manutenção da sobrevivência, desde que não seja frequente e em alto grau.

Por isso, as causas e os efeitos do estresse alto são variados. Neste texto, vamos lidar especificamente com o impacto dele na saúde da pele.

Aqui você confere desde as características e funções do estresse, os sintomas físicos e psicológicos, as principais doenças de pele relacionadas e os cuidados para abaixar o estresse e cuidar de si.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é o estresse?

O estresse é uma reação do corpo humano quando exposto a circunstâncias adversas. Ele libera mediadores químicos que nos deixam alerta. A adrenalina é um desses mediadores.

Os hormônios se espalham pelo organismo, causando o aumento da frequência cardíaca e acelerando a respiração.

As causas podem ser várias. O nosso foco aqui é falar sobre o estresse na rotina de trabalho e nas dinâmicas diárias, visto a crescente no índice do estresse.

Como você pode perceber, o estresse é um mecanismo natural. O problema vem quando ele chega em quantidades muito elevadas.

Quem se submete a situações excessivamente estressantes todos os dias começa a apresentar sintomas graves, desde cansaço e dores no corpo até problemas de saúde mental, como depressão e transtorno de ansiedade.

É uma gama ampla de sintomas e os problemas na pele também entram nessa lista. 

Por isso, nós vamos nos aprofundar mais neste assunto, mas, antes, saiba mais sobre os sintomas físicos e psicológicos do estresse e como ele pode impactar sua rotina em uma empresa de limpeza ou em qualquer outro tipo de atividade.

Quais são os sintomas do estresse?

Pessoas muito estressadas, em geral, sentem os efeitos do quadro de diversas formas, tanto psicologicamente quanto fisicamente.

No âmbito psicológico, irritação, tontura, impaciência, insônia, dificuldades na tomada de decisões e problemas de memória são sinais recorrentes.

Já no âmbito físico, os sintomas podem variar. Isto é, às vezes o gestor de transportadoras em Ribeirão Preto pode apresentar um problema físico que seja sinal de uma condição de saúde mais grave.

A acne é um sintoma bastante recorrente porque pessoas estressadas costumam levar muito a mão ao rosto e, assim, espalhar bactérias por ele.

Dores de cabeça e dores crônicas também merecem ser citadas. Para entrar mais no tema deste texto, alergias e problemas de pele também podem marcar presença.

O estresse pode ser o grande causador por trás de irritações, coceira, vermelhidão e caspa em várias partes do corpo.

Doenças de pele que podem ser provocadas por estresse

Chegou a hora de nos aprofundarmos melhor nas dermatites que o estresse excessivo pode causar.

Acompanhe os tópicos abaixo e conheça as principais disfunções que têm relação com uma rotina excessivamente complexa na fábrica de selante para radiador.

Acne

A acne é bastante fácil de perceber e tratar. Uma relação possível entre ela e estresse é que ele prejudica o sistema imunológico.

Ou seja, com as defesas naturais dificultadas, a pele reage menos a bactérias e, com isso, os poros podem ficar entupidos, o que causa as temidas espinhas.

Dermatite atópica

Esse processo inflamatório gera lesões avermelhadas na pele. Quando coçadas, elas causam irritação e podem até descamar.

Existem muitos fatores diferentes para a dermatite atópica. Estresse, asma, bronquite e rinite são algumas das doenças que podem desencadeá-las.

Outros fatores de risco são ambientes muito secos, calor, transpiração e tensão emocional. Infelizmente, circunstâncias que podem estar presentes no dia a dia de diversos profissionais..

Urticária

Irritação que pode aparecer em qualquer parte do corpo, independentemente de você atuar com revestimento 3D para sala ou com um ambiente mais alérgico. Contudo, é preciso estar atento aos agravantes. 

A duração varia: a urticária aguda dura menos de 6 semanas e não deixa cicatrizes, enquanto a urticária crônica pode durar meses ou até anos.

Importante salientar que o estresse não é a causa principal da urticária, mas estar inserido em uma rotina estressante pode, sim, piorar os sintomas.

Psoríase

Em 30% dos casos conhecidos, a causa é essencialmente genética. No entanto, a psoríase se agrava por consumo de álcool, exposição ao frio e estresse.

Trata-se de uma doença inflamatória crônica que gera manchas e escamas nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

Vitiligo

Se um especialista em laudo técnico elétrico tem predisposição genética, o estresse pode dar origem a um quadro de vitiligo.

O vitiligo é a redução ou completa falta de melanina, o pigmento que traz cor à pele por todo o corpo. Por conta disso, o paciente fica com manchas brancas.

O que fazer para diminuir o estresse?

O dia a dia pode ser muito complicado. Para evitar casos muito extremos de estresse, você pode tomar uma série de cuidados.

São dicas simples, mas que fazem uma diferença tremenda na vida de um fabricante de esquadria de alumínio sob medida, ou qualquer que seja as atividades que desempenha em sua rotina.

Priorize o sono

O sono é uma das primeiras esferas da vida que são afetadas pelo estresse. Assim, você precisa estar atento a esse impacto a fim de não ser dominado pela insônia diária, mantendo o sono regulado.

Tente manter uma rotina mais fixa. Vá dormir todos os dias no mesmo horário, desligue o celular e o computador e faça algo relaxante para se preparar para as horas de descanso.

Você pode tomar um chá ou ler um livro, por exemplo. 

Não tome café à noite nem bebidas alcoólicas, pois essas substâncias atrapalham o sono e tendem a agitar e gerar energia para o corpo, dificultando o descanso.

Lembre-se que é preciso condicionar o corpo a se desligar de todos os motivos de estresse do dia que passou para que ele possa descansar com qualidade e se preparar para o dia seguinte.

Exercite-se

A falta de exercícios físicos provoca uma série de problemas de saúde e, nas dicas contra o estresse, é claro que eles também marcam presença.

Como explicamos no início do texto, o estresse libera neurotransmissores como adrenalina e cortisol. A prática de exercícios é uma ótima forma de regulá-los e, assim, abaixar o estresse diário.

Quem integra momentos de exercício à rotina percebe os resultados rapidamente. O sono melhora, as dores no corpo diminuem e a tensão também cai.

Compartilhe as suas preocupações

Uma grande fonte de angústia se forma quando o profissional está lidando com uma rotina muito atribulada e sente que não tem ninguém com quem contar ou desabafar.

Dependendo do grau de estresse, o indivíduo pode ter alterações no julgamento e até mesmo cair em depressão. O silêncio sufoca.

Por isso, não hesite em procurar alguém para compartilhar o que te aflige e buscar por conselhos para melhorar.

Pode ser um familiar, um amigo ou colega de trabalho. Em casos mais extremos, o recomendado é procurar por um psicólogo e/ou psiquiatra.

Organize as suas responsabilidades

Quando a linha de produção de divisória banheiro tem muitos deveres a serem feitos, é comum que o colaborador fique perdido e não seja capaz de corresponder a todos eles.

Nessas horas, ter tudo estritamente organizado e registrado é uma ótima maneira de clarear a cabeça e ser mais produtivo.

Às vezes você percebe que há tarefas que podem ser delegadas a outras pessoas, reduzindo a carga de responsabilidades do dia.

Se estiver diante de um trabalho muito desgastante, tente dividi-lo em partes menores por um período de tempo maior.

É claro, ter momentos de pausa e folga também é muito importante para manter a produtividade em dia. Nada de se manter ocupado por horas a fio.

Conheça os seus limites

Há quem tente abraçar o mundo gerenciando uma série de trabalhos diferentes. É preciso tomar muito cuidado.

Todo ser humano tem limites. Às vezes, é melhor recusar uma oportunidade promissora para se dedicar com mais afinco a responsabilidades já consolidadas.

Conheça muito bem os seus limites e saiba que você pode sempre negar um favor ou uma responsabilidade nova para não se sobrecarregar.

Como tratar sintomas de estresse na pele?

Infelizmente, ninguém está imune de passar por problemas de saúde provocados pelo estresse.

Quando isso acontece, é preciso procurar auxílio médico e identificar o que precisa ser mudado na rotina a fim de que o problema seja resolvido ou controlado.

A solução pode ser um tratamento dermatológico contínuo ou até mesmo o acompanhamento terapêutico. 

Como esses problemas possuem mais de um fator simultâneo, a cura ou tratamento deles envolve não só medicamentos, mas também mudanças práticas na vida.

Se o ambiente de trabalho na empresa especializada em porta de enrolar automática está muito estressante, conversar com os supervisores pode ser uma boa alternativa.

Fora do local de trabalho, é necessário adotar hábitos mais saudáveis, como:

  • Praticar atividades físicas;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Ter momentos de descanso;
  • Socializar.

Sem esses cuidados, dificilmente o quadro se reverterá. Todos os âmbitos da vida devem convergir para a saúde mental e física, promovendo equilíbrio, bem-estar e até mesmo mais qualidade para a pele.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up