Quem Tem Endometriose Pode Pegar Peso?

A endometriose é uma condição crônica e muitas vezes dolorosa que afeta mulheres em idade reprodutiva. A condição é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero e pode levar a uma variedade de sintomas, incluindo dor pélvica, sangramento menstrual intenso e infertilidade. A endometriose também pode causar ganho de peso.

Apesar disso, há muitos benefícios em manter um estilo de vida ativo com endometriose. O exercício pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a fertilidade e reduzir o risco de outros problemas de saúde.

Uma revisão de estudos descobriu que as mulheres que se exercitavam tinham menos dor e menos sintomas do que aquelas que não se exercitavam.

Quem Tem Endometriose Pode Pegar Peso?

Há algumas coisas a ter em mente ao se exercitar com endometriose. Primeiro, as atividades de baixo impacto são geralmente as melhores, pois as atividades de alto impacto podem agravar a condição. Em segundo lugar, é importante ouvir seu corpo e não exagerar – se estiver com dor, descanse. Por fim, certifique-se de aquecer e desacelerar adequadamente para evitar lesões.

Se você tem endometriose e deseja começar a se exercitar, converse primeiro com seu médico para discutir que tipo de exercício pode ser adequado para você.

Como Encontrar O Exercício Certo Para Pacientes Com Endometriose

O exercício é frequentemente recomendado como uma forma de ajudar a aliviar os sintomas da endometriose. Mas com tantos tipos diferentes de exercício por aí, pode ser difícil saber qual é o certo para você.

Aqui estão algumas coisas a serem lembradas ao escolher uma rotina de exercícios se você tiver endometriose:

  1. As atividades de baixo impacto costumam ser as melhores. Isso significa atividades que não sacodem ou sacodem seu corpo, como caminhar ou nadar.
  2. Evite atividades de alto impacto ou que exijam movimentos repetitivos, como corrida ou tênis. Isso às vezes pode piorar os sintomas.

Endometriose E Esportes – Existe Uma Conexão?

Primeiro, o exercício pode ajudar a reduzir a dor associada à endometriose. Em segundo lugar, a exercício físico regular pode ajudar a melhorar a função do sistema imunológico, que muitas vezes está comprometido em mulheres com endometriose. Finalmente, o exercício pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, que podem desencadear surtos de sintomas de endometriose.

A Dra. Rosa Neme é a diretora do Centro de Endometriose de São Paulo, muito conhecida no Setor de Saúde. Ela diz que o exercício pode ajudar a reduzir a dor e outros sintomas da endometriose. “O exercício libera endorfinas, que são analgésicos naturais”, diz ela. “Também reduz o estresse, que pode desencadear crises.”

A Dra. Neme recomenda que as mulheres com endometriose façam pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias. Ela diz que caminhar, nadar e andar de bicicleta são boas opções. “O exercício não cura a endometriose, mas pode ajudá-la a se sentir melhor”, diz ela.

3 Tipos De Exercícios Que Podem Ajudar A Aliviar A Dor Da Endometriose

Foi demonstrado que o exercício ajuda a reduzir a dor em pessoas com endometriose. Também pode ajudar a melhorar seu humor e níveis de energia/desempenho e reduzir o estresse. Existem três tipos de exercícios que podem ser particularmente úteis para a endometriose: exercícios aeróbicos, treinamento de força e ioga.

O exercício aeróbico é qualquer tipo de atividade que aumenta a frequência cardíaca. Pode incluir atividades como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar. O exercício aeróbico melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudar a reduzir a inflamação.

O treinamento de força ajuda a construir músculos e ossos fortes. Também pode ajudar a aliviar a dor, melhorando a postura e o alinhamento. 

Yoga é uma forma de exercício que combina exercícios respiratórios, alongamentos suaves e técnicas de relaxamento.

Conclusão

A endometriose é uma doença crônica e dolorosa que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida da mulher. Embora não haja cura, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Uma das coisas mais importantes que as mulheres com endometriose pode fazer é se manter ativas e se exercitar regularmente. O exercício demonstrou ser uma maneira eficaz de reduzir a dor, melhorar os níveis de energia e melhorar o humor.

Artigo desenvolvido pela equipe do blog totempool, site focado em carreira e desenvolvimento.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up