Jejum intermitente funciona, o que ele faz no organismo?

Quando o assunto é dieta, você vai perder a conta de quantos são garantidos para resultados rápidos e que sejam milagrosos. No ranking atual dos mais promissores, o jejum intermitente lidera.

O novo "queridinho" das mulheres, embora ajude a emagrecer mais rápido, tem causado rebuliço e muita polêmica. O conselho é não comer nada por muito tempo e beber apenas água ou chá. Para diversas pessoas, o jejum pode variar de 8 horas, 10 horas, 12 horas ou mais, ou até vários dias seguidos.

Veja como funciona: em jejum, o corpo promove o catabolismo de proteínas, que nada mais será do que uma perda de massa muscular. Pois, o corpo usa a glicose do fígado e depois a dos músculos. A perda de peso rápida é altamente possível, porém a primeira consequência será o famoso efeito da sanfona. Isso quer dizer, com a volta dos antigos hábitos alimentares, a pessoa tende a recuperar o peso perdido e até mais.

Como qualquer outra estratégia nutricional, a dieta do jejum intermitente tem suas limitações e regras, explica o Curso online da área da nutrição. Todo mundo tem suas próprias necessidades nutricionais, carrega uma carga genética, tem características físicas diferentes e realiza diferentes atividades ao longo do dia. Em outras palavras, o que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra. No entanto, apesar de tudo isso, o regime está ganhando seguidores crescentes em todo o mundo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente, um estilo alimentar em que os períodos de jejum são intercalados com os períodos de alimentação, pode ser aliado dentro das estratégias de controle de peso, principalmente para perda de peso.

Os períodos de jejum facilitam o uso das reservas de gordura como sendo uma excelente fonte de energia, acelerando assim a perda de massa gorda.

Os períodos de jejum podem variar de 10 a 24 horas e podem ser feitos diariamente ou apenas em determinados dias da semana. A definição dos parâmetros vai depender totalmente do condicionamento físico e histórico de saúde das pessoas. Líquidos sem calorias, como água (com ou sem gás), chá e café sem açúcar poderão ser consumidos a qualquer momento.

O período durante o qual a alimentação é permitida é chamado de janela de alimentação. É nessas horas que as escolhas alimentares são fundamentais para bons resultados. Portanto, a dieta deve ser saudável e equilibrada.

Evite riscos à saúde

É errado sentir necessidade de comer o tempo todo em vez de sentir fome na hora certa. Ambas as situações vão contra total fisiologia natural do organismo.

Com o objetivo todos os riscos à saúde e à qualidade de vida, nutricionistas alertam: “A longo prazo, as deficiências nutricionais podem levar a grandes alterações no organismo, como queda ou fraqueza capilar, prisão de ventre, osteoporose, anemia, desidratação, comprometimento mental da atividade, Dificuldade de concentração, ansiedade e irritabilidade".

Segundo os Cursos online, dividir as refeições a cada três horas naturalmente leva os indivíduos a escolherem porções menores e que sejam mais saudáveis ​​porque sentem menos fome, o que facilita uma alimentação mais equilibrada. “Para uma perda de peso saudável, é importante considerar um estilo de vida completo, não uma dieta isolada”.

O ideal é dividir a dieta em pequenas porções, e a forma mais segura é se reeducar com ajuda profissional.

Coma antes de se exercitar!

O corpo precisa de energia durante e após o exercício. Para garantir um bom desempenho, os lanches pré-treino devem fazer parte da sua rotina diária. Negligenciar essa necessidade tende a levar fraqueza, tontura e até desmaio por hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Antes de mudar de cardápio, vale a pena visitar um profissional com o objetivo de avaliar as necessidades nutricionais e a dieta ideal.

Confira algumas dicas de lanches que os nutricionistas e especialistas sugerem. Segundo ela, o segredo é escolher itens balanceados:

  • Óleos mistos como castanhas e nozes;
  • Maçãs, uvas, bananas e minicenouras ou tomates cereja;
  • As barras de cereais são ótimas companheiras para a fome, mas evite as barras de chocolate;
  • biscoitos graham;
  • Iogurte light

Jejum intermitente emagrece? 

Sempre que você jejua por um longo período de tempo, a insulina (um hormônio que traz glicose para as células) diminui os seus níveis e o glucagon (um hormônio que vai quebrar a gordura e irá se transformar em glicose) começa a se acumular no sangue. Este é o tempo hormonal e metabólico natural sendo algo benéfico do corpo.

 O jejum intermitente busca esse momento metabólico ao manter os níveis hormonais com insulina baixa e níveis elevados de glucagon favorece a queima de gordura e a diminuição do apetite, levando ao emagrecimento.

Na janela dietética, o ideal é não perder totalmente esse benefício metabólico, começando com alimentos com baixo índice glicêmico (como fibra integral) e uma pequena porção de proteína de absorção rápida (como carne magra). Isso manterá seus níveis de insulina baixos e seu metabolismo favorável à perda de peso.

Carboidratos simples (açúcar e farinha branca), mesmo grandes quantidades dos chamados alimentos saudáveis, devem ser evitados.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up