Yoga para crianças: conheça as melhores práticas e seus benefícios

Qual a função do yoga para crianças? Antes de mais nada é preciso destacar a evolução do yoga e o aumento da procura por essa prática. 

O grande diferencial do yoga são as diversas formas de atividades e a quantidade de público que ela consegue alcançar. Por exemplo, yoga para idosos e para gestantes. 

Ou seja, sem discriminar idade, condição física ou sexo, a realidade é que essa prática é um estilo de vida para todos.

E o yoga para crianças? Então, o yoga para crianças começou recentemente por reconhecerem os benefícios dessa prática para as crianças, tanto no fator físico quanto mental.

Nos dias atuais, as crianças estão crescendo em um ambiente que está em constante mudança, com excesso de informações. Em muitos casos isso pode causar problemas na criança, como agressividade, transtornos de atenção, dentre outros.

Nesse sentido, o yoga surge justamente para combater esses tipos de complicações. Além disso, o yoga para crianças é fundamental para desenvolver diversas habilidades nos pequenos. 

Por isso, coloque incensos para ambientar o seu lar e pratique yoga junto com seus filhos.

E para você ficar por dentro de todos os detalhes sobre yoga para crianças, preparamos esse conteúdo exclusivo e encantador. Confira e tenha uma ótima leitura!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Yoga para crianças: com que idade é possível começar?

A princípio, vai depender do desenvolvimento de  cada criança. No entanto, a partir dos 2 anos, alguns pequenos conseguem iniciar os pequenos passinhos na prática.

Mas, entenda que a partir dos 4 anos, as crianças entendem e guardam melhor as informações das aulas feitas. Assim, conseguem absorver o conhecimento dos movimentos de yoga.

Vale destacar um detalhe importante: a prática para o público infantil é diferente das aulas que são feitas para os adultos. Em outras palavras, nas aulas de yoga para os pequenos é utilizada técnicas específicas.

Como assim? É isso mesmo, na yoga para crianças todos os recursos utilizados são para a compreensão das crianças. Isso com a criação de posturas e movimentos que estimulam a criatividade e imaginação.

Entre essas práticas estão: contar histórias, colocar música, brincadeiras de interpretação e jogos. Portanto, saiba que além de influenciar positivamente aspectos físicos e mentais, o yoga para criança é também uma brincadeira para os pequenos.

Posturas para se divertir no yoga para crianças

Quais são as posturas de yoga para crianças? Agora que você já sabe a importância do yoga para crianças, é necessário saber quais são as principais posturas para se divertir com seus pequenos. Sendo assim, veja algumas delas abaixo!

Postura do triângulo

A postura do triângulo lembra o formato de uma pirâmide. Como fazer? A criança precisa se colocar em posição de triângulo, respeitando o limite. 

Quando estiver na posição correta, o pequeno vai estabilizar o centro de gravidade do corpo, alinhar o ombro e o quadril e fortalecer as pernas.

Além disso, para melhorar o alongamento e evitar lesões no corpo, a criança pode utilizar tijolos de yoga. 

Postura da árvore

A postura da árvore é uma das práticas de yoga mais eficazes e garante diversão para a criança. Com essa postura, o pequeno melhora sua concentração, equilíbrio e atenção ao exterior. Essa prática também desperta a imaginação e criatividade da criança.

Postura do cachorro olhando para baixo

Essa postura é uma das práticas mais conhecidas do yoga. A posição lembra um cachorro que está se esticando depois de acordar

Devido a essa posição, a criança é capaz de alongar a parte de trás das coxas, esticar a coluna e fortalecer os braços.

Postura da borboleta 

A postura da borboleta é feita da seguinte forma: a criança senta no chão, encosta as solas dos pés uma na outra e traz os calcanhares para perto do corpo, enquanto realiza movimentos para baixo e para cima com os joelhos.

Postura do gato

A postura do gato é mais uma postura similar a um animal que é visto frequentemente nos lares de muitas famílias. Essa posição diverte muito o pequeno. 

Sabe por quê? Nessa posição a criança pode se imaginar como se fosse um gato que consegue relaxar e esticar a sua coluna, devido à respiração.

Postura da cobra

A postura de cobra é uma das mais eficientes para abrir o peito e resolver problemas na coluna. Na postura da cobra é preciso manter o pescoço reto, nádegas contraídas e cotovelos levemente flexionados.

Os benefícios do yoga para os pequenos 

Atualmente, com a excessiva quantidade de informação que surge a todo momento, de diversos meios, é necessário estar atento para viver o presente. 

Ou seja, é necessário autoconhecimento para estar bem com o momento presente e não deixar o excesso de informação deixá-lo em posição de tensão ou estresse. Com a criança não é diferente. 

Por isso o yoga para crianças é fundamental, uma aula de yoga garante aprendizado e experiência para todos os seus praticantes. Em relação às crianças, mesmo que elas sejam bem pequeninas para refletir sobre a vida.

A prática do yoga beneficia os pequenos de várias maneiras. Por exemplo, melhora da autoestima, maior interação com outras pessoas, aumento da criatividade, coordenação motora, dentre outras sensações e habilidades.

Cuidados importantes ao buscar yoga para crianças

Quais cuidados são necessários no yoga para crianças? Assim como toda atividade física, é recomendável levar o pequeno em um pediatra antes de colocá-lo nas aulas. Isso porque ele vai avaliar todas as condições da criança para realizar o exercício.

Um detalhe fundamental que todos pais precisam ter em mente: a criança não deve ser obrigada a fazer o movimento. É necessário estimular ela a isso. Lembre-se: o yoga é também um momento de brincadeira para as crianças.

Nesse sentido saiba que o mais importante é manter a criança concentrada no exercício sem excesso de exigência. Ou seja, a aula deve ser leve e divertida.

Conclusão

O que é yoga para crianças? Depois de acompanhar a leitura desse artigo, temos a certeza que você já sabe o que é yoga para crianças e todos os benefícios que ela pode proporcionar para os pequenos.

Portanto, se você tem um amável pequenino no seu lar, comece a procurar locais próximos da sua casa para iniciar as aulas do seu filho. Vale lembrar que a partir dos 2 aninhos é possível colocá-lo na yoga.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up