Saiba a importância da alimentação saudável na gestação

Seguir uma dieta equilibrada e balanceada sempre deve ser a primeira opção de qualquer pessoa. Mas quando se descobre que há um bebê a caminho, a alimentação saudável na gestação é ainda mais necessária.

Muito já se ouviu falar sobre o problema de comer mal. Afinal, o consumo elevado de comidas gordurosas ou com excesso de açúcar traz problemas para o corpo, independentemente da idade da pessoa. 

Diante disso, já não há quem não saiba que preferir consumir alimentos saudáveis é o caminho mais seguro para ter mais saúde e disposição. Sendo assim, pegar uma caixa hortifruti branca e buscar uma boa variedade de produtos é essencial. 

Mas, indo além do consumo normal de bons alimentos, existe uma situação especial que exige ainda mais cuidado na alimentação do dia a dia. A mulher que descobre uma gestação deve tomar cuidados extras com o que consome. 

Isso pode fazer toda a diferença na sua gestação, além de beneficiar o desenvolvimento intrauterino do bebê. Não à toa, os obstetras estão sempre lembrando da importância da boa alimentação para as gestantes.

Em muitos casos, agendar uma consulta com uma nutricionista durante o período da gestação é o melhor caminho para receber uma dieta personalizada, que vai atender ao dia a dia da gestante e garantir que ela saiba como escolher o que deve comer. 

De fato, a alimentação saudável na gestação é necessária. Para entender o que isso significa, quais os benefícios de comer bem e pontos importantes da alimentação equilibrada na gestação, continue na leitura deste artigo até o fim. 

O que é alimentação saudável?

Muito se ouve dizer sobre a necessidade de realizar uma alimentação saudável. No entanto, nem sempre essa questão é clara, pois abrange uma série de informações e de cuidados que precisam ser abordados. 

De maneira prática, é possível definir a alimentação saudável como práticas alimentares que tenham como base uma significação cultural dos alimentos, social e conceitual. 

Diante disso, ela se trata de consumir alimentos regionais, que incluem itens como frutas, verduras e legumes, levando em conta aspectos afetivos e comportamentais, que estejam diretamente ligados às práticas alimentares. 

Por isso, uma alimentação saudável deve conter uma série de elementos que tornam o cardápio completo, o que quer dizer que o melhor caminho muitas vezes é o de consultar um especialista em nutrição, tal como se consulta um ginecologista especialista em HPV.

Os alimentos que são consumidos possuem propriedades nutricionais diferentes e importantes. Isso significa que não basta comer qualquer alimento ou quantidade, mas é preciso haver um equilíbrio que garanta o consumo saudável. 

De fato, alguns aspectos ajudam a entender como deve ser a alimentação para que ela seja considerada verdadeiramente saudável. São eles:

  • Variedade no consumo;
  • Apresentação atrativa;
  • Quantidade adequada;
  • Acesso facilitado.

É fundamental que, assim como existem diversos modelos de persiana de alumínio para cozinha, ao adquirir alimentos, a gestante busque variedade dos itens. 

Isso garante, por exemplo, uma apresentação atrativa, que é vista em pratos coloridos e cheios de bons alimentos. Ao montar uma salada com alface, tomate, cenoura, beterraba, pepino e outros vegetais, o prato fica rico em nutrientes e bonito aos olhos. 

Ao mesmo tempo, é essencial que a quantidade seja proporcional e equilibrada à fase especial que é a gestação. Muito já se ouviu dizer que a gestante deve comer por dois, mas essa afirmação não está certa. É preciso ter proporcionalidade. 

Por fim, o acesso facilitado e coerente em relação ao custo dos alimentos faz toda a diferença na gestação. Por isso, buscar estabelecimentos que pratiquem bons preços e ofereçam variedade de produtos devem ser os preferidos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Quais os benefícios de se alimentar bem na gravidez?

Enquanto muitas pessoas procuram por ozonioterapia emagrecimento, tratamento que pode ajudá-las a retomar a sua autoestima e qualidade de vida, a gestante precisa redobrar a sua atenção ao seu peso corporal.

Uma das principais preocupações da gestante deve ser o de comer bem para ganhar apenas o peso indicado de acordo com o seu IMC no momento em que engravidou. Não é recomendado que uma grávida emagreça enquanto gesta o seu bebê. 

Diante disso, é válido ressaltar os benefícios que a boa alimentação na gravidez pode trazer para a gestante e para o seu filho. O primeiro ponto é justamente o de que esse cuidado pode evitar uma série de ocorrências negativas na saúde de ambos. 

Além disso, comer bem garante a reserva biológica necessária para o momento do nascimento e para o pós-parto, além de que promove o substrato ideal para o período de amamentação.

Também vale lembrar que se alimentar bem favorece o ganho de peso da mãe e do bebê durante o período gestacional como um todo. 

Aqui é importante frisar que o ganho de peso inadequado durante o período gestacional é um dos fatores que acaba por desencadear riscos e problemas para a gestante e para o bebê. Alguns desses problemas podem se estender durante toda a vida. 

Por isso, quanto maior for o cuidado com a alimentação, melhor. Afinal, pensar que da mesma forma que um botox natural para rosto deixa qualquer pessoa mais bonita e feliz, garantir que uma grávida ganhe apenas o peso necessário é uma conquista para ela.

A real importância da alimentação saudável na gravidez

Se a alimentação saudável já é muito importante para pessoas em toda a sua vida, quem dirá durante o período gestacional. Não à toa, cada vez mais gestantes se preocupam em consumir alimentos saudáveis e da forma correta. 

De fato, durante toda a gravidez a gestante recebe pedidos médicos para realizar análises laboratoriais para se certificar de que tudo está correndo bem. Elas são tão importantes quanto a realização de um exame de sangue admissional.

Isso porque verificar se tudo está bem é um procedimento fundamental para a grávida. E, caso não esteja, é possível saber o que deve ser feito é essencial. 

Afinal, quanto maior for a atenção e o cuidado com toda a gestação, maior será a garantia de que o que está sendo consumido promova a saúde da mãe e do bebê. Então, conheça alguns cuidados essenciais para o momento da gestação a seguir.

1. Hidratação 

Beber a quantidade de água ideal no dia a dia é uma ação necessária para todas as pessoas. Então, quando se fala em gestação, isso é ainda mais importante. 

Vale dizer que manter o corpo hidratado é preciso por vários motivos, mas de modo especial esse cuidado favorece o funcionamento do intestino, queixa comum das gestantes durante a gravidez.

2. Consumo de fibras

Ao preparar as refeições durante a gestação, uma importante ação é a de garantir o consumo de fibras. Elas também ajudam no funcionamento do intestino. 

Ao mesmo tempo, indica-se o consumo balanceado de carboidratos, já que esse é o componente que fornece energia para o corpo. Com isso, é possível reduzir a sensação de cansaço que é comum na gravidez.

3. Consumo de frutas e hortaliças

Outro ponto importante quando o assunto é alimentação saudável se trata de garantir o consumo de vitaminas e minerais, Para isso, as frutas e hortaliças são fundamentais no cardápio da gestante. 

Para a grávida que ainda não tem o hábito de consumir esse tipo de alimento, a dica é deixar sempre frutas cortadas em potes, assim como já deixar as hortaliças lavadas e porcionadas, facilitando o consumo na hora da refeição. 

4. Consumo de pouco sal

O sódio é um componente presente na cozinha de qualquer casa. Ele é utilizado para garantir um sabor a mais no preparo das refeições. Mas uma questão que é preciso frisar é a de que há quem exagere no uso do sal.

Durante a gestação isso não deve acontecer. O sódio em excesso contribui para o desenvolvimento de quadros como pressão alta, doença nos rins e no coração, além de ser causa ou mesmo agravar os inchaços comuns na gestação. 

Por isso, ao colocar o avental personalizado confeitaria, a grávida deve estar atenta ao que vai consumir durante a gestação, devendo sempre priorizar o que é mais natural e saudável, o que significa comer frutas, verduras, legumes e se hidratar.

Considerações finais 

Muitas mulheres aguardam ansiosamente o momento da gestação, uma vez que isso significa que a família vai ficar maior e ganhar um novo integrante. Mas, é fundamental que ela não se esqueça dos cuidados essenciais durante o período gestacional.

Sendo assim, é altamente indicado que a gestante tome água, consuma fibras, frutas e hortaliças e opte sempre por menores quantidades de sal. Assim, ela favorece não apenas o seu copo, mas também o do seu bebê, que está sendo gerado no ventre. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up