Como uma alimentação saudável pode melhorar o seu dia

Para manter o bom funcionamento de todo o organismo, o ser vivo precisa ter hábitos que garantam uma qualidade de vida. Por isso, manter uma alimentação saudável é essencial para a sobrevivência. 

O corpo humano é formado por sistemas que funcionam através da junção de órgãos que realizam um trabalho essencial para a manutenção da vida.

Esses sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar. 

Quando falamos sobre alimentação equilibrada, muitos pensam que significa comer pouco. É um erro, pois isso pode levar à falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento de todo o organismo.

Carboidratos são grandes fontes de energia, no entanto, é mais saudável consumir carboidratos de vegetais crus, ao invés de pães, massas e arroz, por exemplo. 

Para suprir a quantidade diária de proteína que o corpo necessita, a principal fonte são os alimentos de origem animal.

No entanto, o consumo de gordura animal em excesso leva ao aumento do colesterol ruim. Azeite de oliva e semente de amendoim são opções de gorduras líquidas que não agridem o corpo.

Além desse tipo de vegetal, vitaminas e minerais também podem ser extraídos das frutas que, além de carregarem uma boa quantidade de água em sua composição, têm mais valor nutritivo.

O ferro auxilia na boa oxigenação do organismo e isso tem impacto positivo nas funções cerebrais.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Benefícios de uma alimentação saudável

A alimentação está ligada diretamente à qualidade de vida e bem-estar, melhorando, inclusive, o rendimento no trabalho.

Alguns benefícios em adotar uma alimentação saudável.

  • Ter mais energia;
  • Prevenir doenças;
  • Melhorar o rendimento;
  • Melhorar a concentração;
  • Ter mais disposição;
  • Regula a produção de hormônios.

Tratamentos estéticos que melhoram o sorriso

Ter os dentes bonitos e saudáveis, além dos tratamentos estéticos muito eficazes e desejados pelos pacientes, como a lente nos dentes, está ligado aos hábitos de alimentação saudável. Esse cuidado contribui muito para uma boca e gengiva em ótimas condições de saúde.

A mastigação de alimentos ricos em fibras, contribui para a saúde do intestino e tem também a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes prevenindo a formação de placa bacteriana, fator que causa cáries e gengivite.

Para evitar a cárie dentária, é fundamental diminuir o consumo de açúcar, como balas, biscoitos e sobremesas que, normalmente, têm grandes quantidades de sacarose. É muito importante escovar os dentes após ingerir alimentos, esses em especial.

Outro detalhe é manter uma dieta equilibrada com volumosa quantidade de alimentos que ajudam na saúde dental, como, por exemplo, as gorduras boas.

O açúcar refinado tem alto poder de energia sobre a bactéria causadora da placa, que usa essa energia para liberar uma maior quantidade de ácido. Ou seja, quanto mais alimentos açucarados, maior a possibilidade de desenvolver problemas dentais.

Hoje, a busca pelo sorriso perfeito aumentou consideravelmente. Tratamentos como lente de contato dental estão entre os mais procurados pela população.

Elas preservam a estrutura natural do dente, unem dentes separados, são mais resistentes, resolvem as manchas escurecidas e corrigem dentes menores. 

É um tratamento indolor que exige pouco desgaste do dente original, por isso, não há necessidade de anestesia. É feito de maneira segura e os resultados são percebidos imediatamente. 

Além dessas vantagens, a lente de dente tem longa duração dos resultados, variam de 15 a 20 anos, dependendo do paciente e dos cuidados bucais de cada um. O seu material é significativamente resistente.

As facetas podem ser colocadas em toda a arcada dentária, como muitos artistas fazem, mas é importante saber que todo o processo é feito e acompanhado por um profissional. Existem dois tipos de faceta dentária: a faceta de resina e a faceta de porcelana. 

Antes da colocação, o dentista pode solucionar algumas reparações como limpeza e retirada de cárie. Em casos de dentes sem alterações, o procedimento pode ser feito em apenas uma consulta, principalmente nos casos das resinas.

Para quem quer deixar o sorriso perfeito, mas sem alterar a aparência natural do rosto, o aparelho dental invisível é uma excelente opção.  

Ele apresenta um resultado semelhante aos aparelhos fixos, porém, funcionam de maneira totalmente diferente. Por serem discretos, têm sido mais procurados nos consultórios. Eles corrigem a má-oclusão dental,os dentes encavalados e com muito espaço entre eles. 

Todos os tratamentos, por mais resultantes que sejam, exigem cuidados com a saúde geral do organismo, como no caso de uma boa alimentação.

Pessoas que se alimentam devidamente, têm qualidade de vida melhor, o que reflete no dia a dia no trabalho, nos relacionamentos pessoas e profissionais, além do bem estar emocional e psicológico.  Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up