Plano de saúde empresarial: entenda alguns dos benefícios

Contar com benefícios como um bom plano de saúde empresarial é um artifício que valoriza o seu empreendimento, atraindo e retendo talentos.

Existem diferentes opções disponíveis, sendo que existem casos que seu uso é descontado diretamente na folha de pagamento, enquanto em outros a empresa paga uma parte.

Segundo o Instituto de Estudos e Saúde Suplementar, o IESS, em nosso país são mais de 47 bilhões de pessoas que já contam com um plano de saúde, uma vez que este é um dos benefícios que mais traz segurança para os colaboradores.

Neste artigo abordamos o que é um plano de saúde empresarial, pontuando as principais vantagens que traz, tanto para empresa quanto para seus trabalhadores. Leia até o fim para compreender melhor o assunto.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é um plano de saúde empresarial?

Um plano de saúde empresarial é um benefício oferecido pelas companhias empresariais que permite que seus colaboradores contem com assistência médica privada, como consultas, exames e internações.

Podendo ser aplicado aos mais diferentes casos e influenciando, por exemplo, em intervenções como desfazer vasectomia valor, trazem a valorização da vaga de trabalho.

Não apenas para o colaborador em si, é possível adicionar dependentes, ou seja, ampliar o benefício para familiares. Existem diversos tipos e opções de serviço que podem ser incluídos em um plano de saúde, como:

  • Serviços laboratoriais, para exames;
  • Serviços hospitalares, para internações;
  • Serviços clínicos, para avaliações;
  • Serviços de especialidades médicas;
  • Serviços ambulatoriais, para emergências.

Para realizar a melhor escolha é importante checar sua abrangência e quais os serviços oferecidos para analisar sua viabilidade para sua empresa de lixo hospitalar descarte, por exemplo.

Existem basicamente dois tipos de planos para a adesão: o plano de saúde empresarial integral e o plano de saúde empresarial de coparticipação.

Plano de saúde empresarial integral

No caso do plano de saúde empresarial integral, a empresa paga integralmente o valor da mensalidade do convênio, não havendo custos para os colaboradores ou familiares para sua utilização.

Plano de saúde empresarial de coparticipação

Já no plano de saúde empresarial de coparticipação os custos da mensalidade são divididos com o colaborador, só sendo pago em caso de realmente se fazer o uso de seus serviços.

Neste caso, supondo que o colaborador precise de fisioterapia ortopedica, por exemplo, só pagará por sua utilização no mês.

Quais são as vantagens para as empresas?

De forma geral, existe uma via de mão-dupla dentro do ambiente empresarial, pois os funcionários valorizam mais seu trabalho e se tornam mais proativos em suas atividades. Continue a leitura, pois pontuamos as principais vantagens para a empresa:

Aumento da produtividade

Quando se melhora a qualidade de vida de seus funcionários, cria-se um pessoal mais interessado e disposto para exercer suas atividades, o que potencializa automaticamente a produtividade geral de sua empresa de calibração de equipamentos médicos.

Potencialização do diferencial competitivo

Uma vez que não é toda empresa que oferece um bom plano de saúde, ao tê-lo entre seus benefícios seu empreendimento passa a atrair mais candidatos que querem compor a equipe, aumentando sua visibilidade no mercado.

Valorização da empresa

Ao serem valorizados pela empresa com bons benefícios, os colaboradores também valorizam mais o empreendimento, o ambiente de trabalho e suas tarefas diárias.

Redução do turnover

Com a valorização e o engajamento dos colaboradores, uma consequência óbvia é a diminuição na rotatividade da equipe, com funcionários motivados.

Isto traz ainda mais valorização para sua empresa especializada em camas motorizada, e para os mais diversos setores ou segmentos empresariais.

Atração e retenção de talentos

Para atrair cada vez mais talentos para seu negócio, salários convidativos e benefícios como o plano de saúde são os pontos mais importantes.

Em um ambiente de trabalho saudável em que o empregador se mostra preocupado com a qualidade de vida de seus funcionários, é possível reter bons trabalhadores.

Dedução de impostos

Com a adesão ao plano de saúde empresarial é possível deduzir e abater valores no imposto de renda. Assim é importante estar atento ao manter as informações sempre atualizadas, possibilitando este processo em sua empresa de monitoramento de limpeza hospitalar.

Em empresas que despendem grandes gastos com os planos de saúde é possível uma dedução completa, e quando não é o caso, é feita a dedução simples.

Diminuição do absenteísmo e ausências

Fala-se em taxas de absenteísmo quando os colaboradores, por motivos de saúde, saem mais cedo, se atrasam ou se ausentam de sua posição de trabalho.

Contando com um bom plano de saúde, as pessoas estão mais asseguradas contra problemas que possam causar estas ausências.

Com uma boa saúde, a vontade de se manter ativo e no local de trabalho também aumenta, refletindo diretamente na presença e boa atividade da equipe.

Também possibilita um melhor gerenciamento e planejamento do tempo, possibilitando o agendamento de consultas, exames e avaliações em horários variados.

Quais as vantagens para o colaborador?

Como pontuamos, a valorização do ambiente de trabalho pelos colaboradores aumenta, sentindo-se mais seguros frente a possíveis eventualidades que possam ocorrer.

Isso reduz o estresse e evita que se sintam desamparados, melhorando seu rendimento e desempenho em suas tarefas.

Um trabalhador que já precise de atenção, como os que usam diariamente um aparelho de pressão arterial ou que já precisem ter atenção com seus problemas de saúde, certamente valorizarão ainda mais este apoio.

Com uma maior oportunidade de zelar pelo seu bem-estar, permanecer vinculado à empresa se torna uma grande prioridade para o indivíduo.

Mais acesso à saúde

A adesão aos planos de saúde é algo que só cresce no Brasil, com uma maior atenção às necessidades dos trabalhadores.

Garantir a acessibilidade a exames, consultas e diagnósticos é algo que traz muita segurança, bem como que se sintam mais valorizados.

Principalmente frente às questões atuais de maior atenção às questões sanitárias e de saúde, no panorama mundial atual, essa é uma preocupação cada vez mais constante para todos.

Dessa forma, não só a saúde física ganha atenção, mas também a saúde mental, fatores fundamentais para que uma pessoa esteja motivada para suas funções.

Traz mais qualidade de vida

O fato é que nenhum colaborador sabe quando precisará de assistência médica, geralmente surgindo esta necessidade quando se menos espera.

Ter acesso aos benefícios do plano de saúde não significa que os trabalhadores a utilizarão todos os meses ou que irão se consultar com todas as especialidades, mas fornecem essa segurança em caso de necessidade.

Estando assegurados existe maior liberdade e respaldo aos profissionais, que passam a ter mais qualidade de vida por estarem amparados quando precisarem. O uso destes benefícios, inclusive, ocorrerá quando houver real demanda por parte dos colaboradores.

Como escolher um plano de saúde?

No momento de fazer a escolha do melhor plano de saúde para sua organização, é preciso avaliar certas questões como as pontuadas a seguir. Confira.

Avalie o custo para a empresa

Empresas que prestam este serviço de planos de saúde contam com suas próprias tabelas de preços que estão diretamente relacionadas com a abrangência do plano e a faixa etária dos trabalhadores.

Avalie as diferentes oportunidades para ver o que se encaixa melhor na realidade de sua empresa. É possível realizar a simulação conforme parâmetros de faixa etária e tipos de planos, de forma que é possível analisar diferentes propostas.

Com este cuidado você certamente terá em mãos os melhores planos e valores conforme as necessidades de sua equipe.

Avalie a abrangência 

Outro ponto importante é avaliar a abrangência do plano de saúde contratado, que pode ser regional ou nacional, conforme a realidade de sua empresa.

Assim, se em seu negócio os trabalhadores precisam viajar, no caso de um plano com abrangência nacional, eles estarão assegurados em qualquer lugar.

O fato é que se deve pesar as particularidades do seu negócio, assim como a realidade da empresa para tomar esta decisão.

Avalie o perfil dos seus colaboradores 

Como pontuamos os custos variam conforme as diferentes necessidades e idades dos colaboradores, por isso este levantamento é importante.

Pontos como o número de colaboradores, sua faixa etária, o estado civil e o número de dependentes são cruciais neste momento de decisão.

A adesão não é obrigatória por parte de todos os colaboradores, assim como a inclusão de dependentes, mas são fatores que influenciam diretamente nos custos para a empresa.

Faça esse levantamento em seu empreendimento, conhecendo a realidade de seus funcionários e suas necessidades, assim não terá problemas quanto a isso.

Considerações finais

Em um cenário atual em que a saúde é um ponto-chave e cada vez mais ganha a atenção, havendo necessidade de itens de segurança, como mascara de algodão comprar e álcool em gel, é preciso estar atento às condições de sua equipe.

Não existe uma obrigatoriedade de fornecer planos de saúde empresarial, mas como você pôde conferir neste artigo, as vantagens para ambas as partes são diversas. Faça uma análise cuidadosa sobre o perfil e as necessidades de sua empresa para fazer as melhores escolhas.

Fornecer benefícios para os trabalhadores cria um ambiente mais saudável, principalmente no que diz respeito à satisfação com seu cargo e posição no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up