Sal do Himalaia: o que é quais seus benefícios

Assim como o sal do Himalaia, existem diferentes tipos de sais no mundo todo, sendo desde os refinados ou grossos até os normais ou negros, que são diferentes pelos seus termos nutricionais.

O sal é usado como um tempero essencial em massas, carnes, molhos e muitas outras receitas dos mais variados tipos.

Eles ajudam a levar mais sabor para os alimentos assados na churrasqueira com balcão e pia, por exemplo, e ajudam também a preservá-los melhor.

No entanto, o sal do Himalaia, ou sal rosa como também é conhecido, se destaca dos demais pelo seu teor alto de minerais, sendo usado muitas vezes em dietas saudáveis.

Ele pode levar uma série de benefícios para as pessoas que usam e superarem os tipos comuns de sal.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o artigo a seguir explicará com detalhes o que é o sal do Himalaia.

Além disso, falará sobre a sua função e, por fim, listará os maiores benefícios que este tipo de sal pode levar para quem o consome.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa tem a cor mais puxada para salmão e é extraído de uma mina de sal que leva o nome de Khewra, e essa mina se localiza no Paquistão, muito perto do Himalaia.

Tal mina se destaca por estar entre uma das maiores minas de sal do mundo todo e por estar, também, entre as mais antigas do mundo.

Muitas pessoas acreditam que o sal que é coletado nessa mina se formou há milhões e milhões de anos. Isso graças à evaporação de corpos de águas de antigamente.

Ele é minerado logo depois de ser extraído à mão, e o fato dele não ser refinado faz com que seja livre de aditivos ruins e considerado mais saudável que o sal comum.

Assim como o sal comum que se encontra nas casas de todo mundo ou em empresas de refeição industrial, o sal do Himalaia é feito principalmente de cloreto de sódio.

Mas o processo de extração pelo qual ele passa ajuda a fazer com que ele mantenha alguns minerais importantes que não são achados em um sal comum.

A estimativa é que o sal rosa do Himalaia pode ter muito mais minerais e oligoelementos diferentes do que muitos outros tipos.

E são esses minerais, como o ferro, que fazem com que ele ganhe essa cor tão marcante muito usada em reforma de cozinha pequena de apartamento, que é o rosa.

Qual é a função do sal do Himalaia?

Diferente de vários outros nutrientes, o sal não tem a necessidade de passar por uma transformação para ser aproveitado pelo organismo humano.

Isso porque quando está no corpo humano, o sal se dilui no próprio sangue e percorre vários vasos sanguíneos se espalhando em todos os órgãos existentes.

É possível citar como exemplo o sistema nervoso, pois os minerais que se fazem presentes nesse sal permitem que estímulos sensoriais sejam transmitidos para o cérebro.

E até mesmo em um sentido contrário, trabalha mandando os comandos de contrações para os músculos. Ele pode ainda melhorar a maneira que as células absorvem água, mesmo quando uma pessoa usa sonda gástrica para alimentação.

Os minerais presentes neste sal ajudam também a regular melhor a saída e a entrada de água nas células do corpo, garantindo que ele se mantenha nos níveis de hidratação corretos.

O sal do himalaia pode servir também para a reposição de eletrólitos, pois eles funcionam como verdadeiros condutores de eletricidade e são diretamente responsáveis por vários processos do organismo.

Dentre esses processos está o controle da pressão nas artérias e no PH, a recuperação de tecidos danificados, prevenção contra cãibras que surgem mesmo estando sentado em cadeiras para lanchonete madeira e muito mais.

Conheça os benefícios do sal rosa

Depois de entender o que é o sal rosa do Himalaia e quais são as suas principais funções, é a hora de conhecer alguns dos benefícios em utilizá-lo.:

1. Ajuda a aumentar a hidratação do corpo

Quando o corpo humano ingere um sal natural que não foi refinado, ele pode se beneficiar com os seus eletrólitos que ajudam a aumentar a hidratação do corpo.

Existem bebidas hidratantes que são famosas por uma hidratação rápida, e o segredo delas é contarem com eletrólitos como:

  • Sódio;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Magnésio.

No entanto, mesmo com os ótimos eletrólitos, algumas bebidas ainda assim contam com um teor altíssimo de açúcar, além de alguns químicos de conservantes que até podem fazer mal à saúde.

Isso é um problema, pois muitas pessoas consomem esse tipo de produto o tempo todo, no trabalho, na faculdade, indo ao consultório de neuropsicopedagogia, entre outros lugares.

Porém, o sal rosa do Himalaia conta com os eletrólitos necessários para que os fluidos corporais se regulem sem os problemas que os isotônicos comerciais podem causar.

2. Auxilia a manter a pressão arterial regulada

Esse tipo de sal é absorvido pela corrente sanguínea de uma maneira cem vezes mais eficiente do que o sal normal usado em cozinhas de casa.

Por isso, existem comprovações até mostraram que ao ser usado em doses pequenas, ele pode ajudar a diminuir muito a pressão arterial e a estimular uma circulação bem melhor do sangue.

Ele ajuda a baixar a pressão arterial, pois enquanto o corpo processa os minerais, o organismo não usa tanta água para limpar o sódio em excesso.

Para tanto, ele não retém água nesse momento e o corpo não precisará elevar a pressão do sangue para que esse trabalho seja realizado.

3. Melhora a circulação sanguínea

O terceiro e um dos que mais se destaca benefícios de utilizar o sal do Himalaia é o fato de ele ajudar a melhorar muito a circulação sanguínea.

Ele faz isso ajudando a eliminar danos nas artérias que podem causar problemas como varizes ou outros que podem ser encontrados em um exame admissional de sangue.

Esse processo é feito como um tipo de limpeza nessas artérias que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e eliminar placas que formam as já citadas varizes.

4. Contribui para eliminar algumas toxinas do corpo

Quando o sal do Himalaia é usado em banhos de banheira com água em temperatura ambiente, esse sal fornece nutrientes que fazem muito bem ao corpo e se tornam um desintoxicante externo.

Quando ele se dissolve na água, vira uma solução iônica que permite que tecidos mortos e adiposo extraiam as toxinas da pele.

Somente a água já é altamente eficiente para o processo de desintoxicação do corpo, mas com a ajuda do sal rosa essa remoção de toxinas da pele se torna muito mais intensa.

5. Ajuda a reduzir o refluxo e equilibrar o PH

Um organismo com PH desequilibrado é o motivo para que o corpo humano tenha vários tipos de problemas que incluem perda de densidade óssea, deficiência imunológica, aumento do peso e até mesmo pedra nos rins.

Esses níveis de ph, graças à evolução da tecnologia, já podem ser descobertos ao serem testados em exames feitos em laboratórios de confiança.

O organismo se mostra muito ácido, acima dos níveis normais quando o PH está baixo demais. E nesse caso a correção ideal pode ser consumir uma solução onde se usa o sal do Himalaia.

Para fazer essa solução, só é preciso misturar em um copo com água de um bebedouro adulto e infantil na temperatura ambiente uma colher de chá de sal do Himalaia e tomar para que esse excesso de acidez no estômago se neutralize.

Mas claro que qualquer uso que vá fazer para ajudar em algum problema de saúde deve ser aprovado antes por um médico de total confiança.

Considerações finais

Conhecer bem o que é o sal do Himalia, ou sal rosa, assim como para que ele serve pode ajudar várias pessoas que estão atrás de alternativas mais saudáveis na alimentação.

Mesmo que ele seja mais indicado por nutricionistas em alguns casos, o ideal mesmo é um consumo reduzido de qualquer tipo de sal.

A ingestão de sódio nos dias de hoje está muito difícil de controlar com a crescente popularização de comidas industrializadas e processadas.

Para isso, o indicado é fazer a própria cômoda e usar alimentos mais naturais possíveis como o sal do Himalaia que pode trazer uma série de benefícios tanto interna quanto externamente.

Mesmo não sendo tão diferente dos outros tipos de sal que existem no mundo todo, ele conta com alguns pontos que o diferenciam muito dos demais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up