Dicas de atividades saudáveis para crianças e adolescentes

Quem tem crianças e adolescentes em casa sabe: eles têm muita energia, curiosidade e disposição e normalmente não gostam de ficar entediados.

Pensando em aproveitar essa energia natural, especialmente das crianças (e ainda dar um descanso para os pais), é possível e muito recomendado procurar atividades para os pequenos.

Atividades que estimulem tanto o físico quanto o intelecto são recomendadas por especialistas, pois além de contribuir com a saúde também auxiliam no desenvolvimento.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Atividades para exercitar o intelecto de crianças e adolescentes

É importante oferecer atividades que estimulem o intelecto. Jogos de raciocínio, de palavras-cruzadas, de memória ou de puzzles ajudam a desenvolver a inteligência e a concentração.

Pode até soar como um desafio estimular as crianças a tais práticas, afinal elas praticamente já crescem próximas a smartfones e toda a tecnologia que rodeia nossas casas. Mas vale a pena!

Uma boa dica é aproveitar o tempo livre do jovem para atividades fora da escola, como cursos de línguas, reforço escolar e informática. É uma boa maneira de entreter a criança e ao mesmo tempo elevar seus conhecimentos.

Vale lembrar que isso também pode ser feito em casa! É possível encontrar bons cursos para fazer pela internet que ensinam vários tipos de habilidades para o jovem.

Outra dica para estimular o aprendizado e entreter é levar a criança para a cozinha. Os pais podem estimular a criança ou adolescente a despertar o gosto pela culinária através de receitas fáceis de fazer, que vão gerar satisfação e motivação ao ver, por exemplo, um bolo feito com suas próprias mãos.

Atividades como essas são importantes para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Procure incentivar a criança a participar de alguma atividade, seja em grupo ou não. Isso ajudará a deixá-la ativa, feliz e saudável.

Atividades físicas para crianças e Adolescentes

Crianças e adolescentes têm necessidades específicas de atividade física, que devem ser atendidas para que a qualidade de vida seja boa. Existem diferentes maneiras de atender a essas necessidades e deixar os jovens ativos. 

No caso das crianças, a primeira dica é oferecer atividades que favoreçam o movimento e a brincadeira livre. Procure incentivar a criança a andar, correr, saltar, pular e soltar a imaginação. 

Tais atividades ajudam a desenvolver coordenação, força, flexibilidade e resistência. Além disso, a criança aprende a lidar com as frustrações, a cooperar com os colegas e a resolver problemas.

Outra dica é oferecer atividades que estimulem a socialização. Brincadeiras de parque, de casa ou de praia são excelentes maneiras de promover a interação e o companheirismo. As crianças aprendem a se relacionar, a dividir e a cooperar.

Além disso, é importante oferecer atividades que estimulem a criatividade. Brincadeiras de construção, de fantasia, de desenho ou de modelagem permitem que a criança explore a sua imaginação e crie os seus próprios mundos. Isso ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação.

Algumas atividades físicas recomendadas para menores

Segundo a Organização Mundial da Saúde, crianças e adolescentes devem praticar por pelo menos uma hora por dia atividades físicas ou esportivas. Mas nem sempre é fácil encontrar tempo para isso. Por isso, listamos algumas dicas de atividades para crianças e adolescentes que podem ser praticadas em casa.

Alongamento

Alongar-se todos os dias é uma excelente forma de manter-se ativo. Além de alongar os músculos, isso ajuda a relaxar a mente e o corpo.

Dança

Dançar é uma atividade divertida que pode ser praticada por crianças e adolescentes de todas as idades. Ela ajuda a tonificar os músculos e a controlar o peso.

Pilates

O pilates é uma atividade que fortalece os músculos e ajuda a melhorar a postura. Por esses motivos, muitos profissionais vêm adaptando a prática para crianças.

Yoga

A yoga é uma atividade que auxilia no controle da respiração, além de proporcionar flexibilidade ao corpo.

Natação

Sem dúvidas, um dos melhores exercícios para crianças e adolescentes. A natação é uma atividade eficiente que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. Além disso, ela auxilia a eliminar e combater problemas respiratórios e fortalecer a respiração da criança

Musculação

Sim, adolescentes podem praticar musculação! Com a orientação correta é possível aproveitar os benefícios da prática para que o jovem se desenvolva e fortaleça seu corpo.

Futebol

Para muitas crianças, especialmente os meninos, o futebol é uma das primeiras brincadeiras na infância. E o que pode começar com uma brincadeira pode sim se tornar uma excelente atividade física.

O futebol trabalha todos os músculos do corpo, mantendo a forma, melhorando os reflexos e o equilíbrio. Além de tudo ensina a criança a trabalhar em equipe.

Independentemente da idade, é importante praticar atividades físicas regularmente para ter uma vida saudável. Esperamos que as dicas acima possam ajudá-lo a encontrar uma atividade que seja adequada para as crianças e adolescentes da sua família.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up