Saúde mental e atividades físicas: qual a relação?

A saúde mental tem sido discutida cada vez mais na sociedade e na área de gestão hospitalar, devido principalmente aos distúrbios psicológicos estarem cada vez mais comuns de serem diagnosticados.

Podemos fazer uma coligação de fatos, as pessoas estão cada vez mais presas a uma mesa e um computador, deixando de realizar atividades simples, como preparar um refeição e se permitindo viver de deliverys.

As atividades físicas estão cada vez mais escassas e quando se une todo esse cenário, há uma combinação quase perfeita para o desenvolvimento de doenças mentais.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Qual a relação da saúde mental e atividades físicas?

A prática de realizar exercícios físicos rotineiramente é uma das principais aliadas para o tratamento e prevenção do desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

Os profissionais que investem em conhecimento de gestão de saúde e administração hospitalar sabem que para que haja melhores resultados e o melhor número de internações, deve-se instigar o paciente a se exercitar.

Além de trazer resultados positivos ao físico, a realização de exercícios físicos melhora consideravelmente nossa vida cognitiva.

Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

Quem se envolve em estudos voltado a esta área, como em um curso de gestão hospitalar ead, já sabe que a realização de atividades físicas tem inúmeros benefícios para a saúde mental:

  • Melhora o estresse;
  • Alivia tensões;
  • Regula o sono;
  • Libera os hormônios da felicidade;
  • Diminuiu os índices de ansiedade;
  • Beneficia o humor.

Essas condições muitas vezes podem ser controladas com medicações que são prescritas por médicos psiquiatras e até mesmo com uma rotina de terapia, mas não se compara a eficiência da prática de exercícios.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu o sedentarismo como um problema de saúde pública, visto os grandes danos que traz à saúde física e também à mental.

Durante o treino físico, é possível que a concentração ali aplicada, diminua os níveis de ansiedade e traga prazer ao paciente, que se equipara ou até mesmo se sobressai a medicações controladas.

Caso queira trabalhar nesta área é de muita valia entender os processos que os pacientes precisam passar, um curso de pos em gestão hospitalar ead é recomendado para adquirir este conhecimento.

Quais os benefícios da atividade física para a saúde?

Quando se investe em exercícios físicos a saúde no geral tende a melhorar e evoluir.

A perda de gordura é um dos motivos pelos quais as pessoas tendem a praticar exercícios, e sim, a eliminação de gordura traz muitos benefícios aos pacientes.

Com o ganho de massa magra, ou seja, massa muscular que é livre de gordura, a eliminação da massa gorda de uma pessoa fica ainda mais rápido, por isso a musculação pode aparentar sem lenta mas de fato é uma atividade física que surte muito efeito.

Além da composição corporal, a prática de exercícios pode resultar em controle de diabetes e hipertensão, que são problemas de saúde muito comuns na população em geral.

É importante esse tipo de conscientização e profissionais da área da saúde podem investir em gestão hospitalar ead valor da mensalidade para especializar na área.

A melhora da resistência e do condicionamento físico também é um divisor de águas para quem estava numa fase mais sedentária e passa a se exercitar.

Talvez o melhor benefício de manter uma rotina de atividade física durante a vida é envelhecer com saúde, disposição e ter melhores chances de manter a mobilidade ao longo dos anos.

Quais alimentos ajudam na saúde mental e física?

A alimentação é a principal aliada de quem tem uma rotina de exercícios. As atividades físicas sempre devem estar alinhadas a uma dieta balanceada e que forneça a energia necessária para a realização delas.

Existem alimentos que além de serem prazerosos de comer auxiliam na saúde mental.

Como é o caso do chocolate meio amargo, ele equilibra o humor devido a sua capacidade de aumentar serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, em que o consome. 

A utilização de cúrcuma em receitas do dia a dia além de agregar sabor ao prato traz benefícios à saúde mental.

Ela reduz a ansiedade, inflamações e o estresse, ela aparece em receitas de shots matinais que ajudam principalmente pessoas com transtornos de humor.

Os integrais também já são conhecidos por serem fontes de fibras e aliados à saúde física em geral, mas também são ricos em vitaminas do complexo B, que auxiliam diretamente na produção natural de serotonina.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up