Como manter a forma durante as festas de final de ano

Dicas de como emagrecer com saúde

As festas de final de ano estão chegando e é sempre bom manter a forma, não é mesmo? 

O Natal e o Réveillon são momentos especiais e únicos, entre familiares  e amigos, para celebrar. Porém, sabemos que essas datas estão repletas de comidas saborosas, e que se não tiver cuidado vai perder a forma e será difícil recuperar em pouco tempo na academia.

Sendo assim, para você aproveitar as boas festas de fim de ano, é fundamental manter a sua saúde em boas condições, manter a forma e muito mais. Nesse sentido, você poderá aproveitar todas as suas festas sem se sentir incomodado e ainda ter um jantar fitness de qualidade.

Por isso, preparamos um guia completo, com as principais dicas para você manter a forma nas festas de Natal e Ano Novo, garantido a sua saúde e um bom aproveitamento destas festas. 

Assim, leia o artigo com bastante atenção e siga as dicas de como manter a forma durante as festas de fim de ano.

Veja também: Dicas para emagrecer com saúde e sem sacrifícios

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Aprenda a fazer a escolha certa

Ao comemorar, evite lanches muito calóricos como catupiry, queijos do tipo gorgonzola e provolone. Maionese, salgadinhos, salame, azeitonas, presunto e molhos gordurosos também são impopulares. 

Evite bebidas calóricas, essas bebidas são quase impossíveis de beber apenas um copo, como a cerveja. 

O ideal não é ingerir bebidas alcoólicas, mas sim escolher drinks feitos com frutas e água gaseificada. Basta uma taça de vinho ou um brinde com champanhe. Escolha carnes magras, como chester ou peru, no entanto, lembre-se de tirar a pele porque é extremamente calórico e não faz bem à saúde. 

Uma boa escolha de proteína para o jantar é preparar peixes com molhos especiais. É importante também prestar atenção ao preparo dos pratos. Por exemplo, substitua ingredientes tradicionais por menos calorias, como: ervas (manjericão, hortelã, alecrim etc.); Iogurte desnatado; Limão; Leite desnatado; Queijo tipo cottage; Ricota e Requeijão light.

Como devagar

Conforme uma ceia farta se aproxima, a gula muitas vezes fala mais alto. Uma dica para evitar isso é mastigar e comer devagar os alimentos, o que ajuda a sentir o gosto, melhora a digestão mais tarde e dá ao estômago tempo para informar o cérebro quando está cheio.

Cuidado com as sobremesas

 Lembre-se de que as sobremesas costumam ser o maior pecado. Os doces são ricos em calorias e a grande parte deles é muito gordurosa e não é nutritiva. O ideal é substituir as sobremesas tradicionais por frutas da época, como ameixas, uvas, pêssegos e figos. 

Porém, se sua tia distante ou mesmo sua avó preparou cuidadosamente uma sobremesa especial e irresistível, você não precisa desistir e parar de comer. No entanto, lembre-se que uma porção é suficiente para manter a forma e eliminar o impulso.

Não beba muito álcool

Durante as festas há dois problemas com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O primeiro refere-se às calorias da própria bebida. Por exemplo, uma lata de cerveja de 350 ml tem aproximadamente 150 calorias, enquanto uma lata de vinho tinto de 175 ml contém 140 calorias.

No entanto, quando você combina o consumo de bebidas alcoólicas com a ingestão de alimentos gordurosos, o fígado fica sobrecarregado, pois, para processar a ingestão de álcool ele não metaboliza a gordura, promovendo sua persistência no organismo. 

Por tanto, reduz a ingestão de bebidas alcoólicas e, muitas vezes, intercala a ingestão de água benéfica para a função do fígado.

Dieta Detox depois das férias

O grande problema com esses compromissos é que eles podem continuar a comer por um ou dois dias depois da festa. 

Se não houver jeito, você acaba comendo muito no jantar na véspera de Ano Novo, então a abordagem ideal é comer uma dieta alimentar de desintoxicação imediatamente depois deste período de tempo, o que ajudará a limpar o corpo, limpar e reduzir o excesso de comida.

Para esta dieta os melhores alimentos são: Azeite Extra Virgem; Agrião; Água de Coco; Água; Brócolis; Carne de Peixe; Castanhas; Couve-Flor; Chá verde; Frutas Cítricas; Frutas Vermelhas e Rúcula.

O segredo do sucesso é o equilíbrio

Durante o Natal e Ano Novo, experimente comer alimentos saudáveis e ​​leves durante o dia, incluindo frutas, saladas e vegetais. 

Desse modo, à noite, na hora do jantar, é possível cometer alguns pecados sem ser tão culpado ou preocupado.

Faça exceções planejadas

Se você desenvolver bons hábitos durante o ano, não precisa ter medo de abrir uma exceção. Mais importante ainda, eles são planejados. Ou seja, você considerou fazer uma pausa em sua dieta regular nos jantares de Natal e Ano Novo e, possivelmente, no almoço no dia 25 e no primeiro dia.

Este plano pode ajudar seu cérebro a entender que é necessário voltar à sua alimentação na noite do dia 25, fazer uma dieta regular, para ser mais simples evitar comer e recuperar seus hábitos sem controle do dia 24 ao primeiro dia.

Não Abandone os Exercícios

O exercício físico é a única forma de usar toda a energia sem culpa durante a festa, por isso nunca desista. 

Se você não consegue manter o treinamento intenso e regular que tem feito até agora, tente se exercitar pelo menos regularmente. Use as férias para diferentes atividades ao ar livre, como caminhada, corrida ou pedalar em uma bicicleta encostada na garagem. 

Também é possível manter os principais grupos musculares do corpo funcionando normalmente e fazer exercícios funcionais sem o uso de equipamentos.

Retome sua rotina depois das festas

Se você seguir as dicas e se preparar para as férias, será mais simples atingir a meta de como se manter a forma e voltar imediatamente ao dia a dia no final do ano. 

No dia 26, lembre-se que a atividade física e uma alimentação balanceada não poderão ficar para depois, retome estas práticas para garantir a continuidade, essencial para uma vida saudável. 

Se você é sedentário, esta é a melhor hora para começar.

Esta era representa o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. 

Se seus tênis velhos estão no seu guarda-roupa há tanto tempo e você nem se lembra quando mexeu naquele corpinho pela última vez, esta é uma boa oportunidade para começar e manter a forma.

Por isso, faça exceções e aproveite as férias, porém, lembre-se das dicas para se manter a forma no final do ano, e a meta é adotar e manter hábitos saudáveis ​​ao longo do ano.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up