14 Alimentos que são ricos em vitamina C

Segundo os Cursos Online da área da nutrição, com o objetivo de manter uma função boa e saudável, nosso corpo precisa de uma ingestão diária de vitamina C porque não é produzida naturalmente pelo próprio corpo.

A boa notícia é que esse nutriente está presente em diversos nutrientes que os brasileiros consomem todos os dias. Saiba como usá-lo a seu favor.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Quais são os benefícios da vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é considerada um nutriente fundamental para o nosso corpo humano. Contribui para as defesas imunológicas do nosso organismo e auxilia nas funções reguladoras do organismo como: absorção de ferro, colágeno, ação antioxidante e regeneração no tecido celular.

Além disso, a vitamina C também é amplamente utilizada pela indústria cosmética por produzir colágeno, proteína responsável pela estrutura e elasticidade da pele.

A falta dessa vitamina pode levar a sérios problemas de saúde, como, por exemplo: anemia, gengivite, perda de cabelo e má cicatrização dos ferimentos.

Além disso, pode causar fadiga e alterações de humor e, em casos mais graves, distúrbios como histeria e depressão.

É importante ressaltar que a vitamina C não é armazenada no organismo, pois o excesso é excretado na urina, por isso deve ser consumida diariamente. Em caso de dúvida, certifique-se de consultar o seu médico de referência para avaliar a necessidade de suplementação.

Alimentos ricos em vitamina C: mais de 10 opções além de laranjas

É muito comum associar imediatamente a vitamina C às laranjas, mas saiba que existem várias opções para manter os níveis de vitamina C.

É encontrado em quase todas as frutas e vegetais, a diferença é a quantidade em cada um.

A fruta com maior teor de vitamina C é a acerola, que possui cerca de 1.600 mg do elemento. Também incluído as seguintes frutas:

  •         Laranja;
  •         Kiwi;
  •         Goiaba;
  •         Caju;
  •         Abacaxi;
  •         Morango;
  •         Mamão.

Outros alimentos:

  •         Batatas,
  •         Tomates,
  •         Brócolis,
  •         Pimentões,
  •         Espinafre,
  •         Repolho,
  •         Salsa.

Você desfrutará de uma salada nutritiva rica em vitamina C.

Existe alguma outra maneira de consumir vitamina C?

Saiba que a melhor maneira de obter vitamina C será pela alimentação, porém em alguns casos, suplementos vitamínicos podem ser recomendados.

No entanto, esta abordagem não deve ser empregada sem avaliação médica e nutricional. Somente por meio de exames que um profissional poderá avaliar se a ingestão natural desse nutriente tende a ser adequada ou se há falta de suplementação deverá ser recompensada.

Com o acompanhamento médico, você deverá ter um diagnóstico adequado sobre sua saúde e poderá procurar um nutricionista para criar um plano alimentar personalizado - com ou sem suplementação.

Em muitos casos, reorganizar seus hábitos alimentares para priorizar alimentos ricos em vitamina C e de outros nutrientes será suficiente.

Quantidade diária que é recomendada de vitamina C

A ingestão de vitamina C tende a variar de acordo com a idade e com o sexo, com a ingestão recomendada de 75 mg por dia para mulheres com 19 anos ou mais. Para homens com 19 anos ou mais, a quantidade que será recomendada será de 90 mg por dia.

No entanto, em alguns casos, o corpo precisa de mais vitamina C. Por exemplo, os fumantes devem consumir 35 mg de vitamina C acima da ingestão diária recomendada. Além disso, condições como diarreia, cirurgia, resfriados, gravidez ou de amamentação tendem a aumentar com a necessidade de vitamina C do seu corpo.

Quando se deve tomar suplementos contendo a vitamina C

Os suplementos de vitamina C são principalmente para pessoas cujo corpo apresenta sintomas de deficiência de vitamina C, como cansaço, sangramento ao redor da pele e gengivas, que é um dos sintomas do escorbuto. Os suplementos de vitamina C também podem ajudar:

  • Evite e combata as manchas roxas que podem aparecer na pele com pequenas lesões;
  • Acelera a recuperação em praticantes de atividade física e de atletas, além de auxiliar no aumento da massa muscular;
  • Fortalecer o sistema imune do organismo contra doenças como gripes e resfriados;
  • Fortalece os ossos, pois auxilia na produção e absorção de colágeno. Ajuda na prevenção das articulações fracas do corpo.

Segundo os Cursos Online, as pessoas saudáveis ​​geralmente não precisam de suplementação de vitamina C porque quantidades adequadas de vitamina C estão prontamente disponíveis através de uma dieta equilibrada e variada.

Como conservar a vitamina C

Com o objetivo de preservar a vitamina C, é fundamental sempre evitar deixar frutas como morango, mamão, kiwi ou laranja sem casca, não deixe que esses alimentos fiquem em contato com o ar e em exposição prolongada à luz, pois esses fatores tendem a reduzir a quantidade de vitamina C dentro dos alimentos. Por isso, ao fazer suco de laranja ou acerola ao invés de servir logo após o preparo, é fundamental sempre mantê-lo na geladeira, em pote escuro com tampa para evitar que o suco entre em contato com o ar e a luz da geladeira.

Além disso, alimentos como brócolis, couve ou pimentão têm um pouco menos de vitamina C quando cozidos. Em temperaturas que são mais altas, a vitamina C nos alimentos é completamente destruída. Portanto, para que seu corpo aproveite ao máximo a vitamina C, é importante comer o mais naturalmente possível e evitar cozinhar.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up