Envelhecer com saúde, qual é o segredo?

Você sabe qual é o segredo para se ter um envelhecimento saudável? Esta é uma pergunta que tende a se passar muito na mente de homens e mulheres muito antes da velhice. Isso porque, para alcançar uma vida longa e saudável, é necessário desenvolver cuidados e bons hábitos ao longo da vida. Quer aprender mais sobre este tópico? Continue neste artigo.

Além desse artigo, indicamos que você faça Cursos Online Grátis sobre: exercícios, nutrição, saúde, entre outros que vão lhe ajudar a compreender mais sobre o assunto.

Vamos lá?

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que significa longevidade?

Pode-se dizer que longevidade é envelhecer com saúde e com uma grande qualidade de vida. Segundo pesquisas de Cursos Online, a expectativa média de vida dos brasileiros é de 76,6 anos. O índice aumentou em relação aos anos anteriores.

O aumento dessa expectativa de vida entre os brasileiros pode estar relacionado a fatores como o acesso à informação e à saúde preventiva, bem como a adesão a práticas que promovam o envelhecimento saudável.

Envelhecimento Saudável: Afinal, como viver mais?

Garantir um bom envelhecimento saudável tende a ser uma questão que deve começar muito antes da velhice. Hábitos que desenvolvemos ao longo de nossas vidas e desenvolvemos na vida adulta refletem diretamente em nossa saúde, tanto positiva quanto negativa.

Então, se você está se perguntando sobre como envelhecer de forma mais saudável, a resposta é: abandone os hábitos que prejudicam a sua saúde e comece a cuidar da sua mente e do seu corpo.

6 Dicas de Saúde e Qualidade de Vida para Idosos

Você compreender que o envelhecimento saudável tende a ser um processo que se inicia antes dos 60 anos, sendo um marco da velhice, que exige cuidados além da alimentação e atividade física. É importante sempre se atentar com o objetivo de manter a mente ativa e o corpo sempre em movimento para prevenir ou controlar a doença.

Aqui estão 6 passos para ajudá-lo a colocá-los em prática:

Coma saudável e delicioso

A atenção à nutrição em idosos é essencial, sendo muito importante nas fases da vida. Isso não significa que será necessário fazer algumas restrições ou seguir uma dieta rígida e “chata”.

Basta manter uma alimentação balanceada que inclua todas as refeições e priorizar sempre as opções saudáveis, frescas e bem preparadas.

Cuidar da alimentação do idoso em geral traz muitos benefícios para sua saúde, por isso vale a pena investir com esse cuidado.

Mantenha-se fisicamente ativo e forte

Evitar ou interromper um estilo de vida sedentário é essencial para um envelhecimento saudável. Além de liberar endorfinas, a atividade física em idosos ajuda a fortalecer ossos e músculos, processos naturais do corpo que são mais afetados pelo envelhecimento.

A prática regular também ajuda no equilíbrio, que é a maior causa de quedas e até mesmo dentro da qualidade do sono em idosos.

Dentro da internet há diversas plataformas repleta de opções para oferecer Cursos Online Gratuitos que reforçam a solidariedade das pessoas pela mesma causa: melhorar a saúde e a qualidade de vida, resultando na longevidade.

Basta escolher a melhor maneira de manter a mente e o corpo saudáveis ​​à medida que envelhece e combina a atividade física com o abandono de hábitos nocivos, como álcool e tabagismo.

Preste atenção à hidratação e ao sono

Beber água e dormir são hábitos que às vezes passam despercebidos, mas são a base da vida e também promovem um envelhecimento mais saudável.

A hidratação ajuda a manter a função do corpo, por isso é recomendado que a maioria dos idosos bebam pelo menos 1,5 ou  2 litros de água por dia.

Uma boa noite de sono pode lhe dar mais energia, força e bom humor ao decorrer do dia. Por isso, é necessário estimular o descanso e proporcionar um local que seja tranquilo, arejado, escuro e confortável.

Estimular seu cérebro

A velhice muitas vezes acompanha a aposentadoria. No entanto, a falta de trabalho diário não significa necessariamente - e não deve - significar lazer completo.

Mesmo quando você tem tempo livre, você precisa manter sua mente ativa e se exercitar para se manter saudável, reduzindo as chances de desenvolver demência e outros sintomas diagnósticos relacionados.

É muito importante aprender um novo hobby, ler, escrever, fazer palavras cruzadas ou começar a aprender um novo idioma.

Diversifique sua vida social

Em qualquer faixa etária, saiba que a interação social tende a ser algo muito importante para a saúde mental das pessoas. Obviamente, no decorrer da pandemia, a socialização tende a se tornar algo que tenha uma certa limitação, o que tende a levar à adaptação dentro dos meios digitais.

Além de se conectar com familiares e entes queridos, tente conhecer e manter conexões com colegas que possam compartilhar experiências semelhantes às suas.

Uma boa opção é participar de grupos de eventos e workshops desenvolvidos especificamente para esses públicos. Muitos sites publicam certas iniciativas oportunas com o objetivo de interagir com os interessados ​​em hábitos saudáveis, acompanhar o Viver Bem e se manter informado.

Invista na sua saúde

Aconselhamento preventivo, triagem e vacinas que sejam específicas para idosos são as três rotinas do envelhecimento saudável. Acompanhe os calendários de vacinação e campanhas generalizadas, como a vacina contra a gripe.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up