Colágeno em cápsula, você sabe como funciona?

Estudos de Cursos Online apontam que o colágeno é uma excelente e importante proteína que é produzida pelo corpo. A partir dos 30 anos, a produção tende a começar a diminuir, por conta disso a suplementação é importante.

O colágeno em pó pode ser encontrado em farmácias e supermercados, diluído em água ou leite. Dez gramas ou uma colher de sopa por dia é suficiente. Os especialistas recomendam a escolha de pós em vez de cápsulas por causa da grande quantidade a ser ingerida.

Segundo os Cursos Online de Nutrição, a suplementação é benéfica, porém, deve ser aliada a uma boa alimentação, principalmente os alimentos que são ricos em colágeno, como, por exemplo: carnes vermelhas e brancas, ovos, leite e derivados. É importante priorizar alimentos com baixo teor de gordura, como queijo branco, peito de peru, iogurte e leite desnatado.

Qualquer pessoa que já esteja se alimentando bem e com mais de 30 anos pode tomar colágeno. Não há contra-indicações para quem deseja tomar este suplemento. Os cursos explicam que o colágeno é essencial no corpo humano.

O colágeno é importante para sustentar estruturas que não são sustentadas por ossos. Por exemplo, ele aperta a pele, unhas, cabelos, cartilagens e tendões. Qualquer coisa com mais sustentação.

Os suplementos de colágeno em cápsulas são essenciais para quem deseja manter a pele bonita e saudável. Seu consumo diário e contínuo estimula a produção natural de colágeno do corpo e previne marcas de expressão e rugas precoces.

O colágeno tende a ser uma excelente proteína essencial para os tecidos. Sua principal função é fornecer estrutura às células para que fiquem unidas e mantenham seu tom. A suplementação de colágeno em cápsulas confere estrutura à pele, maior resistência e elasticidade.

Embora seja produzida pelo próprio corpo, à medida que envelhecemos, o corpo começa a sintetizar pequenas quantidades. O resultado dos baixos índices será a perda da integridade da pele, aparecimento de rugas, unhas e cabelos quebradiços e cartilagens articulares mais frágeis.

Em geral, a partir dos 30 anos, quando a produção começa a diminuir, é necessária a suplementação com colágeno hidrolisado. No entanto, em alguns casos, a suplementação é recomendada primeiro, como alimentação ruim e inadequada, maus hábitos e exposição excessiva ao sol.

Antes dos 40 anos, os suplementos podem ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro. Após os 40 anos, os suplementos são necessários para melhorar a pele, unhas, cabelos, ossos e articulações que enfraquecem com a idade. Para melhor aproveitamento pelo organismo, o melhor colágeno será o hidrolisado.

Ou seja, suas moléculas são quebradas pela água em partículas cada vez menores, uma reação chamada hidrólise. Quanto à apresentação, o colágeno em cápsulas tende a ser o mais indicado porque, além de mais prático, também ajuda a dar uma dose adequada. Mas a dúvida mais comum para quem deseja tomar colágeno em cápsulas é com certeza o melhor momento.

Não existe um momento ideal para repor o colágeno. A absorção pelo organismo dependerá de alguns fatores relacionados com os nutrientes, como saúde intestinal, alimentos ingeridos juntos, biodisponibilidade de cada nutriente, não o momento do consumo. Várias evidências científicas mostram isso.

Portanto, os suplementos de colágeno podem ser tomados a qualquer hora do dia. Escolha a que melhor se adapta à sua rotina, pois não é o momento que conta, mas sim a dosagem regular e ideal conforme indicado no rótulo do produto, ou conforme orientação do nutricionista.

O colágeno em cápsulas tende a ser facilmente incorporado dentro da dieta e pode ser tomado com ou sem qualquer hora do dia. Você pode tomá-lo na hora de dormir, se preferir.

Embora não haja indicação de que promova mais ou menos benefício se consumido em um horário específico, recomenda-se tomar o colágeno em cápsula, cerca de 1 xícara, com bastante água, para que possa ser engolido e metabolizado. Para aqueles com estômagos sensíveis, é melhor evitar tomá-lo com o estômago vazio.

Neste caso, uma pequena quantidade de alimento pode ser consumida antes de tomar colágeno. Evite também consumir colágeno durante as grandes refeições.

Tente tomar cápsulas de colágeno cerca de meia hora antes ou depois das devidas refeições. Evite também o álcool. As recomendações para colágeno hidrolisado dependem totalmente da orientação médica ou das recomendações do fabricante.

Como o colágeno é uma proteína, suas recomendações podem variar das recomendações do fabricante e do número de cápsulas por dose/dia. Uma alimentação equilibrada também será muito importante para a eficácia do colágeno no organismo.

Os alimentos que são ricos em vitaminas A e C, além de carnes vermelhas ou brancas, tendem a aumentar a eficácia da substância e garantindo assim os melhores resultados ao longo prazo.

A quantidade de colágeno ideal que deverá ser consumida diariamente varia de pessoa para pessoa. Fatores que podem afetar a dosagem incluem peso, idade, níveis de colágeno, dieta, dificuldades com a síntese de colágeno e muito mais.

No entanto, a maioria dos estudos sugere uma dose diária média de 2 gramas por dia. No entanto, pessoas com baixa ingestão de proteínas, problemas com a absorção ou síntese de colágeno podem exigir quantidades maiores.

Para saber exatamente quanto colágeno você deve ingerir por dia, consulte um médico ou nutricionista e faça todos os testes para determinar a dosagem individual certa para sua situação.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up