Pré-treino: Para que serve e como tomar

Muitas pessoas que decidem começar a realizar atividades físicas devem estar atentas aos itens que podem ajudar na obtenção dos resultados desejados. Um desses elementos é o pré-treino.

Não é segredo para ninguém que muitas pessoas começam a ir para a academia com o intuito de conquistar um corpo mais bonito e bem delineado. Para que isso seja possível, é preciso encontrar meios de atingir o objetivo. 

Um exemplo claro disso é o de que quem começa a malhar deve deixar de lado alguns hábitos ruins, como o da alimentação desequilibrada, no qual alimentos gordurosos ou muito doces devem ser excluídos. 

Não à toa, muitas pessoas começam a criar hortas verticais em varandas para poder consumir seus próprios alimentos. Ali, elas cultivam desde temperos até alguns legumes de fácil administração.

No entanto, ainda existem outros aspectos interessantes que ajudam qualquer atleta a atingir um desempenho melhor durante a sua realização de exercícios físicos. 

Não é incomum que se ouça queixas a respeito da falta de energia de quem vai para a academia. Se essa pessoa ainda tinha hábitos que a levavam ao sedentarismo, isso é ainda mais perceptível. 

Diante disso, nada mais natural do que buscar meios para solucionar o problema e garantir que um bom treino possa ser executado e traga os resultados desejados para o atleta, tornando a atividade mais prazerosa e recompensadora. 

Um dos elementos que ajuda nisso é o pré-treino. O presente artigo tem a intenção de compreender melhor o que ele é, para que serve e como tomar, além de conhecer os benefícios que ele promove para o corpo. 

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é pré treino e para que serve?

É muito comum que, ao decidir começar a treinar, o novo atleta mude alguns hábitos da sua rotina. Ele pode preferir consumir marmita da semana fit, deixando de lado os alimentos que não lhe fazem bem. 

Mas, após começar a academia, pode ser que ele não tenha toda a energia necessária para conquistar um bom desempenho. De qualquer forma, existem soluções que podem ajudar nesse ponto, como é o caso do pré-treino.

O pré-treino se trata de suplementos utilizados no momento anterior ao treino. Sua composição é totalmente voltada para aumentar a performance do atleta, tanto no que diz respeito ao físico quanto ao mental. 

Uma ressalva interessante é a de que os pré-treinos não são de uso exclusivo de quem faz academia. Eles podem ser usados por atletas de vários esportes, sendo indicado especialmente para aqueles que precisam combinar esforço físico e mental. 

Como não poderia deixar de ser, os suplementos pré-treino oferecem resultados variados. Há composições feitas para cada tipo de necessidade, de modo que é possível dizer que eles servem para diferentes ações, sendo algumas delas:

  • Permitir ao atleta ter mais foco;
  • Auxiliar no processo de hipertrofia;
  • Potencializar a perda de gordura;
  • Garantir mais resistência.

De qualquer modo, é também preciso dizer que os suplementos pré-treino podem ser combinados justamente para atender às demandas de cada atleta de maneira completa, sendo esses os mais indicados para uma melhor performance. 

É verdade que as substâncias encontradas nesse tipo de produto também estão contidas em alimentos comuns. No entanto, nem sempre é possível ter o mesmo resultado no consumo desses componentes dentro de uma dieta alimentar. 

De fato, assim como uma pessoa que deseja ter bons resultados pode aliar criolipólise para emagrecer com refeições mais regradas, o atleta pode unir o uso do pré-treino à uma boa alimentação. 

Mas buscar esses componentes apenas nos alimentos é inviável. Isso porque o pré-treino contém uma série de substâncias combinadas, o que não acontece quando se monta uma refeição com esses alimentos. 

Na prática, a quantidade de alimentos que deveriam ser ingeridos para se obter os mesmos componentes do pré-treino deixariam esse cardápio impossível de ingerir, além de fazer com que ele se torne muito custoso. 

Outro ponto é o de que nem sempre se encontra todos esses nutrientes em supermercados comuns. Afinal, um pré-treino vai conter ervas e minerais de diferentes regiões do mundo, substâncias ergogênicas isoladas e estimulantes, que trazem resultados comprovados.

Como tomar um pré-treino? 

Assim como se faz quando é preciso tomar um remédio de farmácia de manipulação, existem algumas recomendações para o consumo do suplemento pré-treino, para que ele seja absorvido pelo corpo de forma otimizada. 

Tomar um pré-treino com qualidade começa já na refeição antes do treino. É fundamental que o atleta comece ingerindo boas fontes de proteína de alto valor biológico, gorduras e carboidratos. 

Já para os atletas que seguem dietas low-carb, o indicado é que exista um intervalo adequado entre a refeição e o treino, garantindo assim uma melhor digestão. 

Mas também é importante lembrar que muitos atletas não possuem tempo para realizar refeições, principalmente se ele prefere treinar pela manhã. De qualquer forma, consumir o pré-treino é essencial para garantir a boa performance.

De fato, da mesma maneira que se deve buscar uma clínica especializada em disfunção erétil, o atleta precisa buscar o que precisa para potencializar o seu treino. Sendo assim, saber como consumir o suplemento pré-treino é fundamental. 

O indicado é que, após realizar a sua alimentação de pré-treino, em um intervalo de 1-2 horas deve-se consumir o suplemento e aguardar, em média, 30 minutos para começar a atividade física. 

Um detalhe importante aqui é o de que é recomendado evitar o consumo de pré-treino após as 18 horas. Isso porque alguns componentes, como é o caso da cafeína, podem comprometer o sono noturno do atleta. 

Porém, para quem possui restrições quanto ao consumo de cafeína ou para o atleta que só consegue realizar o seu treino no período noturno, existem fórmulas de pré-treinos que não contém esse componente, permitindo um uso seguro do suplemento. 

É como uma maquina de gelo filtrado, que atende a uma demanda específica do comprador. Por isso, há diversas versões de pré-treino, que são desenvolvidas de acordo com as necessidades de diferentes perfis de atletas.

Os benefícios do consumo de pré-treino

Como não poderia deixar de ser, o atleta que consome o suplemento pré-treino, vai desfrutar de uma série de benefícios, que vão tornar a sua atividade muito mais prática e eficiente. Conheça algumas das principais vantagens a seguir. 

  • Aumento de energia;
  • Aumento de força;
  • Melhoria no desempenho;
  • Redução de fadiga;
  • Neuro estimulante.

O atleta que investe no consumo de pré-treino pode desfrutar de vários benefícios, sendo os principais deles o aumento de energia e de força. De fato, realizar atividades físicas, principalmente as de alto impacto, exige bastante do corpo. 

Nesse sentido, garantir que exista mais energia do que o comum e aumentar a força é essencial para que o atleta consiga realizar seus exercícios por vários minutos ou horas, o que é essencial para que os resultados possam ser vistos mais facilmente. 

Além disso, da mesma forma que se contrata um serviço de entrega rápida moto para obter um produto com agilidade, o pré-treino é um suplemento que melhora o desempenho do atleta, o que é fundamental para que ele desfrute mais rapidamente do seu objetivo. 

Também é essencial dizer que muitos atletas passam por momentos de fadiga muscular, o que pode trazer impactos negativos para o seu treino. Além de reduzir a performance, a fadiga torna o exercício físico mais cansativo e até dolorido. 

Por isso, o pré-treino oferece a redução de fadiga muscular, uma vez que atua fornecendo mais força e energia para o atleta, de modo que ele consiga se manter por mais tempo focado na sua atividade.

Por fim, como dito anteriormente, o pré-treino é um suplemento fundamental para quem precisa aliar o físico com o mental. Logo, obter maior concentração e foco é o desejo de vários atletas no dia a dia. 

O pré-treino oferece neuro estímulo, o que permite uma maior concentração na atividade, o que faz com que o treino se torne ainda mais efetivo e proveitoso para o atleta. 

Da mesma maneira que uma pessoa que procura por botox para afinar nariz espera que o seu desejo por melhorar a aparência seja atendido, o atleta que usa pré-treino tem como objetivo conquistar melhores desempenhos na sua atividade. 

Sendo assim, o consumo do pré-treino pode ser um aliado importante para que qualquer pessoa consiga atingir melhores níveis no seu treino, otimizando o seu resultado. 

Considerações finais

Cada vez mais pessoas sabem que o consumo de suplementos é um forte aliado à saúde, permitindo que a qualidade de vida mude de forma considerável. 

Por isso, o uso de pré-treino é uma indicação importante para quem já realiza atividades físicas e percebe que pode potencializar os seus resultados, tanto para aumentar a sua concentração quanto para oferecer mais força ao seu corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up