Endorfina a substância do bem-estar

O neuro-hormônio, fundamental para a felicidade, pode ser liberado com diferentes atividades.

Quando pensamos em felicidade, é comum imaginarmos um conceito abstrato. No entanto, a existência dela está ligada também a algo muito concreto: os hormônios. Ter uma vida feliz é algo ligado a uma série de fatores físicos e emocionais, bem como a atitudes práticas, que, no fim das contas, resultam na liberação dos hormônios da felicidade.

Ter uma boa rotina de sono, alimentar-se bem, cultivar hobbies e praticar exercícios são algumas das formas de liberar os neurotransmissores responsáveis pela felicidade. Alguns dos mais conhecidos são a serotonina, a dopamina e a endorfina.

Esta última, frequentemente associada à prática de atividades físicas, é uma das mais importantes na manutenção do bem-estar de qualquer pessoa. Para conseguir uma vida feliz, é fundamental conhecer mais sobre a endorfina, conhecer sua importância e descobrir quais atividades ajudam a liberá-la no organismo. Abaixo, entenda mais sobre a substância.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é

A endorfina pode ser definida como um neuro-hormônio, isto é, uma substância química natural produzida pela hipófise, uma glândula cerebral. Após atividades que estimulam a liberação da endorfina pela hipófise, o neuro-hormônio é espalhado pelo corpo por meio da circulação sanguínea.

O nome “endorfina” é uma combinação do prefixo “endo”, que significa “interno”, e “morfina”, que significa “analgésico”. A substância recebe esse nome justamente porque é uma espécie de analgésico natural, produzido pelo próprio corpo após determinadas atividades e situações.

Qual a sua importância?

São diversas as funções da endorfina, o que a torna fundamental para o corpo humano. Primordialmente, ela está associada a essa ação analgésica e agradável no corpo. Por isso, quando é liberada na corrente sanguínea, a substância promove a sensação de bem-estar e ajuda a melhorar o humor.

A ação da endorfina está associada também à liberação de GH (hormônio do crescimento) e de ACTH (adrenocorticotrófico), um hormônio responsável pela produção de cortisol e adrenalina. Embora essas duas últimas substâncias sejam frequentemente vistas como negativas, elas têm papel importante no funcionamento do corpo como um todo, atuando no controle do estresse e da ansiedade.

Por esses motivos, a endorfina é essencial para o bem-estar de qualquer pessoa, atuando no prazer físico, no conforto, na disposição, na melhora do estado de humor, na redução de dores musculares e articulares e até mesmo no alívio das dores do parto. Dessa forma, deve ser estimulada e liberada em atividades que sejam prazerosas para o indivíduo em questão.

Como liberá-la?

A principal prática associada à liberação de endorfina é a atividade física, independentemente da modalidade. A associação é tão forte que, atualmente, há quem se refira à prática de exercícios como uma forma de “chapar de endorfina”, isto é, uma maneira de aproveitar a sensação prazerosa que a substância causa no organismo.

No entanto, há outras formas de estimular a produção da endorfina no organismo; algumas delas estão também associadas ao movimento físico do corpo, enquanto outras dizem respeito a práticas emocionais e psicológicas.

Exercitar-se

Fazer aulas de dança, praticar esportes, correr, caminhar, pedalar, realizar treinos funcionais ou desempenhar qualquer outra atividade física é uma das principais formas de liberar a endorfina no corpo.

Fazer sexo

A atividade sexual ajuda na liberação de endorfina tanto pela presença do próprio prazer sexual quanto pela atividade física que ocorre durante a prática. O contato íntimo, satisfatório, regular e agradável para ambas as partes é uma ótima fonte de endorfina a curto, médio e longo prazo.

Gargalhar

O ditado popular “rir é o melhor remédio” tem fundamento: a gargalhada é responsável por liberar uma série de substâncias benéficas ao corpo, como a serotonina e a própria endorfina.

Exercer a gratidão

Por fim, cultivar o sentimento de gratidão — isto é, de agradecer pela vida e por uma série de outros pontos dela — também ajuda a liberar endorfina. Ser grato pela presença de amigos e familiares, pelas conquistas passadas e vida de modo geral estimula a hipófise, permitindo a produção e liberação da substância.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up