Alimentação pré-treino para hipertrofia

Quer potencializar o seu ganho de massa? Então confira dicas para alcançar ainda mais resultados

Se você quer ganhar massa muscular, é bem provável que só praticar exercícios não seja o suficiente. Para obter um melhor resultado, é preciso ter uma alimentação equilibrada, que seja focada nos seus objetivos.

Por isso, é muito importante a presença de um profissional especializado em alimentação que possa te orientar e prescrever a melhor dieta que você precisa, indicando qual suplemento pré-treino seria indicado para você.

Mas, em geral, se você está querendo aumentar a sua massa muscular, a primeira coisa que você precisa saber sobre a sua alimentação é que ela deve ser rica em proteínas, moderada em carboidratos e com baixa em gorduras.

Confira abaixo mais informações sobre o assunto.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é pré-treino?

Pré-treino é todo alimento ou suplemento que você ingere algumas horas antes de treinar. São alimentos que ajudam na performance e no rendimento da atividade física.

Além disso, eles também ajudam a ter energia e evitar algum mal-estar durante a prática de exercícios. Por isso, é muito importante ingerir suplementos ou alimentos antes do treino.

O que comer antes do treino?

Antes do treino, não é qualquer alimento que pode ser ingerido. Nesse momento,  o ideal é ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos, pois são eles que vão te dar energia e força para executar a atividade.

Outro ponto importante é o horário. Não basta ingerir o alimento com os nutrientes adequados na hora errada. O corpo  precisa de um certo tempo para digerir a comida.

Diante disso, o ideal é se alimentar duas ou três horas antes. Caso você não consiga, não se preocupe. O tempo mínimo que você deve comer antes do treino é de 30 minutos, caso contrário, você pode sentir náuseas e desconforto na hora da atividade.

Alguns alimentos de pré-treino para ganho de massa muscular

Como já falamos, o melhor lanche pré-treino é aquele rico em carboidratos e proteínas, que ajudarão a dar energia durante a atividade física.

E lembre-se: mesmo que a prática de atividade física seja de manhã, é importante se alimentar. Caso tente praticar exercícios em jejum, você pode acabar passando mal ou ter uma grande baixa no seu rendimento.

Dentre os alimentos indicados para serem consumidos como pré-treino, podemos citar:

  • frutas, como banana, mamão, maçã, laranja;
  • barrinhas de proteína;
  • iogurtes natural;
  • aveia;
  • café;
  • pão integral;
  • tapioca;
  • queijo cottage;
  • ovo;
  • batata-doce;
  • whey protein;

As sugestões acima não precisam ser consumidas sempre in natura. Com a mistura desses alimentos, você pode montar vários lanches pré-treino saborosos e que não vão fazer você enjoar de comê-los sempre do mesmo jeito.

Com pão e ovo, você pode fazer um sanduíche ou uma torrada com ovos mexidos. Já com o iogurte, se você acrescentar as frutas e a aveia, terá um delicioso pré-treino cheio de fibras e vitaminas.

Agora com as frutas in natura, você pode fazer um suco delicioso, que pode ser acompanhado de uma crepioca — uma mistura de tapioca e ovo. Como recheio, você pode colocar um queijo ou requeijão light.

Se você optar por consumir o whey protein, pode batê-lo com frutas e fazer uma deliciosa vitamina. Caso não tenha muito tempo, as barrinhas de proteína também têm muitos nutrientes e vão salvar o seu desempenho.

Não precisa ter muito esforço para elaborar um bom pré-treino. O café, que é um clássico na mesa, já pode ajudar a dar energia através da cafeína.

E o que não comer no pré-treino?

Em geral, existem alguns alimentos que podem atrapalhar, e muito, o treino. Esses alimentos são aqueles cuja digestão pode ser pesada e lenta, ou aqueles que não dão a quantidade de energia necessária para a prática intensa de exercícios.

Como exemplo desses alimentos, podemos citar os que são ricos em gorduras, como a carne vermelha e as castanhas, pois o ideal é que durante a prática de atividade física o corpo consuma a gordura do próprio corpo para obter energia.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up