Como a prática da meditação pode auxiliar no bem-estar físico?

Com a agitação do dia a dia, é fundamental sempre ter uma pausa, parar, respirar fundo e se reconectar. Com isso, cada vez mais médicos, cientistas e Cursos Online estão descobrindo o poder da meditação para combater distúrbios relacionados ao estresse, como ansiedade e síndrome de burnout, além de trazer felicidade e equilíbrio aos desafios do dia a dia.

Com isso em mente, decidimos criar este artigo contendo tudo que precisamos com o objetivo de compreender mais sobre o assunto de meditação e os benefícios que essa prática tende a trazer para sua vida.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Entenda exatamente o que é meditação

A meditação tende a ser uma excelente prática oriental que consiste totalmente em um conjunto de técnicas que permitem limpar a mente, aumentando o nível de concentração e manter sempre o foco no momento presente.

No entanto, por existir em diferentes culturas, é difícil responder exatamente o que é meditação. Afinal, enquanto algumas pessoas buscam um estado mais elevado de consciência, outras apenas praticam para relaxar. No entanto, a grande maioria dos praticantes da meditação podem ajudá-lo a se desconectar do mundo exterior, libertar-se do julgamento e conectar-se com o que realmente importa, com o que está acontecendo "aqui e agora".

Conheça as técnicas de meditação

Por ser uma prática encontrada em todo o mundo, também existem várias maneiras de alcançar um estado meditativo. Afinal, não importa qual caminho o levará a se conectar com o seu “eu” interior, é importante encontrar as técnicas que funcionam melhor para você e executá-las no dia a dia.

Entre eles, o mais tradicional e conhecido é o discípulo do Dafa sentado de pernas cruzadas, com as pernas cruzadas e as solas dos pés voltadas para cima.

Porém, a posição não vai importar, desde que você esteja totalmente confortável, porém não o suficiente para adormecer.

Então, incline-se para trás em uma cadeira, fique de pé ou até mesmo se mova (como tai chi). A maneira mais fácil de começar a meditar é respirando.

Concentre-se nele e deixe os pensamentos drenar lentamente de sua mente.

Finalmente, se você está apenas começando, um bom conselho é a meditação guiada ou faça um Cursos para Horas Complementares. Nesse caso, basta baixar uma playlist, escolher uma e focar no que vai ser dito. A duração do treino também pode variar. As pessoas que estão começando dentro do mundo da meditação geralmente não conseguem meditar por mais de alguns minutos. No entanto, alguns exercícios podem levar várias horas.

Descubra os tipos mais populares de meditação

Como mencionado, a meditação é praticada em muitas culturas. Portanto, é comum que cada um deles exiba determinadas características. Então continue lendo para aprender sobre algumas práticas.

Meditação cristã

Esse tipo de pensamento é meditar na Palavra de Deus. Isso pode ser feito repetindo textos e frases sagrados, lendo e interpretando a Bíblia e focando silenciosamente a mente em uma conexão com Deus.

meditação hindu

Este é um dos estilos mais populares do mundo e está intimamente associado à prática do yoga. Nele, pode-se utilizar a repetição do mantra OM, onde a vibração do som induz a um estado de relaxamento, além de outros mantras como, por exemplo, rama, yam e on mani padme hum. O som também pode ser usado, como no caso anterior.

Meditação budista

Esta prática busca entender mais sobre a vida, purificação e concentração. Dentre os métodos de prática da meditação budista, pode-se utilizar o zazen, no qual o praticante se senta em posição de lótus e concentra sua atenção em sua própria respiração.

Vipassana se concentra em manter a concentração total no corpo e em todos os seus sentidos e mindfulness, visa esvaziar a mente e manter a concentração total no momento presente.

Meditação chinesa

A principal característica do vento chinês é a transformação de energia. A ideia é que circule no corpo, garantindo sempre vitalidade e força. Por exemplo, o Tai Chi é uma arte marcial baseada em meditação que usa movimentos lentos e introspectivos.

Saiba quem pode realizar essas práticas

Quase qualquer pessoa poderá se beneficiar muito no momento da meditação. Estudos de pacientes com câncer, diabetes, dor crônica, pressão alta e diabetes mostraram melhora nos sintomas de ansiedade, depressão, estresse e outros sintomas psicológicos, além de condições psicossomáticas, como síndrome de burnout e fibromialgia.

Além disso, as pessoas que praticam muito as atividades meditativas regularmente apresentaram bons resultados em termos de co-sintomas físicos das doenças estudadas.

Tudo isso levou à crença de que a popularidade da meditação na comunidade científica levou a crescentes evidências de seus benefícios.

Alguns benefícios da meditação regular

O primeiro benefício para a saúde a ser observado ao fazer uma prática diária de meditação é o relaxamento da mente e do corpo. Mas além disso, você também pode notar uma redução nos sintomas de ansiedade, respiração melhorada, mais atitudes em relação às atividades.

A prática regular também pode ajudar a melhorar seu foco e concentração, além de aliviar os sintomas de estresse. Dessa forma, você pode enfrentar os desafios com mais calma.

Aprenda a fazer sua meditação diária

É possível começar a explorar técnicas de meditação sem fazer uma aula. Isso já é comprovado pelas muitas sugestões já dadas. O ideal é encontrar um lugar sereno e tranquilo por pelo menos 30 minutos. Alternativamente, reclinar em uma cadeira ou poltrona, se desejar.

Os novatos devem procurar meditação guiada. A internet tem muitas opções interessantes. Outra opção é fechar os olhos e escutar passivamente os sons da natureza. Concentre-se em sua respiração e deixe seus pensamentos ondularem enquanto você se entrega a eles. Inspire e expire, evite alimentar esses pensamentos recusando-se a dar-lhes atenção. Com o passar do tempo, essa abordagem se tornará mais fácil e natural de executar.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up