Cuidados que um enfermeiro deve ter com um paciente hospitalizado

Os cuidados com um paciente hospitalizado devem ser feitos com muito cuidado pelos enfermeiros de plantão. Saber como agir com esse tipo de paciente é muito importante para um atendimento adequado e o descarte correto para coleta de resíduos de saúde.

A segurança deve ser um dos primeiros pontos a ter atenção nestes casos, e por isso os esforços do enfermeiro devem ser realizados com o máximo de atenção possível, para que o profissional possa evitar acidentes ou infecções que podem agravar ainda mais o quadro.

O enfermeiro é o profissional que mais fica próximo de um paciente hospitalizado. Cabe a ele todas as responsabilidades de cuidado e atenção, mais até do que o médico responsável, uma vez que ele passa mais tempo próximo do cliente avaliando-o com equipamentos como o aparelho de pressão digital de pulso.

Dentre as atividades relacionadas a enfermagem, pode-se destacar:

  • Dar banhos em pessoas enfermas;
  • Troca de fraldas;
  • Arrumar roupa de cama e protetores;
  • Levar refeições e remédios.

Por conta disso, existe uma preocupação em especial para lidar com os pacientes e cuidar do bem-estar dos mesmos, evitando problemas relacionados à higiene e à proteção. Isso não se limita ao paciente.

O enfermeiro está propenso a acidentes e a ser infectado em casos de pacientes hospitalizados com problemas contagiosos, e por isso, essa atenção especial é muito importante para lidar corretamente com estas ações e auxiliar um paciente de fisioterapia para bursite.

Para trabalhar com segurança e efetividade, é preciso estar sempre atento a alguns pontos fundamentais que garantem uma estratégia adequada para lidar com pacientes hospitalizados, uma vez que é possível agir de maneira mais efetiva.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Principais cuidados da enfermagem

Para ter uma estrutura mais adequada para o atendimento a pacientes, sobretudo em quadros hospitalares, é preciso tomar alguns cuidados específicos para conseguir mais segurança no atendimento.

Esse tipo de ação é muito importante para garantir um processo padronizado de atendimento, com foco total na qualidade de vida e no bem-estar do paciente, evitando uma série de problemas que podem vir de um descuido.

Portanto, é fundamental que você saiba trabalhar com qualidade e prestar atenção a algumas ações importantes para conseguir lidar com esse tipo de situação da melhor maneira possível, garantindo mais qualidade em seu trabalho como um todo e entendendo o momento certo de usar uma muleta axilar.

Higienização de mãos

Esta é uma das mais importantes atitudes de segurança relacionadas à enfermagem, mesmo que o profissional esteja o tempo todo usando luvas. A higienização das mãos é um dos principais meios de evitar infecções.

Para isso, é fundamental que esse processo de higienização seja constante. É preciso realizar o processo tanto antes quanto depois de cuidar do paciente hospitalizado, para garantir mais tranquilidade para o paciente e para o profissional.

A higienização de mãos no ambiente hospitalar é complexa, e muito diferente da higienização comum que é realizada pela maioria das pessoas. 

No caso da higienização para enfermeiros, cada detalhe conta, desde os dedos e unhas até partes das mãos pouco utilizadas.

Essa limpeza deve ser feita com sabão neutro e água corrente, e depois uma boa secagem com folhas de papel limpas. 

Caso seja necessário, é possível ainda utilizar o álcool em gel para uma limpeza ainda mais profunda e auxiliada pelo uso de equipamento adequado, como uma mascara de proteção de malha de algodão.

Utilização de equipamentos

O enfermeiro lida com uma série de dispositivos importantes para a manutenção da vida do paciente, e essa é uma etapa que não é impossível de cometer erros, embora seja muito pouco comum que aconteça.

No caso de sondas e cateteres, o enfermeiro precisa de uma atenção muito especial para garantir que os equipamentos estão no lugar certo para que ele possa administrar soro e medicamentos de forma adequada com calibração de equipamentos médicos.

Esse problema de segurança, embora pouco comum, é muito grave e perigoso, uma vez que ele atinge diretamente a vida do paciente, e por isso é muito importante que você tome alguns cuidados especiais.

O primeiro ponto é avaliar os próprios equipamentos. Todo dispositivo que lida com a vida dos pacientes deve ser de qualidade ímpar, com conexões perfeitas que não tenham espaço para nenhum tipo de erro.

Além disso, é fundamental que o enfermeiro faça uma avaliação e análise rápida de cada dispositivo para garantir que seu funcionamento está adequado e não representará nenhum tipo de risco para o paciente.

Para que isso ocorra, é importante que o enfermeiro oriente familiares e amigos que estejam acompanhando o paciente que eles não devem nunca, de forma alguma, mexer nestes equipamentos e acessórios de proteção radiológica.

Uma pessoa que não saiba operar um determinado dispositivo pode causar problemas muito maiores do que ajudar, como a maioria das pessoas pensa estar fazendo. Se o paciente ou o acompanhante precisarem de algo, basta chamar o enfermeiro.

A maioria dos quartos e enfermarias de hospitais contam com botões de atenção que se conectam diretamente à sala de enfermaria, e um profissional capacitado irá atender prontamente quando este item for acionado.

Prevenção de queda

A profissão do enfermeiro é fundamental para lidar com as pessoas com qualidade. A humanização é um dos pontos mais importantes que devem ser levados em conta quando você está lidando com um paciente, principalmente quando ele está hospitalizado.

Um paciente normalmente está em uma situação vulnerável, o que acaba colocando-o em situação de dependência dos cuidados dos enfermeiros, o que requer uma série de técnicas especiais para o atendimento.

A movimentação em macas ou camas é um dos pontos mais importantes para o enfermeiro tomar cuidado, uma vez que na maioria dos casos é quando o risco de queda é cada vez maior por conta do controle que o enfermeiro precisa ter.

Muitos acidentes envolvendo quedas acontecem por conta da falta de atenção, e uma queda de um paciente pode acabar se tornando um acidente fatal dependendo do tipo de situação e da altura da queda.

Por isso, é fundamental que você saiba todas as técnicas adequadas para a movimentação de uma cama, mudanças de posição e até mesmo trocar os lençóis ou roupas de cama para conseguir lidar com esse tipo de ação com mais qualidade.

Até mesmo a troca do paciente da cama para a maca e vice-versa é importante para garantir a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente hospitalizado, aumentando suas chances de fazer um trabalho de qualidade.

Lesões de pressão

Este é um problema muito comum que acontece com pacientes hospitalizados, principalmente aqueles que passam muito tempo sem poder sair da cama.

Ficar muito tempo em uma mesma posição pode gerar úlceras na pele por conta da pressão que o corpo faz sobre os objetos em questão. Parte do trabalho do enfermeiro é evitar ao máximo que esse tipo de problema aconteça.

Quando um paciente fica muito tempo deitado, esse tipo de situação eventualmente irá acontecer. Ao enfermeiro cabe a responsabilidade de movimentá-lo, passar cremes e remédios para reduzir esse tipo de ação.

Esse tipo de situação ajuda o paciente a evitar uma série de problemas que podem ser acumulados com a falta de movimentação, ajudando a pele a ficar menos prejudicada com suas atividades.

Ambiente cirúrgico

Normalmente, um paciente hospitalizado em algum momento é levado ao centro cirúrgico, que possui uma série de especificações de empresas de equipamentos hospitalares.

Neste ambiente, o enfermeiro está presente junto aos médicos e é o principal responsável pela higienização e disponibilidade dos equipamentos usados durante o procedimento.

Dessa forma, é fundamental que o enfermeiro esteja atento a todos os aparelhos e itens que serão utilizados e deixe todos à disposição do médico para que a cirurgia corra bem e sem necessidade de pausas.

Depois, basta realizar a assepsia e a higiene pessoal para acompanhar o paciente do centro cirúrgico de volta para o quarto.

Comunicação

A comunicação é um dos cuidados mais importantes que o enfermeiro deve ter, uma vez que ele é o vínculo entre o médico e os acompanhantes do paciente, ou ele próprio. Diante disso, é preciso ter uma comunicação efetiva e verdadeira o tempo todo.

Informar cada procedimento com clareza é muito importante para deixar mais tranquilidade e conforto para as pessoas, que muitas vezes precisam de informações para se sentirem mais seguros nesse momento.

Considerações finais

A profissão de enfermeiro é fundamental para garantir a vida e o bem-estar dos pacientes. Portanto, é importante que este profissional seja qualificado e tenha atenção especial para lidar com esse tipo de ação.

Para conseguir um atendimento ainda mais qualificado, é possível trabalhar com cursos de especialização, treinamentos e palestras, e até mesmo uma pós-graduação para tratar dos pacientes com mais qualidade ainda.

O enfermeiro é, em sua essência, um especialista na segurança do paciente, e aqueles que dão uma atenção especial para as pessoas sob seus cuidados acabam se tornando uma referência para seus colegas e para os gestores do hospital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up